12 de março de 2012

Graça (Pão Diário 12/3/12)

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 1.12-17
E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;
A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
Versículo em destaque:
"Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior." (1Tm 1.15)

Mensagem do dia:
O pastos Waldomiro Mota, ex-missionário batista na Bolívia e dpois pastor da Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul, no ABC paulista, narra o seguinte episódio:

Certo dia ouvi comentários de que haveria no meio da sua congregação um ex-participante do bando do facínora Lampião. Após saber quem era, esperou uma oportunidade de abordá-lo. Certa manhã deu com ele numa das ruas da cidade. Após cumprimentos, perguntou-lhe: "Irmão, qual foi sua experiência daqueles dias?". O outro ficou lívido. Sentou-se de cócoras, escondeu o rosto entre os braços e murmurou: "Pastor, me perdoe, mas jamais me faça essa pergunta de novo. Foram dias tão horrorosos que só de lembrá-los sinto-me mal, e para quem ouvir a história serão dias seguidos de impacto negativo". O Pastor Waldomiro desculpou-se.

No verso 13 da leitura bíblica de hoje, Paulo enumera em resumo o que ele fora antes de conhecer Cristo. Blasfemo, perseguidor, opressor. Eis o relato do que eu fui, diz ele.

Quem nasceu em um lar no qual o evangelho é conhecido e praticado, não costuma ter essa visão de si mesmo e, em razão disso, tende a ter uma noção menos elevada da graça divina e da necessidade que tem dela. Entre os encontros que Jesus teve em sua vida terrena está um com um jovem rico que se afasta triste. O jovem via-se como santo; a samaritana, como grande pecadora. Costumamos medir os homens pelo que fazem  e não pelo que são. Eis onde reside o perigo. Nascemos pecadores. Nascemos perdidos. Nascemos em conflito com Deus. Nascemos "em Adão". Nesse estado, somos todos iguais perante Deus - perdidos. Todavia, quanto mais profunda for a visão que tivermos dessa nossa condição, tanto mais gloriosa será para nós a graça de Deus, que restaura em nós a vida para a qual Deus nos criou.

(texto de MJT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...