25 de março de 2012

Conselhos (Pão Diário 25/03/12)

Leitura Bíblica: Provérbios 1.1-7
Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Versículo em destaque:
"Deus é quem tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento." (Jó 12.13)

Mensagem do dia
"Se conselho fosse bom, a gente não dava: vendia". Geralmente este ditado é citado por pessoas que desprezam a ajuda oferecida e, muitas vezes, têm problemas por causa disso. Mas, contrariando o dito popular, conselhos são bons e temos acesso a muitos deles, de graça, na Bíblia. O livro de Provérbios, em especial, é rico em orientações valiosas para nossa vida. O texto que lemos hoje é uma espécie de propaganda ao leitor, pois apresenta as vantagens que ele terá ao conhecer e praticar os conselhos ali fornecidos: ele será sábio, sensato e prudente. Mas algo é necessário para ter todas estas vantagens: temer a Deus. isso significa demonstrar reverência ao Senhor, obedecer-lhe, depender dele e rejeitar o que é mau. Quem não teme a Deus, sábio não é. Mas pode vir a ser!

Então, uma vida sábia tem tudo a ver com nosso relacionamento com Deus. Como diz o versículo em destaque, a ele pertence a sabedoria. Somente quando consgramos nossa vida ao Senhor e o amamos é que buscamos em sua Palavra a orientação para bem viver. Estudando o livro de Provérbios, encontramos os conselhos de Deus para diversar situações da vida: relacionamentos, administração financeira, trabalho, casamento, sentimentos... Como um bom Pai, ele sabe o que é melhor par anós e deixou isso registrado em sua Palavra. Mas de nada adianta conhecermos o que Deus quer se não aplicarmos isso em nossa vida diária. Se assim fizermos, desprezaremos o conselho divino e agiremos como insensatos.

Quer viver de forma sábia e correta? Conheça e pratique os conselhos que Deus deixou em sua Palaavra. Além disso, ouça com atenção também os conselhos de pessoas confiáveis e experientes, que muitas vezes são usadas por Deus para nos orientar. Assim, com certeza você terá uma vida melhor, de acordo com os propósitos que Deus tem para ela.

(texto de VWR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...