30 de janeiro de 2012

Paraíso Perdido (Pão Diário 30/01/12)

Leitura Bíblica: Gênesis 3.21-24
E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Versículo em Destaque:
"O Senhor Deus mandou [o homem] embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado." (Gn 3.23)

Mensagem do Dia
Filmes e livros já receberam o título de "Paraíso Perdido". A atitude humana, em todas as gerações, faz-nos supor que o homem continua desejando volta par ao jardim do Éden. Podemos concluir que naquele lugar, criado por Deus, o homem era feliz até desobedecer ao Senhor. Até hoje ele está procurando a felicidade! Quando recebemos coisas boas de Deus, quase sempre abusamos delas. O apóstolo Paulo nos avisa que não devemos menosprezar a graça divina. Não é porque Deus perdoa que vamos continuar fazendo coisas que lhe desagradam.

Uma grande verdade se apresenta no texto de hoje. Deus, justo como é, não comete injustiça alguma: não podeia permitir que um culpado continuasse vivendo ali sem punição. Quando desagradamos ao Senhor, perdemos privilégios. Deixamos de ter um relacionamento íntimo com Deus, o que afeta nossa relação com nossos familiares, e com o próximo. Pode até prejudicar nossa saúde; podemos perder a liberdade, a paz ou nosso dinheiro. Faça um cálculo: só no episódio de Adão e Eva, quantas vantagens eles perderam!!! Essa punição foi merecida, preventiva, lamentável, didática e amaldiçoadora. De acordo com o versículo em destaque, Adão saiu do paraíso e imediatamente começou a cumprir a sentença (não significa que o trabalho seja uma maldição, mas que o modo de obtenção do sustento seria mais penoso que no jardim).

O fato glorioso de tudo isso é que Cristo nos dá uma nova oportunidade: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim" (Jo 14.6). Ele aponta para um novo lugar, muito melhor que o Éden, onde não haverá mal. Jesus também disse: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus" (Mt 5.3). Com ele, temos acesso ao paraíso.

(texto de MJT)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...