20 de janeiro de 2012

Ampara-me (Pão Diário 20/01/12)

Leitura Bíblica: Deuteronômio 31.1-8
Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o SENHOR me disse: Não passarás o Jordão.
O SENHOR teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem falado.
E o SENHOR lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu.
Quando, pois, o SENHOR vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado.
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.


============================
Versículo em destaque:
"Nunca o deixarei, numa o abandonarei." (Js 1.5)
============================

Mensagem do Pão Diário
Num determinado dia, Moisés foi chamado pelo Senhor Deus para liderar os hebreus, seu povo, quando saíssem do Egito, onde viviam escravizados, a fim de conduzi-los à terra que ele mesmo, Deus, designara para habitação perpétua deles. Todavia, Moisés mostrou insegurança, receio mesmo, julgando-se incapaz de enfrentar o faraó (o rei do Egito) para esse fim - e, de fato, sua tarefa foi bem árdua.

Ele tinha problemas com a fala, mas o Senhor o orientou a procurar duplo amparo e auxílio: primeiro de Deus mesmo, que o orientaria, e também de seu irmão Arão, que era bem fluente verbalmente e falaria com ele, conforme ocorreu nos primeiros encontros com o faraó.

Isso foi no início, mas depois ele se desincumbiu da tarefa contando apenas com a direção e o amparo de Deus, que lhe transmitia as palavras, além de lhe dar poderes especiais, o que era suficiente.

Por não desamparar e nem deixar Moisés sozinho, Deus fez crescer nele essa convicção de que o nosso Pai Celeste não nos abandona nuca.

Com a morte de Moisés, Deus repetiu a mesma promessa ao seu sucessor, Josué e, de fato, não o deixou e nem o desamparou quando agora teve de liderar o povo na conquista da terra prometida.

A garantia de Deus de não nos desamparar e nem nos deixar é tão forte, tão importante, e nos dá tanta segurança, que foi novamente lembrada no Novo Testamento (Hb 13.5).

Como Moisés e depois Josué, precisamos pedir a Deus, e tão somente a ele, que nos dirija, oriente e ampara sempre. Assim ele poderá realizar a sua vontade por meio da nossa vida e do que fizermos, para que todo este mundo venha a conhecer o seu amor e tenha oportunidade de reconciliar-se com ele.

(texto de ETA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...