24 de janeiro de 2012

Medo? (Pão Diário 24/01/12)

Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-9
E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
Versículo em destaque:
"Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamento com ele, e de graça, todas as coisas?" (Rm 8.32)

Mensagem do Pão Diário
Elias foi um profeta de Deus em Israel no século IX a.C. Ele experimentou milagres de Deus na sua vida. Mediante sua oração não choveu durante três anos em Israel. Foi alimentado por corvos perto de um riacho. Não podendo mais ficar naquele lugar, foi enviado por Deus até uma viúva em Sarepta. Em Sarepta experimentou o milagre da multiplicação do azeite e da farinha, de modo que a viúva, seu filho e o próprio Elias puderam se alimentar. No Monte Carmelo, Elias obtece vitória sobre os profetas de Baal. Viu o fogo do Senhor descenddo do céu, incendiando o holocausto preparado por ele.

Com tanto milagres, poderíamos pensar que Elias jamais sentiria medo diante de uma situação ameaçadora. Mas não foi o que aconteceu. O texto que você leu fala do medo de Elias diante da ameaça de Jezabel. O medo levou Elias a fugir para o deserto a fim de salvar a sua vida. Essa situação lhe causou tanto desgosto que ele pediu a Deus que lhe tirasse a vida. Contudo, Deus não atendeu a esse pedido. Pelo contrário, veio ao seu encontro para motiválo e foralecê-lo.

Isso também pode acontecer conosco. Num momento estamos fortes e confiantes na situação de Deus, e logo depois um acontecimento qualquer pode nos deixar tristes e desanimados, às vezes até com vontade de não viver mais. Mas assim como Deus veio ao encontro de Elias, ele vem ao nosso encontro. Ele não condenou a fraqueza de Elias e nem o seu desânimo. Deus vai até ele e providencia o que mais estava prcisando naquele momento. Com esse gesto, Deus diz a Elias: " Você está com medo, desanimado e cansado, mas eu estou aqui neste deserto com você. Eu não o deixo sozinho. Pode contar comigo". Assim também nós podemos contar com Deus. Afinal, o Deus de Elias é o nosso Deus.

(texto de MP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...