18 de agosto de 2011

Sobra (Pão Diário 18/08/11)

Leitura Bíblica: Marcos 14.3-9
"Os pobres vocês sempre terão consigo" (Mt 26.11a)


Você sabe como é um shopping na hora do almoço? Muita gente apressada á procura de um restaurante de comida rápida. Eu estava num local assim, colocando no lixo o resto da refeição, quando uma senhora estendeu suas mãos e perguntou: "O senhor tem sobra?" Sem perceber eu disse que não. "É que as vezes peço a sobra, pois nem sempre posso comprar", continuo ela. Lembrei então que tinha deixado um pouco de salada. "Olha, aqui está". Ela sorriu, apanhou o prato de papelão, sentou-se junto a uma mesa e começou a comer. À distância, observava aquela pobre senhora saboreando um pequeno resto de comida. Onde ela viveria? Como chegou a tal situação? Será que ela tinha família? Impossível ter uma resposta a tantas perguntas. Muitas pessoas apressadas naquele shopping nem notaram aquela senhora necessitada.

Jesus ensinou aos seus discípulos e a todos os cristãos a respeitar os pobres. Lemos no texto de hoje que quando ele estava na casa de Simão, o leproso, uma mulher chegou, quebrou um vaso de alabatro que continha um perfume muito caro, e derramou-o em sua cabeça. Foi um ato de coragem daquela mulher - ela foi além de todos os limites da sociedade de seus dias. Os que viram tal atitude ficaram indignados, pois o dinheiro da venda do perfume poderia ser dado aos pobres. Jesus, porém, pediu que se calassem, porque ela tinha preparado o corpo dele para o sepultamento. Conforme Jesus, os pobres sempre existirão e temos muitas oportunidades para ajudá-los. Naquele momento, porém, ela praticou uma boa ação para Jesus, que logo deixaria o mundo.

Hoje, servimos a Cristo quando ajudamos quem precisa. Há muitas maneiras para ajudar aqueles que estão com as mãos estendidas, chamando a nossa atenção. Jesus nos ensina que devemos ir além dos limites na ação em favor dos pobres. Podemos dar não apenas o que nos sobra, mas muito mais!!!

(Texto de João Garcia, Oakville, Canadá. Extraído do livro Pão Diário num 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...