25 de agosto de 2011

Irrepreensíveis (Pão Diário - 25/8/11)

Leitura Bíblica: Filipenses 2.14-16
"...para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis". (Fp 2.15a)

"Vida irrepreensível" significa viver de modo a não dara motivo de repreensão, ou sej: uma vida totalmente isenta de culpa.

É possível alguém viver assim? A Bíblia diz acerca de Daniel na corte da Babilônia: "Não puderam achar nele falta alguma, pois ele era fiel; não era desonesteo nem negligente. Finalmente....diseram: 'Jamais encontraremos algum motivo para acusar esse Daniel, a menos que seja algo relacionado com a lei do Deus dele" (Dan 6.4b-5). Daniel era um dos ministros do rei Dario e conseguiu viver uma vida irrepreensível no meio de pessoas corruptas e perversas. O apóstolo Paulo, escrevendo a seu cooperador Tito, disse: " Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade; use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se opõem a você fiquem envergonhados por não poderem falar mal de nós" (Tt 2.7-8). No entanto, mesmo quando se consegue ser irrepreensível diante dos homens, a Bíblia vai mais além: Deus nos escolheu... para sermos santos e errepreensíveis em sua presença (Ef 1.4).

Percebeu bem? Trata-se de sermos santos e irrepreensíveis na presença de Deus. Diante disso, como viver uma vida pura e irrepreensível?

O texto básico da nossa meditação requer para isso abrir mão de queixas e discussões, como filhos de Deus puros em meio à depravação que nos cerca, para assim brilhar como estrelas do universo. Filhos de Deus nos tornamos quando reconhecemos o sacrifício de Jesus em nosso favor e lhe entregamos nossa vida (confira em João 1.12). E então? Será que temos procuirado viver uma vida pura e irrepreensível diante das pessoas e também diante de Deus? Se temos falhado, o caminho é o arrependimento de todas as nossas falhas, sua confissão a Deus e um recomeço irrepreensível graças ao seu perdão.

(Texto de Mário Miki, Curitiba, PR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...