19 de agosto de 2011

O Mal (Pão Diário - 19/08/11)

Leitura Bíblica: Lucas 13.1-5
"Ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo". (Jo 3.3b)

Quando abrirmos o jornal de amanhã cedo e logo vemos uma quantidade enorme de notícias ruins, nos perguntamos: "Porque existe o mal?" As causas são muitas: meus conterrâneos catarinenses se assustam cada ano com a chegada de uma nova onda de chuvas, o povo brasileiro em geral se assusta com o retrocesso da moralidade na vida pública, e por aí vai.

Qualquer tentativa de uma resposta para a pergunta sobre o que é o mal e porque ele predomina tão amplamente sempre vai paracer pretensiosa; afinal, ninguém deu uma resposta definitiva que convença a todos. Mas o que de fato importa não é saber de onde vem o mal, mas o que fazer diante dele. Como você se posiciona diante de uma situação inesperadamente ruim? O texto que lemos relata que uma torre caiu sobre 18 pessoas em Jerusalém, matando todas.

Alguns perguntaram a Jesus se aquelas vítimas eram mais pecadoras que os outros que não morreram. Ou ainda se era da vontade de Deus castigar aqueles desafortunados. Deus não tem prazer em ficar brincando com a vida das pessoas. Ele tem um plano de salvação para toda a humanidade. Por isso Jesus não quer responder sobre a origem do mal, mas deseja apresentar uma oportunidade a todos nós. É a chance de sermos conscientes de quem somos. Jesus quer nos ensinar a reconhecer que somos pessoas incompletas, pecadoras, que tanto sofrem como também podem causar o mal. Quando temos um encontro pessoal com Jesus, ele nos conduz ao arrependimento e ao "novo nascimento", eliminando o mal que está dentro de nós porque ele próprio assumiu suas consequências. O mesmo vale para qualquer pessoa, e quem nasce de novo desta forma ganha de Deus a capacidade de encarar o mal praticado pelos outros com a força do seu amor, perdoando-o e abrindo assim caminho para ir eliminando o mal do seu próprio ambiente.

(Texto de Alexandre Stahllhoefer, Timbó, SC. Extraído do livro Pão Diário núm 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...