21 de junho de 2011

Intralogística - Redução de Custo e Aumento de Produtividade

Apresentação
O trabalho sobre consultoria de INTRALOGÍSTICA é baseado na análise de todos os processos que envolvem o departamento. Após a coleta de informações poderemos identificar a carga de trabalho de cada colaborador, o fluxo do produto/serviço, entre outros tópicos. Com as informações coletadas teremos condições de distribuir melhor as tarefas, fazendo com que o colaborador não fique ocioso e também não tenha sobre carga. Hoje o grande desafio das empresas é extrair a maior produtividade possível do departamento, e só identificando todas as tarefas e o tempo de cada uma delas é possível dimensionar dentro da carga horário de cada colaborador.

Faz parte da consultoria a elaboração de Manual de Procedimento e o Treinamento para cada colaborador envolvido e também criação de rotina de trabalho. Com isso podemos padronizar os processos, e assim assegurar uma maior produtividade e qualidade no produto ou serviço.

O aumento da eficiência, produtividade, qualidade é uma busca incessante. Cada dia que passa as metas são mais audaciosas e para que possamos atingi-las, temos que ter um quadro enxuto, porém eficaz. E com o trabalho criterioso feito na análise da Intralogística é possível atingir as metas pré-estabelecidas e ainda proporcionar uma redução de custo operacional. Que resultará diretamente no resultado da empresa.

Esse trabalho pode ser realizado nas atividades operacionais e também administrativas.


Intralogística

A Intralogística é um novo campo de estudo para as empresas, com excelentes oportunidades de ganhos, que podem ser obtidos tanto em aumento do nível de serviço quanto na redução de custos.

“A Intralogística é uma área de estudo relativamente nova na maioria das empresas brasileiras, que vem ganhando importância a cada dia devido aos ganhos obtidos nos processos e redução de custos, e deve ser bem analisada pelo profissional de logística. O potencial de ganhos é enorme, e o uso de boas práticas em intralogística é fundamental para o crescimento sustentável dos negócios. Durante os últimos anos, muitas empresas focaram esforços em Suprimentos e Transportes, agora é chegada à hora de rever os conceitos dentro da própria organização, analisar os ganhos da logística interna (intralogística) e aumentar assim sua competitividade em um mercado cada vez mais concorrido”


Abaixo relaciono alguns tópicos que poderão ser trabalhados para que tenhamos uma melhoria nos processos da Intralogística.

- Reestrutura Organizacional
- Sistema de Armazenagem
- Treinamento e Capacitação
- Implantar controles e indicadores (KPI)
- Definição do layout de acordo com a operação realizada


O objetivo é analisar alguns pontos importantes dentro de uma nova área que é pouco conhecida, a Intralogística, e trazer alguns questionamentos, uma visão crítica dos processos, uma busca contínua das melhores práticas.

Também devemos ter um senso crítico quanto à importância na escolha de funcionários e parceiros estratégicos como aliados na busca pela excelência operacional na intralogística.

É fundamental a constante reflexão e atualização dos processos. A Intralogística é como um organismo “vivo” e dinâmico, onde cada centavo economizado será revertido em lucro líquido aos seus acionistas. A visão por processo deve ser compreendida como uma tendência irreversível de como se repensar nossa forma de atuação em busca de melhorias e da inovação contínua desses processos, afinal, nada é suficientemente bom que não tenha potencial de melhorias.

Com treinamento e capacitação permitiremos que os gestores sejam facilitadores e exímios solucionadores de problemas, estrategistas de fato. É fundamental desenvolver o pensamento sistêmico em busca da sinergia na intralogística integradas a todos os demais elos de sua cadeia produtiva.

Objetivo
Podemos determinar inúmeros objetivos, mas para que possamos ter foco na atuação, destacamos 03 (três) objetivos a serem alcançados inicialmente. Mas que terão grande impacto na operação no setor e conseqüentemente na empresa. Proporcionando melhoria no processo e também redução do custo da operação analisada.
Segue os objetivos:
1. Reestruturação do quadro de colaboradores, distribuindo as funções para que a equipe obtenha melhor desempenho em cada tarefa, proporcionando assim um aproveitamento da mão de obra existente, eliminando ociosidade e também sobre carga de trabalho;
2. Padronização nas operações, com o Manual de Procedimento/Instrução de Trabalho (IT);
3. Melhoria no desempenho das operações chaves (aumento de produtividade), reduzindo o custo operacional do setor;

Plano de Ação Inicial
Para que os objetivos sejam alcançados em sua plenitude é necessário executar um “Plano de Ação Inicial”, segue abaixo as ações:
1.       Mapear todos os processos (identificar os processos);
2.       Entrevistar os colaboradores do setor e relacionar todas as tarefas realizadas com o tempo estimado para cada tarefa;
3.       Elaborar Organograma Funcional e Fluxograma;
4.       Análise do layout;
5.       Elaborar Manual de Procedimento/Instrução de Trabalho (IT);
6.       Determinar Indicadores de desempenho (KPI) para operações chave;

O trabalho inicial é baseado na coleta de dados para que tenhamos a visão da atual situação do setor. Após a coleta desses dados começaremos a execução do plano de ação (com cronograma das tarefas a serem executadas em cada etapa).


Carlos Martins
(11) 9476 4330
cferreiramartins@gmail.com

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