26 de junho de 2011

Retribuição

Que sentimento podemos ter diante de uma grande vitória? Somente
alegria e satisfação. A quem atribuímos nossas realizações? Será
que ao nosso esforço, ao nosso trabalho suado? E quanto às derrotas,
a quem atribuímos culpa?

O melhor que podemos fazer é parar e rever quem esteve no comando de
tudo o que fizemos. Tenho visto que, quando tudo vai bem, "eu
conquistei", quando tudo vai mal, "Deus permitiu". Você vá viu algo
parecido?

Vejo no salmista este desejo de reconhecimento do que ele pode fazer e
o que Deus fez por ele. Em nossas vidas também pode ser assim. Não
perdemos nada, somente ganhamos.

Walter Martins


(Você pode ler todos comentários de 2010 em
http://anobiblico-adulto.portaldabiblia.com)


------------------------------
---------------------------------------
Texto bíblico: Salmos 68-71

Salmos - cap. 68

68:1 Levanta-se Deus; dispersam-se os seus inimigos; de sua presença
fogem os que o aborrecem.
68:2 Como se dissipa a fumaça, assim tu os dispersas; como se derrete
a cera ante o fogo, assim à presença de Deus perecem os iníquos.
68:3 Os justos, porém, se regozijam, exultam na presença de Deus e
folgam de alegria.
68:4 Cantai a Deus, salmodiai o seu nome; exaltai o que cavalga sobre
as nuvens. SENHOR é o seu nome, exultai diante dele.
68:5 Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada.
68:6 Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para
a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.
68:7 Ao saíres, ó Deus, à frente do teu povo, ao avançares pelo
deserto,
68:8 tremeu a terra; também os céus gotejaram à presença de Deus;
o próprio Sinai se abalou na presença de Deus, do Deus de Israel.
68:9 Copiosa chuva derramaste, ó Deus, para a tua herança; quando
já ela estava exausta, tu a restabeleceste.
68:10 Aí habitou a tua grei; em tua bondade, ó Deus, fizeste
provisão para os necessitados.
68:11 O Senhor deu a palavra, grande é a falange das mensageiras das
boas-novas.
68:12 Reis de exércitos fogem e fogem; a dona de casa reparte os
despojos.
68:13 Por que repousais entre as cercas dos apriscos? As asas da pomba
são cobertas de prata, cujas penas maiores têm o brilho flavo do
ouro.
68:14 Quando o Todo-Poderoso ali dispersa os reis, cai neve sobre o
monte Zalmom.
68:15 O monte de Deus é Basã, serra de elevações é o monte de
Basã.
68:16 Por que olhais com inveja, ó montes elevados, o monte que Deus
escolheu para sua habitação? O SENHOR habitará nele para sempre.
68:17 Os carros de Deus são vinte mil, sim, milhares de milhares. No
meio deles, está o Senhor; o Sinai tornou-se em santuário.
68:18 Subiste às alturas, levaste cativo o cativeiro; recebeste
homens por dádivas, até mesmo rebeldes, para que o SENHOR Deus
habite no meio deles.
68:19 Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus
é a nossa salvação.
68:20 O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o
escaparmos da morte.
68:21 Sim, Deus parte a cabeça dos seus inimigos e o cabeludo crânio
do que anda nos seus próprios delitos.
68:22 Disse o Senhor: De Basã os farei voltar, fá-los-ei tornar das
profundezas do mar,
68:23 para que banhes o pé em sangue, e a língua dos teus cães
tenha o seu quinhão dos inimigos.
68:24 Viu-se, ó Deus, o teu cortejo, o cortejo do meu Deus, do meu
Rei, no santuário.
68:25 Os cantores iam adiante, atrás, os tocadores de instrumentos de
cordas, em meio às donzelas com adufes.
68:26 Bendizei a Deus nas congregações, bendizei ao SENHOR, vós que
sois da estirpe de Israel.
68:27 Ali, está o mais novo, Benjamim, que os precede, os príncipes
de Judá, com o seu séquito, os príncipes de Zebulom e os príncipes
de Naftali.
68:28 Reúne, ó Deus, a tua força, força divina que usaste a nosso
favor,
68:29 oriunda do teu templo em Jerusalém. Os reis te oferecerão
presentes.
68:30 Reprime a fera dos canaviais, a multidão dos fortes como touros
e dos povos com novilhos; calcai aos pés os que cobiçam barras de
prata. Dispersa os povos que se comprazem na guerra.
68:31 Príncipes vêm do Egito; a Etiópia corre a estender mãos
cheias para Deus.
68:32 Reinos da terra, cantai a Deus, salmodiai ao Senhor,
68:33 àquele que encima os céus, os céus da antiguidade; eis que
ele faz ouvir a sua voz, voz poderosa.
68:34 Tributai glória a Deus; a sua majestade está sobre Israel, e a
sua fortaleza, nos espaços siderais.
68:35 Ó Deus, tu és tremendo nos teus santuários; o Deus de Israel,
ele dá força e poder ao povo. Bendito seja Deus!


Salmos - cap. 69

69:1 Salva-me, ó Deus, porque as águas me sobem até à alma.
69:2 Estou atolado em profundo lamaçal, que não dá pé; estou nas
profundezas das águas, e a corrente me submerge.
69:3 Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos
desfalecem de tanto esperar por meu Deus.
69:4 São mais que os cabelos de minha cabeça os que, sem razão, me
odeiam; são poderosos os meus destruidores, os que com falsos motivos
são meus inimigos; por isso, tenho de restituir o que não furtei.
69:5 Tu, ó Deus, bem conheces a minha estultice, e as minhas culpas
não te são ocultas.
69:6 Não sejam envergonhados por minha causa os que esperam em ti, ó
SENHOR, Deus dos Exércitos; nem por minha causa sofram vexame os que
te buscam, ó Deus de Israel.
69:7 Pois tenho suportado afrontas por amor de ti, e o rosto se me
encobre de vexame.
69:8 Tornei-me estranho a meus irmãos e desconhecido aos filhos de
minha mãe.
69:9 Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te
ultrajam caem sobre mim.
69:10 Chorei, em jejum está a minha alma, e isso mesmo se me tornou
em afrontas.
69:11 Pus um pano de saco por veste e me tornei objeto de escárnio
para eles.
69:12 Tagarelam sobre mim os que à porta se assentam, e sou motivo
para cantigas de beberrões.
69:13 Quanto a mim, porém, SENHOR, faço a ti, em tempo favorável, a
minha oração. Responde-me, ó Deus, pela riqueza da tua graça; pela
tua fidelidade em socorrer,
69:14 livra-me do tremedal, para que não me afunde; seja eu salvo dos
que me odeiam e das profundezas das águas.
69:15 Não me arraste a corrente das águas, nem me trague a voragem,
nem se feche sobre mim a boca do poço.
69:16 Responde-me, SENHOR, pois compassiva é a tua graça; volta-te
para mim segundo a riqueza das tuas misericórdias.
69:17 Não escondas o rosto ao teu servo, pois estou atribulado;
responde-me depressa.
69:18 Aproxima-te de minha alma e redime-a; resgata-me por causa dos
meus inimigos.
69:19 Tu conheces a minha afronta, a minha vergonha e o meu vexame;
todos os meus adversários estão à tua vista.
69:20 O opróbrio partiu-me o coração, e desfaleci; esperei por
piedade, mas debalde; por consoladores, e não os achei.
69:21 Por alimento me deram fel e na minha sede me deram a beber
vinagre.
69:22 Sua mesa torne-se-lhes diante deles em laço, e a prosperidade,
em armadilha.
69:23 Obscureçam-se-lhes os olhos, para que não vejam; e faze que
sempre lhes vacile o dorso.
69:24 Derrama sobre eles a tua indignação, e que o ardor da tua ira
os alcance.
69:25 Fique deserta a sua morada, e não haja quem habite as suas
tendas.
69:26 Pois perseguem a quem tu feriste e acrescentam dores àquele a
quem golpeaste.
69:27 Soma-lhes iniqüidade à iniqüidade, e não gozem da tua
absolvição.
69:28 Sejam riscados do Livro dos Vivos e não tenham registro com os
justos.
69:29 Quanto a mim, porém, amargurado e aflito, ponha-me o teu
socorro, ó Deus, em alto refúgio.
69:30 Louvarei com cânticos o nome de Deus, exaltá-lo-ei com ações
de graças.
69:31 Será isso muito mais agradável ao SENHOR do que um boi ou um
novilho com chifres e unhas.
69:32 Vejam isso os aflitos e se alegrem; quanto a vós outros que
buscais a Deus, que o vosso coração reviva.
69:33 Porque o SENHOR responde aos necessitados e não despreza os
seus prisioneiros.
69:34 Louvem-no os céus e a terra, os mares e tudo quanto neles se
move.
69:35 Porque Deus salvará Sião e edificará as cidades de Judá, e
ali habitarão e hão de possuí-la.
69:36 Também a descendência dos seus servos a herdará, e os que lhe
amam o nome nela habitarão.


Salmos - cap. 70

70:1 Praza-te, ó Deus, em livrar-me; dá-te pressa, ó SENHOR, em
socorrer-me.
70:2 Sejam envergonhados e cobertos de vexame os que me demandam a
vida; tornem atrás e cubram-se de ignomínia os que se comprazem no
meu mal.
70:3 Retrocedam por causa da sua ignomínia os que dizem: Bem-feito!
Bem-feito!
70:4 Folguem e em ti se rejubilem todos os que te buscam; e os que
amam a tua salvação digam sempre: Deus seja magnificado!
70:5 Eu sou pobre e necessitado; ó Deus, apressa-te em valer-me, pois
tu és o meu amparo e o meu libertador. SENHOR, não te detenhas!


Salmos - cap. 71

71:1 Em ti, SENHOR, me refugio; não seja eu jamais envergonhado.
71:2 Livra-me por tua justiça e resgata-me; inclina-me os ouvidos e
salva-me.
71:3 Sê tu para mim uma rocha habitável em que sempre me acolha;
ordenaste que eu me salve, pois tu és a minha rocha e a minha
fortaleza.
71:4 Livra-me, Deus meu, das mãos do ímpio, das garras do homem
injusto e cruel.
71:5 Pois tu és a minha esperança, SENHOR Deus, a minha confiança
desde a minha mocidade.
71:6 Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno
tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente.
71:7 Para muitos sou como um portento, mas tu és o meu forte
refúgio.
71:8 Os meus lábios estão cheios do teu louvor e da tua glória
continuamente.
71:9 Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças,
não me desampares.
71:10 Pois falam contra mim os meus inimigos; e os que me espreitam a
alma consultam reunidos,
71:11 dizendo: Deus o desamparou; persegui-o e prendei-o, pois não
há quem o livre.
71:12 Não te ausentes de mim, ó Deus; Deus meu, apressa-te em
socorrer-me.
71:13 Sejam envergonhados e consumidos os que são adversários de
minha alma; cubram-se de opróbrio e de vexame os que procuram o mal
contra mim.
71:14 Quanto a mim, esperarei sempre e te louvarei mais e mais.
71:15 A minha boca relatará a tua justiça e de contínuo os feitos
da tua salvação, ainda que eu não saiba o seu número.
71:16 Sinto-me na força do SENHOR Deus; e rememoro a tua justiça, a
tua somente.
71:17 Tu me tens ensinado, ó Deus, desde a minha mocidade; e até
agora tenho anunciado as tuas maravilhas.
71:18 Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às
cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e
às vindouras o teu poder.
71:19 Ora, a tua justiça, ó Deus, se eleva até aos céus. Grandes
coisas tens feito, ó Deus; quem é semelhante a ti?
71:20 Tu, que me tens feito ver muitas angústias e males, me
restaurarás ainda a vida e de novo me tirarás dos abismos da terra.
71:21 Aumenta a minha grandeza, conforta-me novamente.
71:22 Eu também te louvo com a lira, celebro a tua verdade, ó meu
Deus; cantar-te-ei salmos na harpa, ó Santo de Israel.
71:23 Os meus lábios exultarão quando eu te salmodiar; também
exultará a minha alma, que remiste.
71:24 Igualmente a minha língua celebrará a tua justiça todo o dia;
pois estão envergonhados e confundidos os que procuram o mal contra
mim.

----------------------------------------------------------------------
O ano bíblico por e-mail é oferecido gratuitamente pelo Portal
Advir[1] em parceria com o Portal da Bíblia[2].

[1] www.advir.com.br
[2] www.portaldabiblia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...