30 de junho de 2011

SAUDADE E LOUVOR

Comentário: Semana passada eu estive numa igreja. A pianista tocou uma musica que
me fez lembrar meu filho do meio. Foi um momento de forte emoção.
Enquanto ela tocava, eu me lembrava as vezes que ele, com sua flauta,
a acompanhava, e que som maravilhoso. Era a saudade.
Nosso coração se enche de alegria quando sentimos saudades de coisas
boas que se passaram em nossas vidas. Alguns dizem ter saudade de
Jesus, do lar que Ele foi preparar para cada um de nós.
De que você sente saudade? De que seu coração se enche e você
deseja louvar?
Enquanto escrevo, sinto saudades dos tempos de esperar pela hora do
presente, da chegada do pai, da viagem feita, das historias e
passagens pela vida. Sinto saudades dos filhos enquanto eram pequenos,
que eu cantava para eles, lia historinhas para eles, tínhamos tempo
um para o outro. Saudades!
Walter Martins

(Você pode ler todos comentários de 2010 em
http://anobiblico-adulto.portaldabiblia.com/)

---------------------------------------------------------------------
Texto bíblico: Salmos 81-85
Salmos - cap. 81
81:1 Cantai de júbilo a Deus, força nossa; celebrai o Deus de Jacó.
81:2 Salmodiai e fazei soar o tamboril, a suave harpa com o saltério.
81:3 Tocai a trombeta na Festa da Lua Nova, na lua cheia, dia da nossa
festa.
81:4 É preceito para Israel, é prescrição do Deus de Jacó.
81:5 Ele o ordenou, como lei, a José, ao sair contra a terra do
Egito. Ouço uma linguagem que eu não conhecera.
81:6 Livrei os seus ombros do peso, e suas mãos foram livres dos
cestos.
81:7 Clamaste na angústia, e te livrei; do recôndito do trovão eu
te respondi e te experimentei junto às águas de Meribá.
81:8 Ouve, povo meu, quero exortar-te. Ó Israel, se me escutasses!
81:9 Não haja no meio de ti deus alheio, nem te prostres ante deus
estranho.
81:10 Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre
bem a boca, e ta encherei.
81:11 Mas o meu povo não me quis escutar a voz, e Israel não me
atendeu.
81:12 Assim, deixei-o andar na teimosia do seu coração; siga os seus
próprios conselhos.
81:13 Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus
caminhos!
81:14 Eu, de pronto, lhe abateria o inimigo e deitaria mão contra os
seus adversários.
81:15 Os que aborrecem ao SENHOR se lhe submeteriam, e isto duraria
para sempre.
81:16 Eu o sustentaria com o trigo mais fino e o saciaria com o mel
que escorre da rocha.

Salmos - cap. 82
82:1 Deus assiste na congregação divina; no meio dos deuses,
estabelece o seu julgamento.
82:2 Até quando julgareis injustamente e tomareis partido pela causa
dos ímpios?
82:3 Fazei justiça ao fraco e ao órfão, procedei retamente para com
o aflito e o desamparado.
82:4 Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
82:5 Eles nada sabem, nem entendem; vagueiam em trevas; vacilam todos
os fundamentos da terra.
82:6 Eu disse: sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo.
82:7 Todavia, como homens, morrereis e, como qualquer dos príncipes,
haveis de sucumbir.
82:8 Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois a ti compete a herança
de todas as nações.

Salmos - cap. 83
83:1 Ó Deus, não te cales; não te emudeças, nem fiques inativo, ó
Deus!
83:2 Os teus inimigos se alvoroçam, e os que te odeiam levantam a
cabeça.
83:3 Tramam astutamente contra o teu povo e conspiram contra os teus
protegidos.
83:4 Dizem: Vinde, risquemo-los de entre as nações; e não haja mais
memória do nome de Israel.
83:5 Pois tramam concordemente e firmam aliança contra ti
83:6 as tendas de Edom e os ismaelitas, Moabe e os hagarenos,
83:7 Gebal, Amom e Amaleque, a Filístia como os habitantes de Tiro;
83:8 também a Assíria se alia com eles, e se constituem braço forte
aos filhos de Ló.
83:9 Faze-lhes como fizeste a Midiã, como a Sísera, como a Jabim na
ribeira de Quisom;
83:10 os quais pereceram em En-Dor; tornaram-se adubo para a terra.
83:11 Sejam os seus nobres como Orebe e como Zeebe, e os seus
príncipes, como Zeba e como Zalmuna,
83:12 que disseram: Apoderemo-nos das habitações de Deus.
83:13 Deus meu, faze-os como folhas impelidas por um remoinho, como a
palha ao léu do vento.
83:14 Como o fogo devora um bosque e a chama abrasa os montes,
83:15 assim, persegue-os com a tua tempestade e amedronta-os com o teu
vendaval.
83:16 Enche-lhes o rosto de ignomínia, para que busquem o teu nome,
SENHOR.
83:17 Sejam envergonhados e confundidos perpetuamente; perturbem-se e
pereçam.
83:18 E reconhecerão que só tu, cujo nome é SENHOR, és o
Altíssimo sobre toda a terra.

Salmos - cap. 84
84:1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!
84:2 A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu
coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!
84:3 O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde
acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos,
Rei meu e Deus meu!
84:4 Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te
perpetuamente.
84:5 Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração
se encontram os caminhos aplanados,
84:6 o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de
bênçãos o cobre a primeira chuva.
84:7 Vão indo de força em força; cada um deles aparece diante de
Deus em Sião.
84:8 SENHOR, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta
ouvidos, ó Deus de Jacó!
84:9 Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido.
84:10 Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à
porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.
84:11 Porque o SENHOR Deus é sol e escudo; o SENHOR dá graça e
glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.
84:12 Ó SENHOR dos Exércitos, feliz o homem que em ti confia.

Salmos - cap. 85
85:1 Favoreceste, SENHOR, a tua terra; restauraste a prosperidade de
Jacó.
85:2 Perdoaste a iniqüidade de teu povo, encobriste os seus pecados
todos.
85:3 A tua indignação, reprimiste-a toda, do furor da tua ira te
desviaste.
85:4 Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e retira de sobre
nós a tua ira.
85:5 Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás a tua ira
por todas as gerações?
85:6 Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se
regozije o teu povo?
85:7 Mostra-nos, SENHOR, a tua misericórdia e concede-nos a tua
salvação.
85:8 Escutarei o que Deus, o SENHOR, disser, pois falará de paz ao
seu povo e aos seus santos; e que jamais caiam em insensatez.
85:9 Próxima está a sua salvação dos que o temem, para que a
glória assista em nossa terra.
85:10 Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se
beijaram.
85:11 Da terra brota a verdade, dos céus a justiça baixa o seu
olhar.
85:12 Também o SENHOR dará o que é bom, e a nossa terra produzirá
o seu fruto.
85:13 A justiça irá adiante dele, cujas pegadas ela transforma em
caminhos.
----------------------------------------------------------------------
O ano bíblico por e-mail é oferecido gratuitamente pelo Portal
Advir[1] em parceria com o Portal da Bíblia[2].
[1] http://www.advir.com.br/
[2] http://www.portaldabiblia.com/
----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...