22 de junho de 2011

REFÚGIO E FORTALEZA

O texto abaixo é oferecido gratuitamente pelo Portal
Advir em parceria com o Portal da Bíblia.

------------------------------------------------------------------

Quando assistimos a filmes antigos de guerra, podemos ver que os reis
e seus generais cuidavam bem de seu povo, erguiam muros altos e
fortes, para estarem protegidos dos invasores. Construiam verdadeiras
fortalezas.
O salmista nos mostra que, em nossos dias, também temos refugio e
fortaleza - em Deus.
A guerra, ao nosso redor, pode nos ameaçar, mas, se estivermos
refugiados na Fortaleza, não teremos o que temer. Assim como o
salmista, eu quero estar seguro e protegido. A cada manhã busco Sua
direção e proteção. O medo não faz parte de meu viver. E você,
sente-se seguro onde está?

texto de Walter Martins

(Você pode ler todos comentários de 2010 emhttp://anobiblico-adulto.portaldabiblia.com)

---------------------------------------------------------------------
Texto bíblico: Salmos 46-50
Salmos - cap. 46
46:1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas
tribulações.
46:2 Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os
montes se abalem no seio dos mares;
46:3 ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os
montes se estremeçam.
46:4 Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o
santuário das moradas do Altíssimo.
46:5 Deus está no meio dela; jamais será abalada; Deus a ajudará
desde antemanhã.
46:6 Bramam nações, reinos se abalam; ele faz ouvir a sua voz, e a
terra se dissolve.
46:7 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso
refúgio.
46:8 Vinde, contemplai as obras do SENHOR, que assolações efetuou na
terra.
46:9 Ele põe termo à guerra até aos confins do mundo, quebra o arco
e despedaça a lança; queima os carros no fogo.
46:10 Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; sou exaltado entre as
nações, sou exaltado na terra.
46:11 O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o
nosso refúgio.


Salmos - cap. 47
47:1 Batei palmas, todos os povos; celebrai a Deus com vozes de
júbilo.
47:2 Pois o SENHOR Altíssimo é tremendo, é o grande rei de toda a
terra.
47:3 Ele nos submeteu os povos e pôs sob os nossos pés as nações.
47:4 Escolheu-nos a nossa herança, a glória de Jacó, a quem ele
ama.
47:5 Subiu Deus por entre aclamações, o SENHOR, ao som de trombeta.
47:6 Salmodiai a Deus, cantai louvores; salmodiai ao nosso Rei, cantai
louvores.
47:7 Deus é o Rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso cântico.
47:8 Deus reina sobre as nações; Deus se assenta no seu santo trono.
47:9 Os príncipes dos povos se reúnem, o povo do Deus de Abraão,
porque a Deus pertencem os escudos da terra; ele se exaltou
gloriosamente.


Salmos - cap. 48
48:1 Grande é o SENHOR e mui digno de ser louvado, na cidade do nosso
Deus.
48:2 Seu santo monte, belo e sobranceiro, é a alegria de toda a
terra; o monte Sião, para os lados do Norte, a cidade do grande Rei.
48:3 Nos palácios dela, Deus se faz conhecer como alto refúgio.
48:4 Por isso, eis que os reis se coligaram e juntos sumiram-se;
48:5 bastou-lhes vê-lo, e se espantaram, tomaram-se de assombro e
fugiram apressados.
48:6 O terror ali os venceu, e sentiram dores como de parturiente.
48:7 Com vento oriental destruíste as naus de Társis.
48:8 Como temos ouvido dizer, assim o vimos na cidade do SENHOR dos
Exércitos, na cidade do nosso Deus. Deus a estabelece para sempre.
48:9 Pensamos, ó Deus, na tua misericórdia no meio do teu templo.
48:10 Como o teu nome, ó Deus, assim o teu louvor se estende até aos
confins da terra; a tua destra está cheia de justiça.
48:11 Alegre-se o monte Sião, exultem as filhas de Judá, por causa
dos teus juízos.
48:12 Percorrei a Sião, rodeai-a toda, contai-lhe as torres;
48:13 notai bem os seus baluartes, observai os seus palácios, para
narrardes às gerações vindouras
48:14 que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será
nosso guia até à morte.


Salmos - cap. 49
49:1 Povos todos, escutai isto; dai ouvidos, moradores todos da terra,
49:2 tanto plebeus como os de fina estirpe, todos juntamente, ricos e
pobres.
49:3 Os meus lábios falarão sabedoria, e o meu coração terá
pensamentos judiciosos.
49:4 Inclinarei os ouvidos a uma parábola, decifrarei o meu enigma ao
som da harpa.
49:5 Por que hei de eu temer nos dias da tribulação, quando me
salteia a iniqüidade dos que me perseguem,
49:6 dos que confiam nos seus bens e na sua muita riqueza se gloriam?
49:7 Ao irmão, verdadeiramente, ninguém o pode remir, nem pagar por
ele a Deus o seu resgate
49:8 (Pois a redenção da alma deles é caríssima, e cessará a
tentativa para sempre.),
49:9 para que continue a viver perpetuamente e não veja a cova;
49:10 porquanto vê-se morrerem os sábios e perecerem tanto o estulto
como o inepto, os quais deixam a outros as suas riquezas.
49:11 O seu pensamento íntimo é que as suas casas serão perpétuas
e, as suas moradas, para todas as gerações; chegam a dar seu
próprio nome às suas terras.
49:12 Todavia, o homem não permanece em sua ostentação; é, antes,
como os animais, que perecem.
49:13 Tal proceder é estultícia deles; assim mesmo os seus
seguidores aplaudem o que eles dizem.
49:14 Como ovelhas são postos na sepultura; a morte é o seu pastor;
eles descem diretamente para a cova, onde a sua formosura se consome;
a sepultura é o lugar em que habitam.
49:15 Mas Deus remirá a minha alma do poder da morte, pois ele me
tomará para si.
49:16 Não temas, quando alguém se enriquecer, quando avultar a
glória de sua casa;
49:17 pois, em morrendo, nada levará consigo, a sua glória não o
acompanhará.
49:18 Ainda que durante a vida ele se tenha lisonjeado, e ainda que o
louvem quando faz o bem a si mesmo,
49:19 irá ter com a geração de seus pais, os quais já não verão
a luz.
49:20 O homem, revestido de honrarias, mas sem entendimento, é,
antes, como os animais, que perecem.


Salmos - cap. 50
50:1 Fala o Poderoso, o SENHOR Deus, e chama a terra desde o Levante
até ao Poente.
50:2 Desde Sião, excelência de formosura, resplandece Deus.
50:3 Vem o nosso Deus e não guarda silêncio; perante ele arde um
fogo devorador, ao seu redor esbraveja grande tormenta.
50:4 Intima os céus lá em cima e a terra, para julgar o seu povo.
50:5 Congregai os meus santos, os que comigo fizeram aliança por meio
de sacrifícios.
50:6 Os céus anunciam a sua justiça, porque é o próprio Deus que
julga.
50:7 Escuta, povo meu, e eu falarei; ó Israel, e eu testemunharei
contra ti. Eu sou Deus, o teu Deus.
50:8 Não te repreendo pelos teus sacrifícios, nem pelos teus
holocaustos continuamente perante mim.
50:9 De tua casa não aceitarei novilhos, nem bodes, dos teus
apriscos.
50:10 Pois são meus todos os animais do bosque e as alimárias aos
milhares sobre as montanhas.
50:11 Conheço todas as aves dos montes, e são meus todos os animais
que pululam no campo.
50:12 Se eu tivesse fome, não to diria, pois o mundo é meu e quanto
nele se contém.
50:13 Acaso, como eu carne de touros? Ou bebo sangue de cabritos?
50:14 Oferece a Deus sacrifício de ações de graças e cumpre os
teus votos para com o Altíssimo;
50:15 invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me
glorificarás.
50:16 Mas ao ímpio diz Deus: De que te serve repetires os meus
preceitos e teres nos lábios a minha aliança,
50:17 uma vez que aborreces a disciplina e rejeitas as minhas
palavras?
50:18 Se vês um ladrão, tu te comprazes nele e aos adúlteros te
associas.
50:19 Soltas a boca para o mal, e a tua língua trama enganos.
50:20 Sentas-te para falar contra teu irmão e difamas o filho de tua
mãe.
50:21 Tens feito estas coisas, e eu me calei; pensavas que eu era teu
igual; mas eu te argüirei e porei tudo à tua vista.
50:22 Considerai, pois, nisto, vós que vos esqueceis de Deus, para
que não vos despedace, sem haver quem vos livre.
50:23 O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me
glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a
salvação de Deus.

----------------------------------------------------------------------
O ano bíblico por e-mail é oferecido gratuitamente pelo Portal
Advir em parceria com o Portal da Bíblia.

[1] www.advir.com.br
[2] www.portaldabiblia.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...