27 de junho de 2011

A Prosperidade Dos Maus

Você já imaginou uma pessoa má sendo vencedora nas competições? O
mundo está cheio de pessoas assim: têm mau comportamento e são
vitoriosas em muitas situações. Achamos injusto. Reclamamos muito,
mas, não podemos tirar seus ganhos.

Desde que o pecado entrou no mundo, a maldade tem ganhado terreno.
Aqueles que fazem tudo correto, são injustiçados diante de tudo
isto. O que fazer? Como permitir que isto continue assim?

Asafe também percebeu isto e compôs um belo salmo, que me tem sido
de ajuda e orientação diante do que vejo acontecer no mundo.

Walter Martins


(Você pode ler todos comentários de 2010 em
http://anobiblico-adulto.portaldabiblia.com)


------------------------------
---------------------------------------
Texto bíblico: Salmos 72-77

Salmos - cap. 72

72:1 Concede ao rei, ó Deus, os teus juízos e a tua justiça, ao
filho do rei.
72:2 Julgue ele com justiça o teu povo e os teus aflitos, com
eqüidade.
72:3 Os montes trarão paz ao povo, também as colinas a trarão, com
justiça.
72:4 Julgue ele os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e
esmague ao opressor.
72:5 Ele permanecerá enquanto existir o sol e enquanto durar a lua,
através das gerações.
72:6 Seja ele como chuva que desce sobre a campina ceifada, como
aguaceiros que regam a terra.
72:7 Floresça em seus dias o justo, e haja abundância de paz até
que cesse de haver lua.
72:8 Domine ele de mar a mar e desde o rio até aos confins da terra.
72:9 Curvem-se diante dele os habitantes do deserto, e os seus
inimigos lambam o pó.
72:10 Paguem-lhe tributos os reis de Társis e das ilhas; os reis de
Sabá e de Sebá lhe ofereçam presentes.
72:11 E todos os reis se prostrem perante ele; todas as nações o
sirvam.
72:12 Porque ele acode ao necessitado que clama e também ao aflito e
ao desvalido.
72:13 Ele tem piedade do fraco e do necessitado e salva a alma aos
indigentes.
72:14 Redime a sua alma da opressão e da violência, e precioso lhe
é o sangue deles.
72:15 Viverá, e se lhe dará do ouro de Sabá; e continuamente se
fará por ele oração, e o bendirão todos os dias.
72:16 Haja na terra abundância de cereais, que ondulem até aos cimos
dos montes; seja a sua messe como o Líbano, e das cidades floresçam
os habitantes como a erva da terra.
72:17 Subsista para sempre o seu nome e prospere enquanto resplandecer
o sol; nele sejam abençoados todos os homens, e as nações lhe
chamem bem-aventurado.
72:18 Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele opera
prodígios.
72:19 Bendito para sempre o seu glorioso nome, e da sua glória se
encha toda a terra. Amém e amém!
72:20 Findam as orações de Davi, filho de Jessé.


Salmos - cap. 73

73:1 Com efeito, Deus é bom para com Israel, para com os de coração
limpo.
73:2 Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou
para que se desviassem os meus passos.
73:3 Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos
perversos.
73:4 Para eles não há preocupações, o seu corpo é sadio e nédio.
73:5 Não partilham das canseiras dos mortais, nem são afligidos como
os outros homens.
73:6 Daí, a soberba que os cinge como um colar, e a violência que os
envolve como manto.
73:7 Os olhos saltam-lhes da gordura; do coração brotam-lhes
fantasias.
73:8 Motejam e falam maliciosamente; da opressão falam com altivez.
73:9 Contra os céus desandam a boca, e a sua língua percorre a
terra.
73:10 Por isso, o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de
que bebe a largos sorvos.
73:11 E diz: Como sabe Deus? Acaso, há conhecimento no Altíssimo?
73:12 Eis que são estes os ímpios; e, sempre tranqüilos, aumentam
suas riquezas.
73:13 Com efeito, inutilmente conservei puro o coração e lavei as
mãos na inocência.
73:14 Pois de contínuo sou afligido e cada manhã, castigado.
73:15 Se eu pensara em falar tais palavras, já aí teria traído a
geração de teus filhos.
73:16 Em só refletir para compreender isso, achei mui pesada tarefa
para mim;
73:17 até que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles.
73:18 Tu certamente os pões em lugares escorregadios e os fazes cair
na destruição.
73:19 Como ficam de súbito assolados, totalmente aniquilados de
terror!
73:20 Como ao sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, ao
despertares, desprezarás a imagem deles.
73:21 Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram,
73:22 eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua
presença.
73:23 Todavia, estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão
direita.
73:24 Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória.
73:25 Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me
compraza na terra.
73:26 Ainda que a minha carne e o meu coração desfaleçam, Deus é a
fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre.
73:27 Os que se afastam de ti, eis que perecem; tu destróis todos os
que são infiéis para contigo.
73:28 Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no SENHOR Deus ponho o
meu refúgio, para proclamar todos os seus feitos.


Salmos - cap. 74

74:1 Por que nos rejeitas, ó Deus, para sempre? Por que se acende a
tua ira contra as ovelhas do teu pasto?
74:2 Lembra-te da tua congregação, que adquiriste desde a
antiguidade, que remiste para ser a tribo da tua herança; lembra-te
do monte Sião, no qual tens habitado.
74:3 Dirige os teus passos para as perpétuas ruínas, tudo quanto de
mau tem feito o inimigo no santuário.
74:4 Os teus adversários bramam no lugar das assembléias e alteiam
os seus próprios símbolos.
74:5 Parecem-se com os que brandem machado no espesso da floresta,
74:6 e agora a todos esses lavores de entalhe quebram também, com
machados e martelos.
74:7 Deitam fogo ao teu santuário; profanam, arrasando-a até ao
chão, a morada do teu nome.
74:8 Disseram no seu coração: Acabemos com eles de uma vez.
Queimaram todos os lugares santos de Deus na terra.
74:9 Já não vemos os nossos símbolos; já não há profeta; nem,
entre nós, quem saiba até quando.
74:10 Até quando, ó Deus, o adversário nos afrontará? Acaso,
blasfemará o inimigo incessantemente o teu nome?
74:11 Por que retrais a mão, sim, a tua destra, e a conservas no teu
seio?
74:12 Ora, Deus, meu Rei, é desde a antiguidade; ele é quem opera
feitos salvadores no meio da terra.
74:13 Tu, com o teu poder, dividiste o mar; esmagaste sobre as águas
a cabeça dos monstros marinhos.
74:14 Tu espedaçaste as cabeças do crocodilo e o deste por alimento
às alimárias do deserto.
74:15 Tu abriste fontes e ribeiros; secaste rios caudalosos.
74:16 Teu é o dia; tua, também, a noite; a luz e o sol, tu os
formaste.
74:17 Fixaste os confins da terra; verão e inverno, tu os fizeste.
74:18 Lembra-te disto: o inimigo tem ultrajado ao SENHOR, e um povo
insensato tem blasfemado o teu nome.
74:19 Não entregues à rapina a vida de tua rola, nem te esqueças
perpetuamente da vida dos teus aflitos.
74:20 Considera a tua aliança, pois os lugares tenebrosos da terra
estão cheios de moradas de violência.
74:21 Não fique envergonhado o oprimido; louvem o teu nome o aflito e
o necessitado.
74:22 Levanta-te, ó Deus, pleiteia a tua própria causa; lembra-te de
como o ímpio te afronta todos os dias.
74:23 Não te esqueças da gritaria dos teus inimigos, do sempre
crescente tumulto dos teus adversários.


Salmos - cap. 75

75:1 Graças te rendemos, ó Deus; graças te rendemos, e invocamos o
teu nome, e declaramos as tuas maravilhas.
75:2 Pois disseste: Hei de aproveitar o tempo determinado; hei de
julgar retamente.
75:3 Vacilem a terra e todos os seus moradores, ainda assim eu
firmarei as suas colunas.
75:4 Digo aos soberbos: não sejais arrogantes; e aos ímpios: não
levanteis a vossa força.
75:5 Não levanteis altivamente a vossa força, nem faleis com
insolência contra a Rocha.
75:6 Porque não é do Oriente, não é do Ocidente, nem do deserto
que vem o auxílio.
75:7 Deus é o juiz; a um abate, a outro exalta.
75:8 Porque na mão do SENHOR há um cálice cujo vinho espuma, cheio
de mistura; dele dá a beber; sorvem-no, até às escórias, todos os
ímpios da terra.
75:9 Quanto a mim, exultarei para sempre; salmodiarei louvores ao Deus
de Jacó.
75:10 Abaterei as forças dos ímpios; mas a força dos justos será
exaltada.


Salmos - cap. 76

76:1 Conhecido é Deus em Judá; grande, o seu nome em Israel.
76:2 Em Salém, está o seu tabernáculo, e, em Sião, a sua morada.
76:3 Ali, despedaçou ele os relâmpagos do arco, o escudo, a espada e
a batalha.
76:4 Tu és ilustre e mais glorioso do que os montes eternos.
76:5 Despojados foram os de ânimo forte; jazem a dormir o seu sono, e
nenhum dos valentes pode valer-se das próprias mãos.
76:6 Ante a tua repreensão, ó Deus de Jacó, paralisaram carros e
cavalos.
76:7 Tu, sim, tu és terrível; se te iras, quem pode subsistir à tua
vista?
76:8 Desde os céus fizeste ouvir o teu juízo; tremeu a terra e se
aquietou,
76:9 ao levantar-se Deus para julgar e salvar todos os humildes da
terra.
76:10 Pois até a ira humana há de louvar-te; e do resíduo das iras
te cinges.
76:11 Fazei votos e pagai-os ao SENHOR, vosso Deus; tragam presentes
todos os que o rodeiam, àquele que deve ser temido.
76:12 Ele quebranta o orgulho dos príncipes; é tremendo aos reis da
terra.


Salmos - cap. 77

77:1 Elevo a Deus a minha voz e clamo, elevo a Deus a minha voz, para
que me atenda.
77:2 No dia da minha angústia, procuro o Senhor; erguem-se as minhas
mãos durante a noite e não se cansam; a minha alma recusa
consolar-se.
77:3 Lembro-me de Deus e passo a gemer; medito, e me desfalece o
espírito.
77:4 Não me deixas pregar os olhos; tão perturbado estou, que nem
posso falar.
77:5 Penso nos dias de outrora, trago à lembrança os anos de
passados tempos.
77:6 De noite indago o meu íntimo, e o meu espírito perscruta.
77:7 Rejeita o Senhor para sempre? Acaso, não torna a ser propício?
77:8 Cessou perpetuamente a sua graça? Caducou a sua promessa para
todas as gerações?
77:9 Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele
reprimido as suas misericórdias?
77:10 Então, disse eu: isto é a minha aflição; mudou-se a destra
do Altíssimo.
77:11 Recordo os feitos do SENHOR, pois me lembro das tuas maravilhas
da antiguidade.
77:12 Considero também nas tuas obras todas e cogito dos teus
prodígios.
77:13 O teu caminho, ó Deus, é de santidade. Que deus é tão grande
como o nosso Deus?
77:14 Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens
feito notório o teu poder.
77:15 Com o teu braço remiste o teu povo, os filhos de Jacó e de
José.
77:16 Viram-te as águas, ó Deus; as águas te viram e temeram, até
os abismos se abalaram.
77:17 Grossas nuvens se desfizeram em água; houve trovões nos
espaços; também as suas setas cruzaram de uma parte para outra.
77:18 O ribombar do teu trovão ecoou na redondeza; os relâmpagos
alumiaram o mundo; a terra se abalou e tremeu.
77:19 Pelo mar foi o teu caminho; as tuas veredas, pelas grandes
águas; e não se descobrem os teus vestígios.
77:20 O teu povo, tu o conduziste, como rebanho, pelas mãos de
Moisés e de Arão.

----------------------------------------------------------------------
O ano bíblico por e-mail é oferecido gratuitamente pelo Portal
Advir[1] em parceria com o Portal da Bíblia[2].

[1] http://www.advir.com.br/
[2] http://www.portaldabiblia.com/
----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...