14 de maio de 2012

Linguagem (Pão Diário 14/05/12)

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 13.1-8
Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;


Versículo em destaque:
"Foi assim que Deus manisfestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo, para que pudéssemos viver por meio dele." (1Jo 4.9)

Mensagem do dia
Será que existe uma linguagem universal? Uma linguagem que transcenda línguas e culturas, por maio da qual pessoas em diferentes países possam se comunicar? Existem várias formas de comunicação que podem, de certa forma, ser consideradas linguagem. Por exemplo, podemos compreender uma mensagem que nos é transmitida por meio de um teatro, da música ou da arte, pois percebemos o sentimento que seu autor quer passar. Por meio de sinais, símbolos ou por outras formas de expressão, pessoas em diferentes culturas podem manter um relacionamento. Mesmo assim, qualquer um desses instrumentos de comunicação ainda não é uma linguagem universal, pelo fato de nem sempre se conseguir entender claramente a sua mensagem.

Outra possibilidade é o assunto do texto de hoje: o amor. Muitos o consideram a linguagem que todos compreendem. Mas, se o amor é considerado uma linguagem universal, será que o ser humano sabe usá-la? Há tanta violência e tanto ódio contra o seus semelhantes, algém de injustiça e desrespeio com os necessitados. A infidelidade e a deslealdade fazem parte dos relacionamentos, até entre familiares. A perda ou a troca dos valores, entre outras dificuldades, nos demonstram que nem sempre falamos a linguagem do amor. Muitos não sabem de onde ela vem. Em 1 João 4.8 está escrito que Deus é amor. Deus não é ciência, nem profecia - é amor. Esta é a sua essência, a sua natureza; portanto, Deus usa essa forma de comunicação conosco. Assim, o amor vem de Deus e é com ele que podemos aprender a compreender e utilizar esta linguagem. Deus nos ama e demosntrou isso enviando seu Filho. Quando o conhecemos, passamos a aprender a amálo e também a amar uns aos outros. Portanto, se você quiser conhecer a linguagem do amor, peça àquele que a criou que lhe ensine!

(texto de DS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...