7 de maio de 2012

Esforço inútil (Pão Diário 07/05/12)

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15.1-8
Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado; o qual também recebestes, e no qual também permaneceis.
Pelo qual também sois salvos se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado; se não é que crestes em vão.
Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,
E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.
E que foi visto por Cefas, e depois pelos doze.
Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.
Depois foi visto por Tiago, depois por todos os apóstolos.
E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo. 



Versículo em destaque:
"Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo". (Is 64.6)

Mensagem do dia
A imagem de um afogamento é sempre marcante. A vítima geralmente se debate, desesperada, esforçando-se o máximo que pode para se salvar. Porém, ao fazer isso, ela dificulta o seu salvamento por parte do salva-vidas. Há casos em que este precisa golpear a pessoa que está sendo resgatada até desacordá-la, a fim de que pare de se debater e facilite a sua retirada da água. Isto mostra que, além de ser completamente inútil, o esforço para se salvar ainda atrapalha o resgate.

Podemos traçar um paralelo entre o salvamento de um banhista e o livramento do poder do pecado providenciado por Deus por meio de seu Filho, conforme lemos no texto de hoje. A Bíblia diz que "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, bem, não há nenhum sequer (...) Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus" (Rm 3.10-12;23). Sem Deus, todos estamos perdidos. A ideia de que esforços de bondade e justiça podem, por si só, nos dar vida eterna com Deus contraria completamente o plano estabelecido pelo Senhor em sua Palavra, a Bíblia. É semelhante ao esforço inútil do banhista que se debate na água tendo ao seu lado o salva-vidas, pronto para salvá-lo. Se a vida eterna fosse obtida pelos nossos esforços, Jesus Cristo não precisaria ter vindo ao mundo e morrido na cruz por nós. No entanto, a Bíblia diz que "O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido" (Lc 19.10).

Portanto, para de se esforçar inutilmente, fazendo coisas para "conquistar" favores de Deus, Confie no que Jesus Cristo fez por você na cruz, arrependa-se de seus pecados, decida abandoná-los e entregue sua vida a Deus. As boas obras são consequencia do relacionamento com Deus, e nunca o caminho para consegui-lo.

(texto de HS)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...