22 de julho de 2011

Contrastes (Pão Diário - 22/07/11)

Leitura Bíblica: Mateus 20.20-28
"Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo". (Mt 20.26-27)

Imagine a seguinte situação: você e seu irmão trabalham na mesma empresa. Um dia, resolvem pedir para sua mãe visitar o diretor. Durante a conversa, a mãe pede promoções altíssimas para os filhos.  A situação é cômica e absurda, mas aconteceu com Jesus. No texto de hoje, lemos que os dois irmãos queria ficar ao lado do Mestre, o que significava ter poder no Reino de Deus. eles estavam tentando assegurar uma posição de liderança sobre os outros discípulos. Quando Jesus percebeu o conflito que a atitude daquela mãe causara, deixando os outros discípulos indignados com a proposta, explicou-lhes o contraste entre os conceitos de liderança secular e a liderança que agrada a Deus.

Disse que os governantes terrenos dominam as nações e as pessoas sconsideradas impotantes exercem poder sobre elas. Mas a liderança cristã é diferente: quem quiser ser o primeiro tem que se considerar o menos importante e servir os outros. Ela não te a ver com poder, mas com demonstração de amor e uma influência positica. Jesus, o líder mais importante de todos, não veio para ser servido - ao contrário, deixou-nos alguns exemplos de como servir.

Quando realizou milagres, como as curas e a transformação da água em vinho, ele serviu aos necessitados com o seu amor. No dia em que lavou os pés dos discípulos, fez o que um escravo fazia. Até em sua morte na cruz ele serviu, cumprindo a vontade de Deus para libertar-nos da escravidão à nossa tendência para o mal. Ele nos deua uma grande lição de humildade!

Precisamos sempre lembrar que para entrar no Reino de Deus não precisamos ter poder, mas fé em Cristo e dedicação em segui-lo. Na eternidade, não vai importar quem foi líder e quem foi escravo, mas sim nossa resposta ao sacríficio de Jesus em nosso lugar.

(Texto de Elias Torres Alves, São Paulo, SP. Extraído do Livro Pão Diário núm 14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...