30 de março de 2012

DRE - você sabe o que é?

O artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976 (Lei das Sociedades por Ações), instituiu a Demonstração do Resultado do Exercício.

A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.

De acordo com a legislação mencionada, as empresas deverão na Demonstração do Resultado do Exercício discriminar:

- a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos;

- a receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto;

- as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais;

- o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas;

- o resultado do exercício antes do Imposto sobre a Renda e a provisão para o imposto;

- as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa;

- o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Na determinação da apuração do resultado do exercício serão computados em obediência ao princípio da competência:

a) as receitas e os rendimentos ganhos no período, independentemente de sua realização em moeda; e
b) os custos, despesas, encargos e perdas, pagos ou incorridos, correspondentes a essas receitas e rendimentos.

Abaixo segue modelo:


Um abraço e boa sexta a todos.

Carlos Martins

Porta Voz (Pão Diário 30/3/12)

Leitura Bíblica: Êxodo 6:28 - 7:2
E aconteceu que naquele dia, quando o SENHOR falou a Moisés na terra do Egito,
Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.

Versículo em destaque:
"Jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo." (2Pe 1.21)

Mensagem do dia
Se escolhêssemos um dos dois irmãos para servi-nos de exemplo seria Moisés ou Arão? Conhecendo um pouco da história de ambos, nossa preferência seia o primeiro. A sua dedicação a Deus nos impressiona; Arão parace bem mais instável quanto a isso. Entretanto, o texto lido apresenta um aspecto em que devemos imitar Arão, o porta-voz de seu irmão. Deus o incumbiu do dever de falar para o faraó o governante do Egito, unicamente aquilo que Moisé recebesse de Deus. Arão recebeu o cargo de boa vontade e também aceitou a liderença de seu irmão mais novo. Entregou-se a transmitir exatamente a mensagem divina, até quando ela trouxesse horríveis tragédias ao povo egípcio.

Porém, esqueceu-se de sua tarefa quando ficou responsável pelo povo no deserto na ocasião em que Moisés subiu o monte para encontrar-se com Deus e receber a sua Lei. Ele falhou quando atendeu à voz dos israelitas e fez um bezerro de ouro para agradá-los. Se falasse o que sabia que Moisés teria respondido em tal caso, evitaria a desobediência ao Senhor e a repreensão dada pelo irmão. Este episódio ensina que não devemos deixar-nos levar pelas circunstâncias, mas conservar-nos fiéis à palavra de Deus para governar nossa vida e nosso lar.

Sigamos o exemplo dos escritores bíblicos. Receberam de Deus suas mensagens inspirados pelo Espírito Santo e redigiram os textos que compõem a Bíblia - e estes permancem até hoje. Nunca se gloriaram da sua erudição nem lamentaram sua falta. Principalmente devemos imitar Jesus, que falava tudo aquilo que o Pai determinava. Seja a Palavra de Deus sempre a nossa fonte de expressão, como porta-vozes do Senhor. Para tanto, é necessário que leiamos a Bíblica frequentemente, meditando nela e memorizando seu conteúdo.

(texto de TL)

27 de março de 2012

Busque (Pão Diário 27/03/12)

Leitura Bíblica: Isaías 55.6-11
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Versículo em destaque:
"Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; clamem por ele enquanto está perto." (Is 55.6)

Mensagem do dia
A verdadeira vida espiritual só pode ser vivida debaixo da obediência a Deus e à sua Palavra. Não há como ser diferente. Deus deseja fazer conosco uma aliança eterna. Mas é preciso aceitar esse presente, reconhecendo que Jesus se sacrificou para reconciliar-nos com Deus. Além disso, a aliança com Deus implica buscá-lo constantemente. Por que devemos buscar a Deus? Porque precisamos confessar a ele o nosso pecado para receber seu perdão. Temos de buscar a Deus para ter uma vida digna e para sermos plenamente satisfeitos.

É preciso viver intimamente ligado a Deus, caso contrário perderemos toda a razão de existir. Sem estar ligado à fonte da vida, você pode dar à sua existência qualquer nome, menos "vida". Jamais deixe de buscar a sua satisfação em Deus! Quando você prestar atenção e concentrar-se em ouvir o que Deu stem para lhe dizer, terá início o caminho que o conduzirá a uma vida satisfeita. Deus quer pessoalmente dar satisfação à sua vida. Por isso, busque-o e siga-o. Há promessas de vida abundante e eterna para aqueles que fazem uma aliança com Deus. É uma aliança gratuita, mas que custou caro a Deus. Uma aliança assinada com o sangue de Jesus na cruz, feita por sua vida - um trato de cancelamento da dívida que você tinha com Deus: "Faço com você uma aliança, disse o Senhor. Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor, farei". E quando se deve buscar essa aliança? Quando se deve assumir esse compromisso com Deus? A própria Bíblia responde com o versículo em destaque hoje. Cabe a você responder a esse convite.

(texto de CM)

26 de março de 2012

Vai passar (Pão Diário 26/03/12)

Leitura Bíblica: Filipenses 4.10-13
Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Versículo em destaque:
"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fatura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade." (Fp 4.12)

Mensagem do dia
Muitos desconsideram a Bíblia e acreditam que o fiel não passa por dificuldades. Ora, o versículo acima nos mostra o grande apóstolo Paulo declarando que tinha momentos de fartura, mas também de escassez e até de fome. O que fazia diferença em sua vida é que ele sabia conviver com todas as situações. Como declara mais adiante, em Fp 4.13, podia todas as coisas em Jesus, que o fortalecia.

Isso me lembra a essência de uma história que ouvi. Não é real, é ficção, e aqui está adpatada, mas pode nos ajudar a viver bem em todas as épocas. Ela fala de um jovem rei inconstante. Diante das vitórias ficava alegre em extremo e até desprezava os demais. Porém, como é comum, logo apareciam as dificuldades e derrotas, que o deixavam arrasado. Sua vida era cheia de altos e baixos. Não podendo continuar assim, chamou seus conselheiros e deu-lhes uma tarefa. Pediu que trabalhassem em busca de uma frase para escrever em sua coroa lembrando-lhe que não deveria se exaltar nas vitórias nem se desesperar nas derrotas, pois desejava ser sensato e moderado. Trabalharam muito, mas não conseguiram atender ao pedido até que alguém se lembrou de um ancião, dos ex-conselheiros do pai do rei, e foi buscá-lo. Este, com a experiência dos muitos anos, declarou ao rei: A frase que o senhor procura é simples, são duas palavras. Coloque-as em sua coroa, mas grave-as também em seu coração. Escrevra apenas: "Vai passar".

Não é fácil controlar o ímpeto na vitória, menos ainda o desânimo nas lutas, mas vejo que Paulo conseguia encontrar forças para isso em Cristo, e que nós também podemos. Não sei qual a situação que você está enfrentando ou enfrentará, mas sei que Cristo é o que pode lhe dar a sensatez para viver bem em todas elas.

(texto de ARG)

25 de março de 2012

Doutrinas Adventistas

Os Adventistas do Sétimo Dia aceitam a Bíblia como seu único credo e mantêm crenças fundamentais como ensinam as Sagradas Escrituras. Estas crenças aqui expostas constituem a percepção e expressão que a Igreja sustém com respeito aos ensinos bíblicos.

1. As Escrituras SagradasAs Escrituras Sagradas, o Antigo e o Novo Testamentos, são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo. (II Pedro 1:20 e 21; II Tim. 3:16 e 17; Sal. 119:105; Prov. 30:5 e 6; Isa. 8:20; João 10:35; 17:17; I Tess. 2:13; Heb. 4:12).
2. A Trindade
Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de três Pessoas coeternas. Deus é imortal, onipotente, onisciente, acima de tudo, e sempre presente. (Deut. 6:4; 29:29; Mat. 28:19; II Cor. 13:13; Efés. 4:4-6; I Pedro 1:2; I Tim. 1:17; Apoc. 14:6 e 7).

3. Deus Pai
Deus, O Eterno Pai, é o Criador, o Originador, o Mantenedor e o Soberano de toda a criação. Ele é justo e santo, compassivo e clemente, tardio em irar-Se, e grande em constante amor e fidelidade. (Gên. 1:1; Apoc. 4:11; I Cor. 15:28; João 3:16; I João 4:8; I Tim. 1:17: Êxo. 34:6 e 7; João 14:9).

4. Deus FilhoDeus, o Filho Eterno, encarnou-Se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram criadas todas as coisas, é revelado o caráter de Deus, efetuada a salvação da humanidade e julgado o mundo. Jesus sofreu e morreu na cruz por nossos pecados e em nosso lugar, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu para ministrar no santuário celestial em nosso favor. Virá outra vez para o livramento final de Seu povo e a restauração de todas as coisas. (João 1:1-3 e 14; 5:22; Col. 1:15-19; João 10:30; 14:9; Rom. 5:18; 6:23; II Cor. 5:17-21; Lucas 1:35; Filip. 2:5-11; I Cor. 15:3 e 4; Heb. 2:9-18; 4:15; 7:25; 8:1 e 2; 9:28; João 14:1-3; I Ped. 2:21; Apoc. 22:20). Ver vídeo (Realvideo 3 minutos).

5. Deus Espírito SantoDeus, o Espírito Santo, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção. Inspirou os escritores das Escrituras. Encheu de poder a vida de Cristo. Atrai e convence os seres humanos; e os que se mostram sensíveis, são renovados e transformados por Ele, à imagem de Deus. Concede dons espirituais à Igreja. (Gên. 1:1 e 2; Lucas 1:35; II Pedro 1:21; Lucas 4:18; Atos 10:38; II Cor. 3:18; Efés. 4:11 e 12; Atos 1:8; João 14:16-18 e 26; 15:26 e 27; 16:7-13; Rom. 1:1-4).

6. Deus é o CriadorDeus é o Criador de todas as coisas e revelou nas Escrituras o relato autêntico de Sua atividade criadora. “Em seis dias fez o Senhor os Céus e a Terra” e tudo que tem vida sobre a Terra, e descansou no sétimo dia dessa primeira semana. (Gên. 1;2; Êxo. 20:8-11; Sal. 19:1-6; 33:6 e 9; 104; Heb. 11:3; João 1:1-3; Col. 1:16 e 17).

7. A Natureza do Homem
O homem e a mulher foram formados à imagem de Deus com individualidade e com o poder e a liberdade de pensar e agir. Conquanto tenham sido criados como seres livres, cada um é uma unidade indivisível de corpo, mente e alma, e dependente de Deus quanto à vida, respiração e tudo o mais. Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, negaram sua dependência dEle e caíram de sua elevada posição abaixo de Deus. A imagem de Deus, neles, foi desfigurada, e tornaram-se sujeitos à morte. Seus descendentes partilham dessa natureza caída e de suas conseqüências. (Gên. 1:26-28; 2:7; Sal. 8:4-8; Atos 17:24-28; Gên. 3; Sal. 51:5; Rom. 5:12-17; II Cor. 5:19 e 20).

8. O Grande ConflitoToda a humanidade está agora envolvida num grande conflito entre Cristo e Satanás, quanto ao caráter de Deus, Sua Lei e Sua soberania sobre o Universo. Esse conflito originou-se no Céu, quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, por exaltação própria, tornou-se Satanás, o adversário de Deus, e conduziu à rebelião uma parte dos anjos. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo. Observado por toda a Criação, este mundo tornou-se o palco do conflito universal, dentro do qual será finalmente vindicado o Deus de amor. (Apoc. 12:4-9; Isa. 14:12-14; Ezeq. 28:12-18; Gên. 3; Gên. 6-8; II Pedro 3:6; Rom. 1:19-32; 5:19-21; 8:19-22; Heb. 1:4-14; I Cor. 4:9).

9. Vida, Morte e Ressurreição de CristoNa vida de Cristo, de perfeita obediência à vontade de Deus, e em Seu sofrimento, morte e ressurreição, Deus proveu o único meio de expiação do pecado humano, de modo que os que aceitam essa expiação, pela fé, possam ter vida eterna, e toda a Criação compreenda melhor o infinito e santo amor do Criador. (João 3:16; Isa. 53; II Cor. 5:14, 15 e 19-21; Rom. 1:4; 3:25; 4:25; 8:3 e 4; Filip. 2:6-11; I João 2:2; 4:10; Col. 2:15).

10. A Experiência da Salvação
Em infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo Se tornasse pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus. Guiados pelo Espírito Santo reconhecemos nossa pecaminosidade, arrependemo-nos de nossas transgressões e temos fé em Jesus como Senhor e Cristo, como Substituto e Exemplo. Esta fé que aceita a salvação, advém do poder da Palavra e é o dom da graça de Deus. Por meio de Cristo somos justificados e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito, nascemos de novo e somos justificados. Permanecendo nEle, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no Juízo. (Sal. 27:1; Isa. 12:2; Jonas 2:9; João 3:16; II Cor. 5:17-21; Gál. 1:4; 2:19 e 20; 3:13; 4:4-7; Rom. 3:24-26; 4:25; 5:6-10; 8:1-4, 14, 15, 26 e 27; 10:7; I Cor. 2:5; 15:3 e 4; I João 1:9; 2:1 e 2; Efés. 2:5-10; 3:16-19; Gál. 3:26; João 3:3-8; Mat. 18:3; I Pedro 1:23; 2:21; Heb. 8:7-12).

11. Crescimento em CristoPor sua morte na cruz, Jesus triunfou sobre as forças do mal. Ele, que subjugou os espíritos demoníacos durante Seu ministério terrestre, quebrantou o poder deles e garantiu Sua condenação final. A vitória de Jesus nos dá a vitória sobre as forças do mal que ainda buscam controlar-nos, enquanto caminhamos com Cristo em paz, gozo e na segurança de Seu amor. Agora, o Espírito Santo mora em nosso interior e nos dá poder. Continuamente consagrados a Jesus como nosso Salvador e Senhor, somos libertos do fardo de nossas ações passadas. Não mais vivemos nas trevas, sob o temor dos poderes do mal, da ignorância e a insensatez de nossa antiga maneira de viver. Nesta nova liberdade em Jesus, somos chamados a crescer à semelhança de Seu caráter, mantendo uma comunhão diária com Ele por meio da oração, alimentando-nos de Sua Palavra, meditando nela e na providência divina, cantando em Seu louvor, reunindo-nos para adorá-Lo e participando na missão da Igreja. Ao entregar-nos ao Seu amorável serviço por aqueles que nos rodeiam e ao testemunharmos de sua salvação, a presença constante do Senhor em nós, por meio do Espírito, transforma cada momento e cada tarefa em uma experiência espiritual. (Salm. 1:1,2; 23:4; 77:11,12; Col. 1:13, 14; 2:6, 14,15; Luc. 10:17-20; Efés. 5:19, 20; 6:12-18; I Tess. 5:23; II Pedro 2:9; 3:18; II Cor. 3:17,18; Filip. 3:7-14; I Tess. 5:16-18; Mat. 20:25-28; João 20:21; Gál. 5:22-25; Rom. 8:38,39; I João 4:4; Heb. 10:25.

12. A Igreja
A Igreja é a comunidade de crentes que confessam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Unimo-nos para prestar culto, para comunhão, para instrução na Palavra, para a celebração da Ceia do Senhor, para o serviço a toda a humanidade e para a proclamação mundial do Evangelho. A Igreja é a Família de Deus. A Igreja é o corpo de Cristo. (Gên. 12:3; Atos 7:38; Mat. 21:43; 16:13-20; João 20:21 e 22; Atos 1:8; Rom. 8:15-17; I Cor. 12:13-27; Efés. 1:15 e 23; 2:12; 3:8-11 e 15; 4:11-15).

13. O Remanescente e sua Missão
A Igreja universal compõe-se de todos os que verdadeiramente crêem em Cristo; mas, nos últimos dias, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus. Este remanescente anuncia a chegada da hora do Juízo, proclama a salvação por meio de Cristo e prediz a aproximação de Seu segundo advento. (Mar. 16:15; Mat. 28:18-20; 24:14; II Cor. 5:10; Apoc. 12:17; 14:6-12; 18:1-4; Efés. 5:22-27; Apoc. 21:1-14).

14. Unidade no Corpo de Cristo
A Igreja é um corpo com muitos membros, chamados de toda nação, tribo, língua e povo. Todos somos iguais em Cristo. Mediante a revelação de Jesus Cristo nas Escrituras, partilhamos a mesma fé e esperança e estendemos um só testemunho para todos. Essa unidade encontra sua fonte na unidade do Deus triúno, que nos adotou como Seus filhos. (Sal. 133:1; I Cor. 12:12-14; Atos 17:26 e 27; II Cor. 5:16 e 17; Gál. 3:27-29; Col. 3:10-15; Efés. 4:1-6; João 17:20-23; Tiago 2:2-9; I João 5:1).

15. O Batismo
Pelo batismo confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo e atestamos nossa morte para o pecado e nosso propósito de andar em novidade de vida, sendo aceitos como membros por Sua Igreja. É por imersão na água e segue-se à instrução nas Escrituras Sagradas e à aceitação de seus ensinos. (Mat. 3:13-16; 28:19 e 20; Atos 2:38; 16:30-33; 22:16; Rom. 6:1-6; Gál. 3:27; I Cor. 12:13; Col. 2:12 e 13; I Pedro 3:21).

16. A Ceia do Senhor
A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus, como expressão de fé nEle, nosso Senhor e Salvador. A preparação envolve o exame de consciência, o arrependimento e a confissão. O Mestre instituiu a Cerimônia do lava-pés para representar renovada purificação, para expressar a disposição de servir um ao outro em humildade semelhante à de Cristo, e para unir nossos corações em amor. (Mat. 26:17-30; I Cor. 11:23-30; 10:16 e 17; João 6:48-63; Apoc. 3:20; João 13:1-17).

17. Dons e Ministérios Espirituais
Deus concede a todos os membros de Sua Igreja, em todas as épocas, dons espirituais. Sendo outorgados pela atuação do Espírito Santo, o Qual distribui a cada membro como Lhe apraz, os dons provêem todas as aptidões e ministérios de que a Igreja necessita para cumprir suas funções divinamente ordenadas. Alguns membros são chamados por Deus e dotados pelo Espírito para funções reconhecidas pela Igreja em ministérios pastorais, evangelísticos, apostólicos e de ensino. (Rom. 12:4-8; I Cor. 12:9-11, 27 e 28; Efés. 4:8 e 11-16; II Cor. 5:14-21; Atos 6:1-7; I Tim. 2:1-3; I Pedro 4:10 e 11; Col. 2:19; Mat. 25:31-36).

18. O Dom de ProfeciaUm dos dons do Espírito Santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado no ministério de Ellen G. White. Como a mensageira do Senhor, seus escritos são uma contínua e autorizada fonte de verdade e proporcionam conforto, orientação, instrução e correção à Igreja. (Joel 2:28 e 29; Atos 2:14-21; Heb. 1:1-3; Apoc. 12-17; 19:10).

19. A Lei de Deus
Os grandes princípios da Lei de Deus são incorporados nos Dez Mandamentos e exemplificados na vida de Cristo. Expressam o amor, a vontade e os propósitos de Deus acerca da conduta e das relações humanas, e são obrigatórios a todas as pessoas, em todas as épocas. Esses preceitos constituem a base do concerto de Deus com Seu povo e a norma do julgamento de Deus. (Êxo. 20:1-17; Mat. 5:17; Deut. 28:1-14; Sal. 19:7-13; João 14:15; Rom. 8:1-4; I João 5:3; Mat. 22:36-40; Efés. 2:8).

20. O SábadoO bondoso Criador, após os seis dias da Criação, descansou no sétimo dia e instituiu o Sábado para todas as pessoas, como memorial da Criação. O quarto mandamento da imutável Lei de Deus requer a observância deste Sábado do sétimo dia como dia de descanso, adoração e ministério, em harmonia com o ensino e prática de Jesus, o Senhor do Sábado. (Gên. 2:1-3; Êxo. 20:8-11; 31:12-17; Lucas 4:16; Heb. 4:1-11; Deut. 5:12-15; Isa. 56:5 e 6; 58:13 e 14; Lev. 23:32; Mar. 2:27 e 28).

21. Mordomia
Somos despenseiros de Deus, responsáveis a Ele pelo uso apropriado do tempo e das oportunidades, capacidades e posses, e das bênçãos da Terra e seus recursos, que Ele colocou sob o nosso cuidado. Reconhecemos o direito de propriedade da parte de Deus, por meio de fiel serviço à Ele e a nossos semelhantes, e devolvendo os dízimos e dando ofertas para a proclamação de Seu Evangelho e para a manutenção e o crescimento de Sua igreja. (Gên. 1:26-28; 2:15; Ageu 1:3-11; Mal. 3:8-12; Mat. 23:23; I Cor. 9:9-14).

22. Conduta Cristã
Somos chamados para ser um povo piedoso, que pensa, sente e age de acordo com os princípios do Céu. Para que o Espírito recrie em nós o caráter de nosso Senhor, só nos envolvemos naquelas coisas que produzirão em nossa vida, pureza, saúde e alegria semelhantes às de Cristo. (I João 2:6; Efés. 5:1-13; Rom. 12:1 e 2; I Cor. 6:19 e 20; 10:31; I Tim. 2:9 e10; Lev. 11:1-47; II Cor. 7:1; I Pedro 3:1-4; II Cor. 10:5; Filip. 4:8).

23. Matrimônio e Família
O Casamento foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, em amoroso companheirismo. Para o cristão, o compromisso matrimonial é com Deus, bem como com o cônjuge, e só deve ser assumido entre parceiros que partilham da mesma fé. No tocante ao divórcio, Jesus ensinou que a pessoa que se divorcia do cônjuge, a não ser por causa de fornicação, e se casa com outro, comete adultério. Deus abençoa a família e tenciona que seus membros ajudem um ao outro a alcançar completa maturidade. Os pais devem educar os seus filhos a amar o Senhor e a obedecer-Lhe. (Gên. 2:18-25; Deut. 6:5-9; João 2:1-11; Efés. 5:21-33; Mat. 5:31 e 32; 19:3-9; Prov. 22:6; Efés. 6:1-4; Mal. 4:5 e 6; Mar. 10:11 e 12; Lucas 16:18; I Cor. 7:10 e 11).

24. O Ministério de Cristo no Santuário Celestial
Há um santuário no Céu. Nele Cristo ministra em nosso favor, tornando acessíveis aos crentes os benefícios de Seu sacrifício expiatório oferecido uma vez por todas, na cruz. Ele foi empossado como nosso grande Sumo Sacerdote e começou Seu ministério intercessório por ocasião de Sua ascensão. Em 1844, no fim do período profético dos 2.300 dias, Ele iniciou a segunda e última etapa de Seu ministério expiatório. O juízo investigativo revela aos seres celestiais quem dentre os mortos será digno de ter parte na primeira ressurreição. Também torna manifesto quem, dentre os vivos, está preparado para a trasladação ao Seu reino eterno. A terminação do ministério de Cristo assinalará o fim do tempo da graça para os seres humanos, antes do Segundo advento. (Heb. 1:3; 8:1-5; 9:11-28; Dan. 7:9-27; 8:13 e 14; 9:24-27; Núm. 14:34; Ezeq. 4:6; Mal. 3:1; Lev. 16; Apoc. 14:12; 20:12; 22:12).

25. A Segunda Vinda de Cristo
A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança da Igreja. A vinda do Salvador será literal, pessoal, visível e universal. (Tito 2:13; João 14:1-3; Atos 1:9-11; I Tess. 4:16 e 17; I Cor. 15:51-54; II Tess. 2:8; Mat. 24; Mar. 13; Lucas 21; II Tim. 3:1-5; Joel 3:9-16; Heb. 9:28).

26. Morte e Ressurreição
O salário do pecado é a morte. Mas Deus, o único que é imortal, concederá vida eterna a Seus remidos. Até aquele dia, a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas. (I Tim. 6:15 e 16; Rom. 6:23; I Cor. 15:51-54; Ecles. 9:5 e 6; Sal. 146:4; I Tess. 4:13-17; Rom. 8:35-39; João 5:28 e 29; Apoc. 20:1-10; João 5:24).

27. O Milênio e o Fim do Pecado
O milênio é o reinado de mil anos, de Cristo com Seus santos, no Céu, entre a primeira e a segunda ressurreições. Durante este tempo serão julgados os ímpios mortos. No fim desse período, Cristo com Seus Santos e a Cidade Santa descerão do Céu à Terra. Os ímpios mortos serão então ressuscitados e, com Satanás e seus anjos, cercarão a cidade; mas fogo de Deus os consumirá e purificará a Terra. O Universo ficará assim eternamente livre do pecado e dos pecadores. (Apoc. 20; Zac. 14:1-4; Mal. 4:1; Jer. 4:23-26; I Cor. 6; II Pedro 2:4; Ezeq. 28:18; II Tess. 1:7-9; Apoc. 19:17, 18 e 21).

28. A Nova Terra
Na Nova Terra, em que habita justiça, Deus proverá um lar eterno para os remidos e um ambiente perfeito para vida, amor, alegria e aprendizado eternos, em Sua presença. (II Pedro 3:13; Gên. 17:1-8; Isa. 35; 65:17-25; Mat. 5:5; Apoc. 21:1-7; 22:1-5; 11:15).

(extraído do site: http://portaladventista.org/portal/quem-somos/5-crencas-fundamentais)

 

Conselhos (Pão Diário 25/03/12)

Leitura Bíblica: Provérbios 1.1-7
Provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel;
Para se conhecer a sabedoria e a instrução; para se entenderem, as palavras da prudência.
Para se receber a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a eqüidade;
Para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso;
O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos;
Para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Versículo em destaque:
"Deus é quem tem sabedoria e poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento." (Jó 12.13)

Mensagem do dia
"Se conselho fosse bom, a gente não dava: vendia". Geralmente este ditado é citado por pessoas que desprezam a ajuda oferecida e, muitas vezes, têm problemas por causa disso. Mas, contrariando o dito popular, conselhos são bons e temos acesso a muitos deles, de graça, na Bíblia. O livro de Provérbios, em especial, é rico em orientações valiosas para nossa vida. O texto que lemos hoje é uma espécie de propaganda ao leitor, pois apresenta as vantagens que ele terá ao conhecer e praticar os conselhos ali fornecidos: ele será sábio, sensato e prudente. Mas algo é necessário para ter todas estas vantagens: temer a Deus. isso significa demonstrar reverência ao Senhor, obedecer-lhe, depender dele e rejeitar o que é mau. Quem não teme a Deus, sábio não é. Mas pode vir a ser!

Então, uma vida sábia tem tudo a ver com nosso relacionamento com Deus. Como diz o versículo em destaque, a ele pertence a sabedoria. Somente quando consgramos nossa vida ao Senhor e o amamos é que buscamos em sua Palavra a orientação para bem viver. Estudando o livro de Provérbios, encontramos os conselhos de Deus para diversar situações da vida: relacionamentos, administração financeira, trabalho, casamento, sentimentos... Como um bom Pai, ele sabe o que é melhor par anós e deixou isso registrado em sua Palavra. Mas de nada adianta conhecermos o que Deus quer se não aplicarmos isso em nossa vida diária. Se assim fizermos, desprezaremos o conselho divino e agiremos como insensatos.

Quer viver de forma sábia e correta? Conheça e pratique os conselhos que Deus deixou em sua Palaavra. Além disso, ouça com atenção também os conselhos de pessoas confiáveis e experientes, que muitas vezes são usadas por Deus para nos orientar. Assim, com certeza você terá uma vida melhor, de acordo com os propósitos que Deus tem para ela.

(texto de VWR)

24 de março de 2012

Andando e chorando (Pão Diário 23/03/12)

Leitura Bíblica: Salmo 126
[cântico dos degraus] Quando o SENHOR trouxe do cativeiro os que voltaram a Sião, estávamos como os que sonham.
Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os gentios: Grandes coisas fez o SENHOR a estes.
Grandes coisas fez o SENHOR por nós, pelas quais estamos alegres.
Traze-nos outra vez, ó SENHOR, do cativeiro, como as correntes das águas no sul.
Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.
Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos.
Versículo em destaque:
"Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria." (Sl 126.6)

Mensagem do dia:
Eu já chorei enquanto semeava. Mas também já chorei porque voltei sem os frutos da semeadura. O salmista escreve este salmo recordando o retorno do povo de Israel do exílio babilônico. Após setenta anos de cativeiro, a terra de Israel estava abandonada, o mato havia tomado conta. As cidades estavam em ruínas. Tudo tinha de começar de novo. Tudo precisava ser restaurado. E não só as lavouras e nem mesmo só as cidades, mas as próprias vidas precisavam de um avivamento espiritual.

E o povo não ficou parado, chorando: eles foram para as lavouras e prepararam a terra para o plantio da semente. É até bem provável que a semente nem fosse tão abundante. Era necessário preparar bem a terra e frutificar. O salmista  observara o desprendimento do povo e compõe esse cântico que anima os corações. É verdade, diz ele, vocês estão indo para os campos chorando, mas tenham certeza de que hão de voltar com alegria, trazendo não um punhado de sementes, mas os feixes do cereal que plantaram.

O que o salmista está dizendo é mais do que otimismo. Com este cântico, ele oferece confiança e esperança viva. O povo está, sim, chorando, mas não fica parado e, embora esteja andando e chorando e semeando com lágrimas, voltará com cantos de alegria depois de colher em abundância. Eu quero estar entre esses. Venha comigo. O seu testemunho, ainda que silencioso, ou a sua oração por algum familiar, pode ser a boa semente que reverte em alegria, não só em seu coração, mas até onde você nem sequer imagina.

(texto de HM)

19 de março de 2012

Na doença (Pão Diário 19/03/12)

Leitura Bíblica: Salmo 16.1-11
[Mictão de Davi] Guarda-me, ó Deus, porque em ti confio.
A minha alma disse ao SENHOR: Tu és o meu Senhor, a minha bondade não chega à tua presença,
Mas aos santos que estão na terra, e aos ilustres em quem está todo o meu prazer.
As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as suas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios.
O SENHOR é a porção da minha herança e do meu cálice; tu sustentas a minha sorte.
As linhas caem-me em lugares deliciosos: sim, coube-me uma formosa herança.
Louvarei ao SENHOR que me aconselhou; até os meus rins me ensinam de noite.
Tenho posto o SENHOR continuamente diante de mim; por isso que ele está à minha mão direita, nunca vacilarei.
Portanto está alegre o meu coração e se regozija a minha glória; também a minha carne repousará segura.
Pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção.
Far-me-ás ver a vereda da vida; na tua presença há fartura de alegrias; à tua mão direita há delícias perpetuamente.
Versículo em destaque:
"O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará?" (Pv 18.14)

Mensagem do dia:
Aparentemente não existe nada que abale mais o ser humano do que a enfermidade. Quando estamos doentes sentimo-nos pequenos, desprotegidos e assustados. Mas até mesmo na doença temos esperança quando buscamos a presença de Deus. Ele fortalece nosso espírito, sustentando-nos nas piores condições. Quando buscamos o Senhor e o temos ao nosso lado, não seremos abalados. Deus promete nos munir de forças para suportar a doença. Ele afofa a nossa cama. A alegria da presença de Deus inunda nosso coração e, como diz o v 9: " Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo."

Realmente é na hora da enfermidade que experimentamos a verdadeira convicção de que só Deus pode cuidar de nós. Mesmo se tivermos todos os recursos da Medicina à nossa disposição, nossa verdadeira esperança é somente Deus. Ele realmente pode nos guardar seguros. O salmista faz um pedido que precisamos repetir: "Protege-me, ó Deus, pois em ti me refugio". Ele clama ao Senhor: "Guarda-me ó Deus."

A pior doença não é a física, mas a espiritual. Quem não tem Deus sofre de uma enfermidade que abate muito mais do que qualquer outra coisa. A carência espiritual derruba mais do que uma doença física. Deus é nosso maior tesouro. Não existe outro bem comparável ao Senhor. Por isso precisamos buscar a Deus em todo o tempo e lembrar que Deus não nos guarda apenas na enfermidade: ele está presente durante todo o curso de nossa vida, mas a certeza da sua proteção só têm aqueles que nele confiam de todo o coração e nele se refugiam. Davi, além de confiar em que Deus cuidaria de seu corpo, também tinha como esperança a certeza da salvação eterna, que o lebertava de toda ansiedade e temor. Mesmo o túmulo não seria o fim em sua vida. Ele diz;" Não me abandonarás no sepulcro". Ele tinha convicção de que naõ permaneceria para sempre na morte.

(texto de HSG)

18 de março de 2012

Limitar a sacolinha é tendência mundial

Campanha paulista eleva onda restritiva que ganhou adeptos na Ásia, na África, na Europa e nos EUA nos últimos anos. Especialista critica o acordo supermercadista de SP em razão de não ter sido precedido por pesquisa de opinião.

O fim da distribuição de sacolinhas pelos supermercados de São Paulo, que começou a vigorar na quarta-feira passada, segue uma tendência que ganha fôlego em várias partes do mundo.

Embora o fornecimento das sacolas plásticas pelo varejo ainda seja liberado em vários países, como a vizinha Argentina e o distante Irã, um número crescente de nações ou cidades tem adotado alguma forma de restrição.

Bangladesh, na Ásia, tem uma das histórias mais antigas de proibição, que vigora desde 2002, depois de o entupimento de bueiros por plástico ter sido identificado como o fator responsável por uma inundação que devastou o país em 1998.

Em diversos países africanos (como Ruanda, Quênia, Uganda e Somália), o varejo também é proibido de distribuir as sacolinhas.

Na China, o varejo de todo o país é obrigado a cobrar pelas sacolas desde 2008. Um estudo da
Universidade de Gotemburgo (Suécia), divulgado em 2010, indicou queda de 50% no consumo das sacolinhas no país depois da adoção da medida.

EUA E EUROPA

Nos EUA, não existe uma regra nacional sobre o tema. San Francisco é considerada a cidade pioneira do país na decisão de proibir o fornecimento de sacolas plásticas, a partir de 2007.
Em Washington, a distribuição não é proibida, mas os supermercados são obrigados a cobrar por elas. Em Nova York, não há restrições.

Medidas restritivas são comuns na Europa, embora as regras variem de um país para o outro. No Reino Unido, por exemplo, as sacolinhas não são proibidas, mas há um compromisso das grandes redes de reduzir o consumo.

O acordo ajudou a diminuir em 40% o uso de sacolas no país entre 2006 e 2009, mas em 2010 o consumo aumentou, provocando reação do governo. Na Irlanda, é cobrada uma taxa pelo uso de sacolinhas desde 2002, e em países como a Itália a distribuição é proibida.

Em 2011, a União Europeia promoveu uma pesquisa de opinião sobre o uso das sacolinhas, respondida por 15 mil pessoas: 70% se manifestaram a favor da proibição da distribuição das sacolinhas.

Depois do resultado, organizações não governamentais pressionaram as autoridades europeias para banir o fornecimento de sacolas no bloco.

O especialista Roberto Nascimento de Oliveira critica o fato de que o acordo para a proibição das sacolas em São Paulo não tenha sido precedido de uma pesquisa de opinião sobre o tema.
“Era fundamental consultar o consumidor antes para só então decidir que medida implantar e como implantar”, diz Oliveira, professor do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).

O presidente da Apas (Associação Paulista de Supermercados), João Galassi, diz não ter informações sobre os detalhes dos projetos para restrição do uso de sacolinhas implementados em outros países, mas acredita que “os consumidores vão, aos poucos, mudando de hábitos quando a causa é justa”.
Fonte: Folha de S. Paulo

Deus ouve? (Pão Diário 17/03/12)

Leitura Bíblica: Mateus 6.5-6
E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
Versículo em destaque:
"Tu, Senhor, ouves a súplica dos necessitados: tu os reanimas e atendes ao seu clamor." (Sl 10.17)

Mensagem do dia
Como Deus consegue ouvir tantas pessoas falando ao mesmo tempo, em diversas línguas? Muitos acreditam que não é possível e preferem não incomodar um Deus tão ocupado por pensarem que ele não se importa com seus problemas.

Hoje lemos que Deus ouve uma oração feira num quarto fechado - ou em qualquer outro lugar. Ele nos ouve onde estivermos: no meio da multidão, caminhando na rua, no banheiro, dentro de um avião e até mesmo na situação de Jonas, dentro de um grande peixe. Não há qualquer limitação para a atenção de Deus, já que ele é onipresente. Nós é que tentamos chamar sua atenção com atos exteriores - orar em voz alta, com as mãos levantadas, em pé ou de joelhos... Esquecemos que não é a forma que importa na oração, mas a comunicação. No texto de hoje, os hipócritas são condenados por buscar o louvor dos homens, e não um relacionamento com o Senhor. Deus não se impressiona com nossos rituais - de nada adianta acordar cedo e orar por muito tempo e nosso coração não estiver conectado com Ele. A questão não é a forma ou o lugar da oração, mas a intimidade com Deus. Se estou buscando sinceramente comunicar-me com o Senhor, qualquer lugar serve - se for mais secreto, melhor: não terei distrações.

Deus me ouve, seja qual for meu problema ou por mais insignificante que possa parecer meu pedido ou agradecimento. Ele não classifica nossas orações por importância ou prioiridade - nossa comunicação com ele é o que mais interessa. Ele deseja ter um relacionamento conosco, uma amizade profunda. E amigos íntimos compartilham tudo! Deus no ouve! Precisamos criar o hábito de conversar com ele sobre tudo, onde estivermos, sem que isso se torne uma rotina sem sentido. Oração é diálogo, é relacionamento. Não precisamos gritar para chamar a atenção do Senhor - ele está sempre disposto a ouvir aqueles a quem ama.

(texto de VWR)

16 de março de 2012

Soberania (Pão Diário 16/3/12)

Leitura Bíblica: Êxodo 2.1-10
E foi um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.
E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.
Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio.
E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe havia de acontecer.
E a filha de Faraó desceu a lavar-se no rio, e as suas donzelas passeavam, pela margem do rio; e ela viu a arca no meio dos juncos, e enviou a sua criada, que a tomou.
E abrindo-a, viu ao menino e eis que o menino chorava; e moveu-se de compaixão dele, e disse: Dos meninos dos hebreus é este.
Então disse sua irmã à filha de Faraó: Irei chamar uma ama das hebréias, que crie este menino para ti?
E a filha de Faraó disse-lhe: Vai. Foi, pois, a moça, e chamou a mãe do menino.
Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.
E, quando o menino já era grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e chamou-lhe Moisés, e disse: Porque das águas o tenho tirado.

Versículo em destaque:
"Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder; é impossível medir o seu entendimento." (Sl 147.5)

Mensagem do dia
Deus manifesta constantemente sua soberania sobre todas as pessoas. No texto de hoje, vimos que o Egito representava escravidão e domínio para Israel, mas o Senhor planejava libertar seu povo e para isso capacitou um líder. Moisés era um bebê bonito, mas um candidato à morte como os demais meninos nascidos na época. Não apenas sua mãe teve pena de matá-lo, mas até mesmo a princesa egípcia comoveu-se. Os egípcios, senhores dos irsraelitas, foram usados por Deus para alimentar, cuidar e educar o pequenino escravo. Joquebebe, a mãe de Moisés, recebeu pagamento da princesa para criar o seu próprio filho - para este libertar Israel do Egito. Há como negar a soberania divina no episódio?

Isso acontece também em nossa vida. Quando vamos a um hospital, profissionais da saúde altamente preparados começam a nos servir. Tratam da nossa doença, alimentam-nos fazem nossa higiene e zelam pelo nosso sono. E geralmente são pessoas que nunca tínhamos visto antes!!

Conheço um cristão que foi assaltado e, enquanto alguns bandidos iam para o banco sacar o dinheiro de sua conta, ele ficou em um lugar deserto, sob custódia de um adolescente. O revolver permanecia o tempo todo apontado para ele e ameaças foram saindo dos lábios do jovem. O prisioneiro resolveu falar-lhe de Cristo. Quando os demais criminosos chegaram, irados por não terem conseguido sacar algum dinheiro, resolveram matar meu amigo. Imediatamente o menor apontou a arma para os outros, até então comparsas, e deu uma ordem: "Tio, dá o fora, que eu vou proteger você. Nem olhe para trás." Os outros, tomados de surpresa, ficaram ainda mais furiosos, enquanto meu amigo saía da zona de perigo. Quem pode ecom esse Deus? Ele é soberano e demonstra seu amor por nós mesmo quando em circunstâncias adversas. Ele sempre está no controle!!

(texto de MJT)

12 de março de 2012

Graça (Pão Diário 12/3/12)

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 1.12-17
E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;
A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso; mas alcancei misericórdia, porque o fiz ignorantemente, na incredulidade.
E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo.
Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.
Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna.
Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém.
Versículo em destaque:
"Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior." (1Tm 1.15)

Mensagem do dia:
O pastos Waldomiro Mota, ex-missionário batista na Bolívia e dpois pastor da Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul, no ABC paulista, narra o seguinte episódio:

Certo dia ouvi comentários de que haveria no meio da sua congregação um ex-participante do bando do facínora Lampião. Após saber quem era, esperou uma oportunidade de abordá-lo. Certa manhã deu com ele numa das ruas da cidade. Após cumprimentos, perguntou-lhe: "Irmão, qual foi sua experiência daqueles dias?". O outro ficou lívido. Sentou-se de cócoras, escondeu o rosto entre os braços e murmurou: "Pastor, me perdoe, mas jamais me faça essa pergunta de novo. Foram dias tão horrorosos que só de lembrá-los sinto-me mal, e para quem ouvir a história serão dias seguidos de impacto negativo". O Pastor Waldomiro desculpou-se.

No verso 13 da leitura bíblica de hoje, Paulo enumera em resumo o que ele fora antes de conhecer Cristo. Blasfemo, perseguidor, opressor. Eis o relato do que eu fui, diz ele.

Quem nasceu em um lar no qual o evangelho é conhecido e praticado, não costuma ter essa visão de si mesmo e, em razão disso, tende a ter uma noção menos elevada da graça divina e da necessidade que tem dela. Entre os encontros que Jesus teve em sua vida terrena está um com um jovem rico que se afasta triste. O jovem via-se como santo; a samaritana, como grande pecadora. Costumamos medir os homens pelo que fazem  e não pelo que são. Eis onde reside o perigo. Nascemos pecadores. Nascemos perdidos. Nascemos em conflito com Deus. Nascemos "em Adão". Nesse estado, somos todos iguais perante Deus - perdidos. Todavia, quanto mais profunda for a visão que tivermos dessa nossa condição, tanto mais gloriosa será para nós a graça de Deus, que restaura em nós a vida para a qual Deus nos criou.

(texto de MJT)

11 de março de 2012

Logística favorece plantio de florestas em Costa Rica/MS

“Costa Rica além de solo propício ao cultivo de florestas, possui a vantagem da logística facilitada. Abordando o plantio de seringueira ou eucalipto e as consorciando com outras culturas, além de diversificar a fonte de renda, o produtor terá certa facilidade de logística, já que conta com acesso a três rodovias estaduais, à BR 359 que faz a ligação entre quatro Estados, e ainda há a possibilidade da ferrovia, por meio dos trilhos da América Latina Logística – ALL,” explica Clodoaldo Martins, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar/MS. Depois de passar por 11 municípios de Mato Grosso do Sul com o evento Mais Floresta, o Senar/MS apresenta durante todo o dia, o ciclo de palestras nesta sexta-feira (9), na cidade de Costa Rica - área geográficamente estratégica, na divisa com os estados de Mato Grosso e Goiás, podendo atingir produtores rurais de Alto Taquari (MT), Mineiros, Chapadão do Céu (GO), Chapadão do Sul (MS), Água Clara (MS), Figueirão e Alcinópolis (MS).

Aproximadamente 60 quilômetros separam o município onde acontecerá o Mais Floresta, do terminal ferroviário mais próximo – localizado em Chapadão do Sul. A ferrovia favorece o Estado de MS, e caso a produção em Costa Rica se multiplique, a ponto de atrair um mercado local para a seringueira, assim como aconteceu em Três Lagoas, o município registraria vantagens, por ter os trilhos já instalados e em pleno funcionamento. A malha norte da ALL possui atualmente 1.600 quilômetros de linha férrea, com mais 250 em expansão, administrados pela Unidade de Produção do Centro-Oeste / Araraquara / Itu / Santos, e com transporte livre até o porto de Santos.

Além de Costa Rica, o ciclo de palestras Mais Floresta percorrerá mais sete municípios de MS, sendo Figueirão, Pedro Gomes e Sonora as próximas cidades a serem atendidas no final do mês de abril.

Mais Floresta - O programa faz parte do Plano para o Desenvolvimento Sustentável de Florestas Plantadas, que define estratégias para o desenvolvimento florestal em Mato Grosso do Sul e prevê o plantio de 1 milhão de hectares de florestas até 2030, nas cidades da região nordeste do Estado que possuem alta demanda de matéria-prima para a indústria florestal, como a celulose e o papel.
O Mais Floresta é realizado pelo Senar/MS em parceria com Famasul, e conta com apoio do Painel Florestal, Cautex Florestal,Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Reflore MS, Sebrae/MS, Sociedade Brasileira de Agrossilvicultura-SBAG. As próximas cidades a receberem o Mais Floresta são: Figueirão, Pedro Gomes, Sonora, Nova Andradina, Aparecida do Taboado, Cassilândia e Chapadão do Sul.

Sobre o Senar - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –Senar é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA. Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.
O Senar está presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.

Cartas (Pão Diário 11/3/12)

Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 1.1-10
Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.
Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações,
Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai,
Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;
Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.
E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.
De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia.
Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;
Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro,
E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.

Versículo em destaque:
"A relva murcha e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre." (Is 40.8)

Mensagem do dia
Hoje lemos o início de uma das cartas escritas pelo apóstolo Paulo. Em sua época, este era um meio eficiente de entrar em contato com as igrejas e amigos que ele deixara em outras cidades. Na Bíblia temos preservadas treze de duas cartas; na maioria delas, Paulo explicou a doutrina cristã a igrejas recém-formadas. Deus tinha transformado suas vidas por meio de Cristo, mas elas queriam saber como viver para agradar ao Senhor.

No texto de hoje, Paulo contou aos tessalonicenses que era grato a Deus por eles, por sua fé verdadeira e por serem cristãos exemplares. Paulo tinha ajudado a fundar aquela igreja em uma de suas viagens missionárias (At 17.1-9) e soube que eles permaneceram fiéis apesar da perseguição que sofreram. Sabemos disso porque hoje podemos ler a mesma carta que aquela igreja recebeu. Mas seriam tais cartas apenas informativas para nós? Faz alguma diferença lê-las se foram escritas para pessoas que não conhecemos e que viveram em uma época tão diferente da nossa? Sim, faz!! Deus não preservou esses textos como meros documentos históricos, eles também valem para nós hoje. A doutrina exposta pelos apóstolos em suas cartas respondia às dúvidas de pessoas do primeiro século, mas continuam respondendo às nossas perguntas também.

A Palavra de Deus nunc afica antiquada nem envelhece. Podemos até lê-la numa linguagem mais acessível, mas seus princípios não mudam. O que Deus disse aos tessalonicenses, efésios, romanos, filipenses e outros grupos por meio das cartas também se aplica à nossa vida cristã. A doutrina cristã não é ultrapassada, mesmo tendo sido escrita há muitos séculos. Em qualquer situação podemos aplicá-la, mesmo que nossos conflitos não sejam os mesmo dos primeiros cristãos. Por meio da Palavra de Deus, o Espírito Santo continua transformando vidas, orientando e corrigindo a conduta de quem a lê e pratica seus ensinos.

(texto de VWR)

10 de março de 2012

Disciplina (Pão Diário 10/03/12)

Leitura Bíblica: Provérbios 3.11-12
Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.
Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.

Versículo em destaque:
"Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Ora, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?" (Hb 12.7)

Mensagem do dia
Muitos são contrários à disciplina dos filhos, dizendo que ela é uma violência física e emocional. Isso criou uma geração de crianças sem limites. Elas fazem escândalos em lojas se não recebem o que querem e dominam os pais que, acuados, fazem todas as suas vontades. Não obedecem às autoridades e muitos professores trabalham com medo dos alunos. São pessoas que, quando adultas, não sabem como reagir diante de circunstâncias ruins, pois não lhes foi negado nada e por isso pensam que será sempre assim. Enfim, a falta de disciplina gera pessoas despreparadas para a vida.

Deus, como Pai, não age assim. Ser seu filho é um privilégio: recebemos coisas boas e veveremos eternamente com ele. Porém, até chegarmos ao céu, nossa vida tem de ser transformada para que agrademos a Deus. Então, passamos por problemas diversos. Sofremos, choramos, imploramos a Deus que nos livre de todo mal. Mas depois que os problemas passam, percebemos o quanto crescemos com a situação. Deus corrigiu alguns de nossos erros, ou até mesmo nossa rota - se continuássemos naquele caminho, ele nos levaria para longe de Deus. No versículo em destaque de hoje aprendemos que esta é a forma pela qual o Pai nos disciplina. Ele não nos trata como um pai desinteressado e negligente, mas age para nosso bem e nosso crescimento. No momento em que estamos sendo disciplinados, porém, geralmente não nos lembramos disso. Como crianças, ficamos magoados e não acreditamos que sofrimentos tragam benefícios. No texto de hoje, porém, somos aconselhados a não desprezar a disciplina do Senhor, pois ele faz isso com quem ama: seus filhos!!!

Então, encaremos nossos sofrimentos de uma nova perspectiva: Deus está trabalhando em nossas vidas para nos aperfeiçoar.

(texto de VWR)

9 de março de 2012

Quem quer dinheiro?? (Logística)

Até seria engraçado se por trás dessa “brincadeira” não se escondesse um perigo tão grande para países como o Brasil devido à impressão de dinheiro como solução para crises.

Essa pergunta vem sendo feita constantemente pelo Banco Central Europeu aos bancos da Europa, em especial aos bancos espanhóis, ingleses e italianos. A última injeção de moeda nos ativos do Continente, divulgada há pouco dias, foi de 530 bilhões de euros. Com isso, desde o início de 2012, essa soma já ultrapassa 1trilhão de euros.


Não podemos esquecer que, no segundo semestre de 2011, os estados Unidos injetaram 600 bilhões de dólares em sua economia em uma só ação tão discutida no Parlamento. Estima-se que ações dessa natureza, tomadas por vários países, tenham injetado mais de 4,7 trilhões de dólares em “dinheiro fabricado” desde a crise de 2008.

Ora, a intenção é clara: fugir da crise com o incentivo ao consumo por meio de créditos concedidos aos grandes, médios e pequenos investidores. É um “dinheirinho” a mais para movimentar a economia, evitar recessões e diminuir os riscos de calotes destes países, fortalecendo assim, o chamado aos investimentos que movem as metas de desenvolvimento.

Que globalização que nada! Na hora do aperto é cada um por si e vai ao espaço essa história de fomentar países para o desenvolvimento geral. Economias importantes não funcionam assim.
Imagine se você extrapolasse suas dívidas do mês e pudesse imprimir um dinheirinho legítimo para sair do aperto [...] Já pensou no efeito que isso poderia causar? Seu problema estaria resolvido e você desencadearia uma série de efeitos como, por exemplo, ter o dinheiro para comprar e não encontrar o objeto pretendido devido à procura ou até mesmo pela falta de mão-de-obra, pois, como você, todos praticariam a mesma ação. Queimar neurônios para quê? Melhor imprimir dinheiro do que usar de criatividade para combater uma crise que, verdade seja dita, se iniciou por práticas similares.

O impacto na economia mundial é gigantesco. Isso porque não se sabe como esse dinheiro vai ser usado pelos bancos. Sabe-se que 20% desse valor é usado para os chamados “colchões de segurança” – aquela engorda de reservas para garantir a vida financeira do banco – e o restante será usado em inúmeros negócios, nos quais os governos não têm como controlar muitos e garantir a verdadeira razão para essas injeções: a compra de dívidas públicas. É como você emprestar dinheiro para alguém comprar sua geladeira, mas ela continuará com você que ainda usufruirá daquilo que é abastecida. Com o agravante de que o dinheiro não existia, foi fabricado.

Isso para o Brasil é uma forte ameaça para nossa continuidade rumo ao desenvolvimento. Nosso Banco Central já se desdobra diariamente para comprar dólares no mercado e evitar a queda brusca da moeda em relação à nossa. Quem imaginou que precisaríamos agora dosar a entrada de investimentos estrangeiros para nos proteger? Quem imagina que o fortalecimento da nossa moeda pode nos levar a sérios problemas? São os paradoxos da economia. Imagine você fechar a compra em dólar de algo que custava 10 mil reais. Semanas depois, lhe chega o produto e agora você converterá apenas 8 mil reais para o pagamento. Aparentemente, um ótimo negócio para você. Mas, para o fornecedor significa prejuízo, falência, demissões. Com a diminuição da compra da matéria-prima desencadeará uma série de complicações no mercado.

Hoje, a soma de todos os Produtos Internos Brutos (PIB) no mundo representa cerca de 60 trilhões de dólares. Os ativos, investimentos e outros somam 170 trilhões de dólares. Ou seja, o dinheiro que circula no mundo é quase 300% a mais do que se pode garantir. Daí o perigo em aumentar a circulação de dinheiro dentro de um ambiente insuficiente. Isso precisa ser visto com mais responsabilidade comum e não com irresponsabilidade individual.
Com licença; preciso imprimir algumas notas para pagar o colégio do meu filho. O mês foi difícil…

Fome Espiritual (Pão Diário 09/03/12)

Leitura Bíblica: Amós 8.7-14
Jurou o SENHOR pela glória de Jacó: Eu não me esquecerei de todas as suas obras para sempre.
Por causa disto não estremecerá a terra, e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente levantar-se-á toda ela como o grande rio, e será agitada, e baixará como o rio do Egito.
E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebreça no dia claro.
E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; e porei pano de saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.
Eis que vêm dias, diz o Senhor DEUS, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do SENHOR.
E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do SENHOR, mas não a acharão.
Naquele dia as virgens formosas e os jovens desmaiarão de sede.
Os que juram pela culpa de Samaria, dizendo: Vive o teu deus, ó Dã; e vive o caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão jamais.

Versículo em destaque:
" Estão chegando os dias... em que enviarei fome a toda essa terra." (Am 8.11)

Mensagem do dia
Estas palavras foram proferidas pelo profeta Amós cerca de 750 anos antes de Cristo, e parece que estamos novamente observando nos dias atuais o seu cumprimento. Mesmo nas igrejas espalha-se uma assustadora seca espiritual. É verdade que existem movimentos, igrejas e comunidades que vivem abarrotados de gente, em que muitos esperam encontrar algo diferente que traga um pouco de esperança. São multidões famintas acotovelando-se em busca de curas, milagres e prosperidade.

Contudo, muito do que está sendo oferecido não é o verdadeiro pão enviado do céu, não produzirá vida, mas causará anemia espiritual: "O pão de Deus é aquele que desceu do céu e dá vida ao mundo" (Jo 6.33). Do mesmo modo como Deus enviou o maná diariamente para o povo de Israel quando peregrinava pelo deserto, Jesus Cristo desceu até nós como o pão vivo para sustentar o nosso espírito hoje e sempre.

Portanto, pode haver curas, manifestações, sinais e prodígios, promessas de prosperidade, empolgação, bandas animadas e todo um aparato litúrgico que impressiona, mas se Jesus Cristo, o verdadeiro pão que sacia a fome espiritual, não for o foco de tudo, nada daquilo terá valor. Não passa de ruído, conforme o mesmo profeta Amós denuncia em Am 5.23-24.

Amós advertiu que esse alimento, a Palavra de Deus, poderia ficar escassa e difícil de encontrar. Hoje ela está amplamente disponível, anunciando que Jesus Cristo é o pão de Deus que sacia a fome espiritual. Não seja vítima de raquitismo espiritual, famindo do verdadeiro pão de Deus.

Faça como o povo de Israel no deserto fez com o pão físico: recolha cada dia da Palavra de Deus, a Bíblia, a sua porção do verdadeiro alimento espiritual.

(texto de MM)

  

8 de março de 2012

Frágil ? ( Pão Diário 08/03/12)

Leitura Bíblica: Lucas 8.1-3
E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele,
E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.
Versículo em destaque:
"Muitas mulheres estavam ali, observando de longe. Elas haviam seguindo Jesus desde a Galileia para o servir." (Mt 27.55)

Mensagem do dia
Sempre me impressiona a capacidade que mulheres têm de negar-se a si mesmas e de servir a seus semelhantes.Vejo isso em mães,irmãs,professoras,líderes de departamentos de igrejas,esposas, etc, enfim, em mulheres que se dedicam ao bem estar daqueles que lhes estão ao al...cance. Pessoas que, em matéria de servir,longe de merecerem ser classificadas como sexo “frágil” ,apesar da fragilidade física que possam apresentar, podem ser descritas como verdadeiras guerreiras.
O texto desta meditação, que faz parte dos relatos importantes da crucificação de Jesus, chama nossa atenção para pontos importantes a respeito da atuação dessas heroínas.Ele destaca que havia muitas mulheres acompanhando Jesus naquele momento trágico.Algumas,inclusive,se achegaram tão perto da cruz que ouviram suas últimas palavras (Jo 19.25-27) Mostra ainda que elas não estavam ali por acaso, mas vinham acompanhando o Mestre desde a Galileia, numa viagem difícil e perigosa. E mais, para mim o ponto principal,elas não foram a Jerusalém a passeio ou turismo religioso,para,quem sabe,apreciar as belezas da Cidade Santa. Não, elas estavam lá para servir Jesus em suas necessidades,o que faziam de muitas maneiras,assim como já haviam feito em outras viagens dele,como lemos hoje. Elas estavam dispostas a servi-lo até mesmo após sua morte,pois arrumaram forças,não sabemos como, para acompanhar o sepultamento e, ainda,preparar especiarias para ungir o corpo sem vida do Salvador(Lc 23.55-56).
Com certeza,a força do sexo nada frágil se evidencia em mulheres como estas que dedicam suas vidas no serviço a Jesus e ao próximo. Olhemos para elas com gratidão e aprendamos as lições que nos ensinam por meio de suas ações. Acima de tudo,lembremo-nos que o amor a Jesus e ao próximo demonstrado por elas é um bom exemplo que todos devemos seguir.


(texto de ARG)

7 de março de 2012

Perseguição (Pão Diário 06/03/12)

Leitura Bíblica: Atos 9.1-9
E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.
E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.
Versículo em destaque:
"Sobretudo, amem-se sinceramente uns aos outros, porque o amor perdoa muitíssimos pecados." (1Pe 4.8)

Mensagem do dia
No texto de hoje lemos sobre o encontro de Paulo - até então conhecido como Saulo - com Cristo. Os seguidores de Jesus estavam indo por todos os lugares anunciando a Palavra de Deus, como podemos ver em At 8.4. Enquanto isso, Saulo pedia autorização às autoridades religiosas para perseguir e prender homens e mulheres que eram "do Caminho", ou seja, acreditavam em Jesus. Numa dessas perseguições, ele estava indo à cidade de Damasco para prender cristãos. Durante sua viagem, repentinamente brilhou uma luz muito forte e uma voz disse: "Saulo, Saulo, por que você me persegue?" Quem faz esta pergunta é o próprio Jesus.

Às vezes me ponho a pensar o seguinte: Saulo estava procurando homens e mulheres que creram em Jesus para lançá-los na prisão. Ele não estava perseguindo Jesus diretamente. Mas quando pergunta "Quem és tu, Senhor?", a voz responde: "Eu sou Jesus, a quem você persegue". Deste diálogo podemos tirar uma conclusão. Quem trata com desprezo e faz mal a pessoas que tentam ter uma vida correta nos caminhos de Deus, na verdade está perseguindo Jesus. Poderíamos citar como exemplo alguém que vivia longe de Deus e fazia somente o que lhe desagrada. Quando essa pessoa conhece o evangelho e decide seguir Jesus, arrependendo-se de seus erros e abandonando deus maus hábitos, ela pode vir a sofrer uma espécie de perseguição: críticas, discriminação, humilhação e até violência física, vindas de pessoas que não acreditam em Deus.

Praticar uma ação negativa contra cristãos equivale a fazê-lo contra Jesus. É como se o próprio Deus estivesse sendo atacado. Saulo sofreu as consequências de ser um perseguidor, mas mudou de vida. O próprio Jesus está presente na vida de quem o segue - lembre-se disso ao tratar com outras pessoas.

(texto de VS)

4 de março de 2012

Prazer (Pão Diário 04/03/12)

Leitura Bíblica: Lucas 3.21-22
 E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;
E o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.

Versículo em destaque:
"Eu e o Pai somo um." (Jo 10.30)

Mensagem do dia
Já viu um pai coruja?! É o que admira e exalta as qualidades do filho para quem pequenas ou grandes conquistas são sempre celebradas como grandiosas. É bom ser elogiado pelo pai ou pelos pais, e saber que somos motivo de orgulho, alegria e prazer para alguém. É bom saber que somos amados, não é? O evangelho de Lucas narra um momento desses em que Deus se revela como um pais orgulhoso e feliz por seu Filho Jesus. Tudo começa a acontecer no momento em que Jesus, junto com outros, está sendo batizado. Mas ao orar, o próprio Espírito Santo vem até Jesus na forma de uma pomba. Um momento singular, em que o Deus triúno (Pai, Filho e Espírito Santo) se reúne para marcar o início do ministério terreno de Jesus. Nesse momento, o Pai solta um elogio ao Filho: "Você é o meu filho a quem amo e em quem eu tenho prazer". E o texto continua dizendo que Jesus tinha 30 anos quando teve essa experiência com o Pai, ao iniciar seu ministério.

É complicado tentar explicar a Trindade - a existência de um único Deus que se manifesta em três pessoas. Porém, não é nada complicado ver o tipo de relação que permeia a Trindade: amor, incentivo, palavras doces e prazer, entre outras. Mais do que dar explicações teológicas Jesus simplesmente nos remete ao Pai pela ação do Espírito Santo, dando-nos a chance de espelharmos nossos relacionamentos no dele(s). Mais do que discutir doutrinas, Jesus convida seus seguidores a trazer para dentro de suas vidas e relacionamentos o mesmo padrão que ele desfruta com o Pai e o Espírito Santo. E mais, somos convidados a desfrutar a mesma intimidade, da mesma proximidade, da mesma comunhão com Deus. Tal como o filho a quem o pai ama e que lhe dá prazer e alegria, nós também podemos desfrutar do amor de Deus, dando-lhe prazer e alegria ao vivermos a vida com base em um relacionamento amoroso com Ele e com nossos semelhantes.

(texto de WMJ)

3 de março de 2012

Coisas Ruins (Pão Diário 03/03/12)

Leitura Bíblica: Mateus 14.22-23
E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão.
E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.
Versículo em destaque:
"Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito." (Rm 8.28)

Mensagem do dia
Por que acontecem coisas ruins conosco? Se pudéssemos, escolheríamos passar a nossa vida sem tais situações. Infelizmente - acontecem coisas das quais não gostamos: perdemos pessoas queridas; ficamos doentes, algumas vezes gravemente; perdemos o emprego; somos assaltados; sofremos acidentes; ou então as coisas que queremos fazer não dão certo. Poderíamos mencionar outros fatos que ocorrem conosco ou com queridos nossos que acharíamos melhor não acontecerem. Mas o que fazer quando os problemas surgem?

Não há motivo para se desesperar, pois Deus sempre está conosco e nele podemos buscar o auxílio, o consolo e o conforto de que necessitamos. O que precisamos fazer é buscá-lo mais para semos fortalecidos por meio da leitura da Bíblia, da oração e de conversas com pessoas que levam a vida com Deus a sério. Assim, receberemos do Senhor a orientação e a direção necessária para a nossa vida. Precisamos também lembrar que Deus age a nosso favor em todas as circunstâncias e situações que passamos. Dependendo do modo como as encaramos, situações ruins nos ensinam muito, principalmente a confiar totalmente em Deus. Por incrível que pareça, elas podem ajudar em nosso crescimento espiritual.

Quando você passar por situações desfavoráveis, não tente resolvê-las apenas por conta própria, mas busque a orientação divina. O texto de hoje nos ensina que mesmo em meio às tempestades, lutas, problemas e dificuldades da vida, o nosso olhar precisa estar fixo em Jesus Cristo. Se começarmos a reparar apenas na tempestade em curso, desanimaremos, mas olhando para Cristo e confiando nele podemos enfrentar qualque circunstância e, por meio dele, alcançar a vitória.

(texto HK)

Competência para liderar pessoas!!!!

As empresas exigem cada vez mais competência de seus profissionais, porque reconhecem que pessoas fazem a diferença nos momentos cruciais de mudança. Mas, afinal, o que é competência? Competência é a reunião de um conjunto de conhecimentos (saber), habilidades (saber fazer) e atitudes (querer fazer).

As competências mais apreciadas atualmente pelas organizações são a capacidade empreendedora, saber trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe, ser comunicativo, criativo, inovador, saber negociar, planejar, organizar e liderar; ser assertivo na hora de tomar decisões, com flexibilidade e agilidade em situações inesperadas.

Muitas vezes, pessoas diferentes têm conhecimento semelhante e, no entanto, não obtêm os mesmos resultados, uma vez que é necessária também a habilidade específica para realizar o que se sabe. O desenvolvimento das competências envolve a mobilização de fatores cognitivos, atitudinais e operacionais.

É por meio do processo de aprendizagem que se desenvolvem as competências. Para Peter Senge, autor do livro A Quinta Disciplina, “o futuro das organizações – e nações – dependerá cada vez mais de sua capacidade de aprender.” Os resultados vêm mais rápidos e são mais duradouros quando existe dentro das organizações um processo de educação continuada, que integra teoria e prática com vivências diversificadas.

Segundo uma pesquisa da Xerox, os trainees mais motivados absorvem em torno de 24% do conteúdo trabalhado em sala de aula. Por outro lado, quando devidamente acompanhados no trabalho, absorvem 88% do que foi lhes ensinado. Daí conclui-se que investir para ter líderes coach e contratar consultores externos para consolidar a aprendizagem e a implantação de mudanças são medidas importantes e necessárias para empresas que querem fazer as coisas acontecerem.

Liderar é fazer as coisas através de pessoas. Os líderes organizacionais devem se conscientizar de que ‘a liderança à moda antiga’, autoritária e agressiva, torna-se problemática. Gera um ambiente de medo, desconfiança e competição interna, que reduz a colaboração e a cooperação. Com frequência, ambientes de alto absenteísmo e rotatividade contam com ‘capatazes’ e não com líderes.

No passado, o chefe que detinha o conhecimento tinha poder. Hoje, tem poder o chefe que dissemina o conhecimento que possui. O líder coach conduz os colaboradores visando os resultados e o desenvolvimento da organização. Sabe ensinar, reforçar qualidades, esclarecer, construir estratégias em parcerias, estabelecer metas e prazos viáveis, incentivar o comprometimento e a superação, dar o exemplo – para só então, cobrar os resultados.

Vivemos numa época de descontinuidades e mudanças em que pessoas e empresas que não mudam ‘dançam’. Precisamente por esta necessidade de uma nova postura na forma de gerenciar, que tantos gerentes na década de noventa viram-se no ‘olho da rua’, trocados por uma nova geração de jovens recém-saídos das escolas técnicas e universidades, com menos conhecimento das tarefas, porém com maior foco no desenvolvimento e comprometimento das pessoas.

Colocar o foco nas pessoas faz toda a diferença. Gerentes são bem pagos para serem multiplicadores de resultados. Quando se envolvem demais na execução de tarefas do dia-a-dia, sobra pouco tempo para monitorar o desempenho da equipe. O que conta são os resultados obtidos através do desenvolvimento e motivação das pessoas e não do trabalho abnegado e solitário de quem é pago para gerenciar.

(texto de Soeli de Oliveira é consultora e palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios nas áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação. E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS)

1 de março de 2012

Alerta!! (Pão Diário 01/03/12)

Leitura Bíblica: 1 Pedro 5.8-11
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.
A ele seja a glória e o poderio para todo o sempre. Amém.
Versículo em destaque:
"Submetam-se a Deus, resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês." (Tg 4.7)

Mensagem do dia
O maior adversário do cristão é o diabo, conhecido também como Satanás. Muitos dizem que ele não existe, mas isso é um engano: ele é um ser real, que tem agido muito ao longo dos séculos. Além de ser mentiroso, astuto e sedutor, tem-se apresentado àqueles que não conhecem a Palavra de Deus como alguém bondoso, com muitos conhecimentos, educado, atraente, e falando com eloquência. Jesus um dia disse: "Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores" (Mt 7.15). Isso significa que nem todos os que falam em nome de Deus foram enviados por ele. O apóstolo Paulo nos alertou dizendo que o fato de existirem falsos apóstolos de Cristo "não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz". Ele tem poder para confundir as pessoas; infelizmente está enganando muitos e liderando um batalhão de espíritos malignos.

No texto de hoje Pedro dá alguns conselhos à igreja e usa uma figura de linguagem forte com o propósito de ficarmos vigilantes, dizendo que o diabo está ao nosso redor e ruge como um leão faminto. É um alerta de ele querer dominar tudo e todos. Pedro nos aconselha a vigiar - é bom lembrar que ele mesmo teve más experiências com a falta desse cuidado quando andava com Jesus. Satanás não luta contra Deus, pois sabe que não tem condições de vencê-lo - além disso, seu fim já foi decretado (Ap 20.10). Então direciona seus ataques às pessoas. Ele é astuto e sabe que pode vencer os mais fracos. Por isso temos de praticar diariamente o versículo em destaque, confiando no Senhor e recebendo dele a força para resistir a Satanás. Mas, se ainda assim dermos ouvidos ao discurso enganoso do inimigo e praticarmos o que desgrada a Deus, poderemos arrepender-nos de nosso erro e pedir perdão ao Pai, retomando nosso relacionamento com ele.

(texto de ETS)


Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...