31 de janeiro de 2012

Pureza (Pão Diário 31/01/12)

Leitura Bíblica: Salmo 119.9-16
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.
Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.
Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.
Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.
Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.
Versículo em destaque:
"Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra." (Sl 119.9)

Mensagem do dia
Trabalho num centro de recuperação para pessoas dependentes de álcool e outras drogas. Vêm até nós pessoas com histórias de vida bastante difícieis. Alguns já experimentaram quase tudo o que se pode imaginar e essa vida lhes trouxe muitos problemas. Com o passar do tempo, alguns, pelo agir de Deus, experimentam na sua vida o que o apóstolo Paulo escreveu: "Se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas passaram; eis que surgiram coisas novas!" (2Co 5.17). Contudo, o tempo que passam conosco é relativamente curto, vindo novamente o período em que precisam enfrentar o mundo e viver sua própria vida.

Infelizmente há aqueles que, mesmo tendo feito um bom início, recaem e voltam à sua velha vida. E quando estes retornam para novamente se tratar é muito comum ouvi-los dizer que, enquanto buscaram a presença de Deus em sua vida, permaneceram longe do vício. Mas assim que deixaram de buscar a palavra de Deus, veio novamente a queda.

Esta não é apenas a realidade daqueles que sofrem por causa da dependência do álcool e outras drogas, mas de cada um de nós. "Todos nós, tal qual ovelhas, nos desciamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho" (Is 53.6). Quando somos achados por Jesus Cristo, este nos coloca no seu caminho e torna nossa vida pura, mesmo que não mereçamos isso. E a única maneira de não nos perdermos novamente nos nossos próprios caminhos é ficarmos atentos à Palavra de Deus. É preciso buscar a Deus d etodo nosso coração e meditar naquilo que ele nos diz. Quam assim procede "é como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que  ele faz prospera!" (Sl 1.3)

E você, estimado leitor e internauta, como você vive hoje, está buscando a Palavra de Deus? Que você possa dizer como o salmista: " Eu te busco de todo o meu coração".

(texto de MP)

30 de janeiro de 2012

Paraíso Perdido (Pão Diário 30/01/12)

Leitura Bíblica: Gênesis 3.21-24
E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
Então disse o SENHOR Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente,
O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida.
Versículo em Destaque:
"O Senhor Deus mandou [o homem] embora do jardim do Éden para cultivar o solo do qual fora tirado." (Gn 3.23)

Mensagem do Dia
Filmes e livros já receberam o título de "Paraíso Perdido". A atitude humana, em todas as gerações, faz-nos supor que o homem continua desejando volta par ao jardim do Éden. Podemos concluir que naquele lugar, criado por Deus, o homem era feliz até desobedecer ao Senhor. Até hoje ele está procurando a felicidade! Quando recebemos coisas boas de Deus, quase sempre abusamos delas. O apóstolo Paulo nos avisa que não devemos menosprezar a graça divina. Não é porque Deus perdoa que vamos continuar fazendo coisas que lhe desagradam.

Uma grande verdade se apresenta no texto de hoje. Deus, justo como é, não comete injustiça alguma: não podeia permitir que um culpado continuasse vivendo ali sem punição. Quando desagradamos ao Senhor, perdemos privilégios. Deixamos de ter um relacionamento íntimo com Deus, o que afeta nossa relação com nossos familiares, e com o próximo. Pode até prejudicar nossa saúde; podemos perder a liberdade, a paz ou nosso dinheiro. Faça um cálculo: só no episódio de Adão e Eva, quantas vantagens eles perderam!!! Essa punição foi merecida, preventiva, lamentável, didática e amaldiçoadora. De acordo com o versículo em destaque, Adão saiu do paraíso e imediatamente começou a cumprir a sentença (não significa que o trabalho seja uma maldição, mas que o modo de obtenção do sustento seria mais penoso que no jardim).

O fato glorioso de tudo isso é que Cristo nos dá uma nova oportunidade: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai a não ser por mim" (Jo 14.6). Ele aponta para um novo lugar, muito melhor que o Éden, onde não haverá mal. Jesus também disse: "Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus" (Mt 5.3). Com ele, temos acesso ao paraíso.

(texto de MJT)



29 de janeiro de 2012

Por Onde? (Pão Diário 29/01/12)

Leitura Bíblica: Salmo 25.4-5
Faze-me saber os teus caminhos, SENHOR; ensina-me as tuas veredas.
Guia-me na tua verdade, e ensina-me, pois tu és o Deus da minha salvação; por ti estou esperando todo o dia.

Versículo em destaque
"Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você." (Sl 32.8)


Mensagem do dia
É natural desejarmos encontrar um alvo de valor para a vida e um modo certo de viver. Se nos entregarmos à direção de Deus, poderemos sossegar, porque o alvo Deus conhece e, mesmo sem poder enxergá-lo, poderemos assim caminhar seguros passo a passo. A leitura e o versículo em destaque de hoje nos encaminham nesta questão.

A poetisa alemã Hedwig von Redern expressou tudo isso tão bem em dois dos seus poemas que vou tomar a liberdade de reproduzi-los aqui em tradução livre. O primeiro fala do caminho a percorrer: " Ainda que eu não conheça o caminho, tu o conheces bem. Isso aquieta e pacifica a alma. Afinal, é vão que ansiosamente me esforce e que o meu coração palpite assutado a toda hora. Tu conheces o caminho para mim, tu sabes o tempo, teu plano já está pronto e disponível. Louvo-te pelo poder do teu amor e exalto a graça que me restaurou. Tu sabes de onde o vento sopra com tanto furor e o dominas; nunca chegas atrasado. Por isso espero tranquilo porque a tua palavra é livre de engano: tu conheces o caminho para mim e isso basta".

No segundo poema, ela percorre o caminho na confiança de que Deus estará no controle de tudo. Lembra o versículo em destaque no qual, conforme outra versão bíblica, está escrito: "Guiar-te-ei com os meus olhos" (ARC): "Toma aqui as minhas duas mãos: com minhas forças nada posso fazer. Tu conheces o caminho, tu conheces o fim, leva-me através da terra estranha. Guia-me com os teus olhos em cada passo pelo vale escuro! Mil vezes percebo todo dia a insufiência das minhas forças. Eu precisaria desanimar de medo se não soubesse que vais comigo, que os teus ombros carregam o meu fardo e que na luta me sustentas. Só peço que me envolvas até o fim em tua misericórdia. Eis aqui as minhas duas mãos: agora faze comigo o que quiseres".

(texto de RK)

28 de janeiro de 2012

Promessas !!!! (Pão Diário 28/01/12)

Leitura Bíblica: 2 Pedro 1.1-7
Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo:
Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor;
Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,
E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

Versículo em Destaque:
"Empenhem-se para acrescentar ... à piedade a fraternidade; e à fraternindade o amor." (2Pe 1.5-7)

Mensagem do dia
O apóstolo Pedro esscreveu sob profunda tensão. Logo adiante lemos sua expectativa de morte muito breve (1.14). Embora fosse um escolhido de Deus, colocado como um nobre entre os mortais (apóstolo), via-se como um servo. Por mais elevada que seja a posição de um mortal, a compração entre ele e Deus é sempre um contraste.

A carta começa com promessas. As promessas eram de cunho absolutamente espiritual. Quão felizes são os destinatários de promessas espirituais! Quando as temos, as materiais tornam-se supérfluas. A justiça do nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo, é tida como preciosa exatamente por nos outorgar promessas vindas da aliança entre Deus e Abraão eram muito valorizadas.

A seguir temos a promessa de Deus nos conceder tudo que se relaciona a uma vida piedosa (unida a Deus) e à natureza divina, e é na sua direção que o cristão caminha. O apóstolo faz uma recomendação aos herdeiros dessas promessas espirituais. Eles se distinguem pela fé na justiça de Deus, portanto deveriam prosseguir buscando acrescentar algumas virtudes a essa fé. São elas: perseverança, domínio próprio, conhecimento e, finalmente, a coroa das virtudes: fraternidade ou amor fraternal. Possuir essas virtudes aproxima-nos do caráter divino, daí a palavra "piedade". Ela remete à comunhão com Deus. A diferença que as pessoas herdeiras dessas promessas farão neste mundo é muito importante.

Sem gente parecida com Deus, este mundo seria bem mais triste. A presença da Igreja (o conjunto dessas pessoas) neste mundo é a causa de Deus ainda o preservar. Os cristãos, portanto, são seus mantenedores. Você é cristão?? Então note como você é importante!! Escolhido para fazer a diferença, cumpra esse glorioso destino.

(texto de MJT)


27 de janeiro de 2012

Oportunidades (Pão Diário 27/01/12)

Leitura Bíblica: Gênesis 37.12-28
E seus irmãos foram apascentar o rebanho de seu pai, junto de Siquém.
Disse, pois, Israel a José: Não apascentam os teus irmãos junto de Siquém? Vem, e enviar-te-ei a eles. E ele respondeu: Eis-me aqui.
E ele lhe disse: Ora vai, vê como estão teus irmãos, e como está o rebanho, e traze-me resposta. Assim o enviou do vale de Hebrom, e foi a Siquém.
E achou-o um homem, porque eis que andava errante pelo campo, e perguntou-lhe o homem, dizendo: Que procuras?
E ele disse: Procuro meus irmãos; dize-me, peço-te, onde eles apascentam.
E disse aquele homem: Foram-se daqui; porque ouvi-os dizer: Vamos a Dotã. José, pois, seguiu atrás de seus irmãos, e achou-os em Dotã.
E viram-no de longe e, antes que chegasse a eles, conspiraram contra ele para o matarem.
E disseram um ao outro: Eis lá vem o sonhador-mor!
Vinde, pois, agora, e matemo-lo, e lancemo-lo numa destas covas, e diremos: Uma fera o comeu; e veremos que será dos seus sonhos.
E ouvindo-o Rúben, livrou-o das suas mãos, e disse: Não lhe tiremos a vida.
Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cova, que está no deserto, e não lanceis mãos nele; isto disse para livrá-lo das mãos deles e para torná-lo a seu pai.
E aconteceu que, chegando José a seus irmãos, tiraram de José a sua túnica, a túnica de várias cores, que trazia.
E tomaram-no, e lançaram-no na cova; porém a cova estava vazia, não havia água nela.
Depois assentaram-se a comer pão; e levantaram os seus olhos, e olharam, e eis que uma companhia de ismaelitas vinha de Gileade; e seus camelos traziam especiarias e bálsamo e mirra, e iam levá-los ao Egito.
Então Judá disse aos seus irmãos: Que proveito haverá que matemos a nosso irmão e escondamos o seu sangue?
Vinde e vendamo-lo a estes ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque ele é nosso irmão, nossa carne. E seus irmãos obedeceram.
Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.

Versículo em Destaque:
"Sejam sábio no procedimento para com os de fora, aproveitem ao máximo todas as oportunidades." (Cl 4.5)

Mensagem do dia
Durante a nossa vida surgem inúmeras oportunidades, e nem sempre sabemos aproveitá-las bem. Às vezes perdemos boas chances de crescer financeira ou até espiritualmente simplesmente porque não sabemos tomas as decisões certas diante das mais variadas situações. Isso acontece quando não buscamos a orientação de Deus e escolhemos coisas que não lhe agradam.

O texto de hoje fala de um homem que soube aproveitas bem as oportunidades que apareceram no decorrer da sua vida, apesar das circunstâncias adversas. José era o filho predileto de Jacó e isso despertava um ciúme doentio em seus irmãos, que se transformou em ódio e levou-os a tomar uma desprezível decisão. Aproveitando uma oportunidade, venderam-no por vinte peças de prata e ele foi levado para o Egito como escravo. O que você faria se estivesse no lugar de José?

Provavelmente esta seria a ocasião perfeita para decidir odiar os seus malfeitores. Mas José não se deixou dominar por sentimentos negativos. Encarou a escravidão e deu o seu melhor. Apesar de estar numa terra estranha, sem conhecer ninguém, ele aproveitou a chance que lhe foi imposta e mostrou o seu bom caráter e sua fidelidade ao Senhor.

José sabia que Deus é justo e que não iria abandonálo se ele confiasse em seu amor. Deus estava ao seu lado e fez com que aproveitasse bem as oportunidades, mesmo quando elas pareciam ser as piores possíveis. E por ter sido fiel, José foi recompensado. Tornou-se governador do Egito, o segundo homem mais importante daquela nação. Essa história nos leva a pensar em como temos aproveitado as oportunidades que surgem em nossa vida. Muitas vezes perdemos boas chances de dizer uma palavra amiga ou até de ficar calado. O que você tem feito com as oportunidades que Deus lhe oferece?

(texto de JSD)

26 de janeiro de 2012

Negativismo (Pão Diário 26/01/12)

Leitura Bíblica: Números 13.1; 26-33
E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.

E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Enaque.
Os amalequitas habitam na terra do sul; e os heteus, e os jebuseus, e os amorreus habitam na montanha; e os cananeus habitam junto do mar, e pela margem do Jordão.
Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.
Porém, os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
E infamaram a terra que tinham espiado, dizendo aos filhos de Israel: A terra, pela qual passamos a espiá-la, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura.
Também vimos ali gigantes, filhos de Enaque, descendentes dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim também éramos aos seus olhos.
Versículo em destaque:
"Se o Senhor se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós" (Nm 14.8)

Mensagem do Dia
Os dez espiões do texto de hoje foram tomados pelo negativismo (uma atitude negativa a todo desafio positivo) por falta de confiança em Deus. Josué e Calebe foram os únicos entre os doze que, ao reconhecerem a terra, trouxeram um relatório favorável. Tinham intimidade com Deus, por isso acreditaram na possibilidade da conquista da terra. Os outroz dez ficaram apavorados e levaram o povo a chorar e a queixar-se. Diziam que os habitantes da terra eram mais fortes, altos, hvia gigantes e suas cidades eram muito fortificadas. Uma posição desanimadora, resultado de uma "doença" que quero denominar de negative. Ela está presente em todo o mundo e seus sintomas são desânimo, resmungos e reclamações. Afeta gente de todas as idades, que passa a dizer "não posso" a todo momento. Pode multiplicar-se ao ponto de se tornar uma epidemia, afetando todo um grupo, uma família e até mesmo uma comunidade cristã. Nunca me esquecerei de certa igreja que passava por um problema muito difícil de ser resolvido. O negativismo tomou conta de tal maneira que começou a destruir o relacionamento entre os cristãos.

Se essa "doença" não for curada a tempo, pode levar ao desespero. No caso dos dez mensageiros, não entraram na terra prometida, morrendo no deserto. O único remédio para curar tal doença é tomar de manhã e a à noite, e levar consigo durante o dia todo, uma dose de intimidade com Deus. Se seguirmos Jesus e confiarmos nele, esse mal não vai tomar conta da nossa vida e então chegaremos à Canaã celestial (o céu), vitoriosos, alegres, felizes, dando graças e aleluais ao Senhor.

Alguns anos depois daquela experiência, Calebe disse que tinha chegado à terra prometida porque havia sido inteiramente fiel ao Senhor. Sua vida atesta que quem confia em Deus vence o negativismo.

(texto de JG)

25 de janeiro de 2012

Decisões (Pão Diário 25/01/12)

Leitura Bíblica: Deuteronômio 30.11-16
Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é encoberto, e tampouco está longe de ti.
Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Nem tampouco está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar, para que no-lo traga, e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos?
Porque esta palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.
Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal;
Porquanto te ordeno hoje que ames ao SENHOR teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas, e te multipliques, e o SENHOR teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir.

Versículo em Destaque:
"Escolha hoje a quem irão servir". (Js 24.15)

Mensagem do Pão Diário
Quem sabe onde fica o ponto mais alto entre as nascentes dos rios São Francisco e Paraná? Quando a chuva cai naquele lugar, as águas descem ou para o norte ou para o sul. Formam córregos, descendo ao norte para o São Francisco e daí para o Oceano Atlântico, e ao sul formando o Paraná, que vai desaguar no mesmo mar, mas a centenas de quilômetros no sentido oposto, fora do Brasil. As águas não têm como escolher para onde ir, mas nós temos - e nossas decisões podem levar-nos para direções muito diferentes. Muitas são corriqueiras, outras são determinativas. Lemos hoje o desafio final de Moisés ao povo de Israel no limiar da Terra Prometida, depois de quarenta anos de peregrinação pelo deserto. Pela morte ele deixaria a liderança de Israel e previa, por um lado, vitórias e felicidade e, por outro, derrotas e morte. Ele conhecia a fraqueza do povo diante dos obstáculos. Desejava preparar todos para encararem a realidade: seriam tentados pelas culturas pagãs dos outros povos e poderiam sofrer derrotas. Moisés refletia o coração de Deus, dessejando o melhor para o seu povo e visando ao seu papel na vinda do Messias. Desafiou todos a tomarem uma posição firme de amar a Deus sobre todas as coisas. Só assim teriam o êxito que todos esperavam.

Para você hoje o êxito também depende da sua tomada de posição. Judas Iscariotes foi colocado por Jesus no grupo dos seus discípulos. Porém, seu fim revela que ele nunca foi um seguidor autêntico de Cristo. Acabou entregando-se a Satanás para trais seu Mestre. Vendo que Jesus morreria, suicidou-se - trágico resultado final de escolher mal a quem servir. Hoje é o dia de escolher Cristo para reconciliar-se com Deus: "Agora é o dia da salvação!!" (2Co 6.2). Para o cristão, hoje é o tempo ideal de resolver cumprir a vontade de Deus, dedicando-se mais à leitura e estudo da Bíblia e à oração. E não restam dúvidas: Deus garante êxito!!

(texto de TL)

24 de janeiro de 2012

Medo? (Pão Diário 24/01/12)

Leitura Bíblica: 1 Reis 19.1-9
E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada.
Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles.
O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo.
Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais.
E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come.
E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se.
E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho.
Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui Elias?
Versículo em destaque:
"Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamento com ele, e de graça, todas as coisas?" (Rm 8.32)

Mensagem do Pão Diário
Elias foi um profeta de Deus em Israel no século IX a.C. Ele experimentou milagres de Deus na sua vida. Mediante sua oração não choveu durante três anos em Israel. Foi alimentado por corvos perto de um riacho. Não podendo mais ficar naquele lugar, foi enviado por Deus até uma viúva em Sarepta. Em Sarepta experimentou o milagre da multiplicação do azeite e da farinha, de modo que a viúva, seu filho e o próprio Elias puderam se alimentar. No Monte Carmelo, Elias obtece vitória sobre os profetas de Baal. Viu o fogo do Senhor descenddo do céu, incendiando o holocausto preparado por ele.

Com tanto milagres, poderíamos pensar que Elias jamais sentiria medo diante de uma situação ameaçadora. Mas não foi o que aconteceu. O texto que você leu fala do medo de Elias diante da ameaça de Jezabel. O medo levou Elias a fugir para o deserto a fim de salvar a sua vida. Essa situação lhe causou tanto desgosto que ele pediu a Deus que lhe tirasse a vida. Contudo, Deus não atendeu a esse pedido. Pelo contrário, veio ao seu encontro para motiválo e foralecê-lo.

Isso também pode acontecer conosco. Num momento estamos fortes e confiantes na situação de Deus, e logo depois um acontecimento qualquer pode nos deixar tristes e desanimados, às vezes até com vontade de não viver mais. Mas assim como Deus veio ao encontro de Elias, ele vem ao nosso encontro. Ele não condenou a fraqueza de Elias e nem o seu desânimo. Deus vai até ele e providencia o que mais estava prcisando naquele momento. Com esse gesto, Deus diz a Elias: " Você está com medo, desanimado e cansado, mas eu estou aqui neste deserto com você. Eu não o deixo sozinho. Pode contar comigo". Assim também nós podemos contar com Deus. Afinal, o Deus de Elias é o nosso Deus.

(texto de MP)



23 de janeiro de 2012

Deus ouve (Pão Diário 23/01/12)

Leitura Bíblica: Isaías 59.1-2
Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir.
Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.

Versículo em Destaque
"Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres." (Tg 4.3)

Mensagem do Pão Diário
Certa amiga me confessou que não era feliz apesar das suas posses, e que Deus a teria esquecido, pois não dava ouvidos às suas orações. Às vezes realmente podemos ter essa impressão, mas ele ouve sem dúvida nossas orações e súlicas, só que muitas vezes não nos atende por causa do nosso egoísmo. Este nos faz achar-nos mais importantes que o próprio Deus. É o que a Bíblia chama de "pecado", ou também de maldade ou iniquidade. Lemos hoje o profeta Isaías dizendo que Deus não está surdo. Precisamos entender que, embora seu amor por nós seja imenso, é necessário nos afastarmos desse pecado que nos cerca e que praticamos; caso contrário, Deus não não nos atenderá, fazendo realmente com que pareça surdo. Deus ama o pecador apesar do seu pecado, mas por isso mesmo este precisa ser eliminado antes de tudo. Portanto, nosso pecados têm de ser confessados ao Senhor, pois nos distanciam dele. Além disso, Deus atenderá nossas orações no seu tempo e não no nosso. O braço do Senhor não está encolhido, diz Isaías, e pode alcançar-nos no mais profundo abismo que nos encontrarmos. Pensar que Deus nos esqueceu é um equívoco fatal porque nos afasta da própria fonte da vida. Deus jamais nos esquece (Is 49.15-16), mas no vigia para ver qual é a nossa intenção. Temos de começar a mudar o nosso estilo de vida dizendo o seguinte: Meu Deus, estou vivendo sem perspectivas de vida, mas sei que és poderoso e podes me mudar; por isso, perdoa meus pecados, estende teus braços e tira-me desta situação humilhante que estou passando, restaura-me para que eu possa sentir a tua paz.

(texto de ETS)

YASSER ARAFAT E ADAM SMITH - MANDAMENTOS?

(texto de Walter Martins e Vinicius Assef)

Você conhece algum desses nomes? Sabe quem foram esses homens e o que
eles têm a ver conosco no século 21? São nomes de peso, segundo
aquilo que conhecemos pela história contemporânea.
Yasser Arafat foi líder da Frente Pela Libertação da Palestina.
Ficou conhecido como um grande líder que não temeu os Estados
Unidos. Lutou muito pela paz no Oriente Médio, mas morreu.
Adam Smith foi Administrador, líder e conhecido como o Pai da
Administração Moderna. Conseguiu deixar muitas influências no ramo
administrativo, mas morreu. E a administração tem outros pais e
líderes mais modernos.

No entanto, o capítulo 18 de Êxodo nos mostra o princípio da
administração por responsabilidade, da divisão do trabalho. Moisés
foi o líder que, usado por Deus, conseguiu salvar o povo de Israel da
escravidão do Egito. Ele já era idoso, passava dos oitenta anos de
idade, e guiava aquele povo para a terra de Canaã. Já contamos, eram
cerca de 2 milhões de pessoas sob o comando de um só homem. Então,
quando ele fazia os julgamentos dos desentendimentos, todos ficavam de
pé e ele sentava e tratava cada caso. Imagina o tamanho da fila!
Então, o sogro dele, Jetro, veio visitá-lo no deserto, trazendo a
filha e os netinhos. Quando viu como o genro administrava as
questões, ficou admirado e, sob a orientação de Deus, ensinou a
Moisés como ele deveria delegar responsabilidades. Eu considero Jetro
o pai da administração, mas ele nunca foi reconhecido.

Lembra que eu sempre peço para você prestar atenção aos detalhes?
Pois bem, hoje temos mais um interessante. O que Jetro fez depois de
ouvir o testemunho a respeito das maravilhas de Deus em favor dos
hebreus? Ofereceu sacrifícios a Deus, certo? Mas, aonde estava a
ordem de Deus para sacrificar animais como forma de adoração? Esse
é mais um conceito equivocado, caro leitor, que muitos dizem que os
sacrifícios foram estabelecidos no deserto, somente para os hebreus.
Lembra que lá no jardim do Éden, um cordeiro morreu? Foi um
sacrifício. E quando Caim teve problema com a oferta, Abel estava
oferecendo um sacrifício também, lembra? Lembra também que Noé
sacrificou a Deus assim que saiu da arca? Outro sacrifício. Mas nem
Abel nem Noé eram hebreus, certo? Só para constar, eles nasceram
antes do dilúvio, antes da dispersão da Torre de Babel. Sendo assim,
até Jetro, que nem era seguidor do Deus Criador, sabia sobre os
sacrifícios. Lembre-se disso: o ritual de sacrifícios existe desde
que Adão e Eva pecaram. Todos sabiam disso naquela época.
Agora, o povo estava organizado, porém, não havia nada escrito sobre
como eles deveriam proceder para seguirem o caminho do Senhor. Logo,
Deus produziu e deu a eles uma lei, ou mandamentos. Veja o acordo
entre Deus e os israelitas em Êxodo 19. Esta foi a aliança entre
eles.

Depois disso, Moisés desceu do monte e mostrou ao povo o que Deus
havia escrito em duas tábuas de pedra, o que conhecemos hoje como Os
Dez Mandamentos, que chamamos de Lei Moral. Os que entendem de lei
hão de concordar comigo, que não houve outro conjunto de leis
semelhante em todo tempo até hoje.

Leia atenciosamente Êxodo 20:3 até o verso 17. Dedique-se a Deus,
pratique os mandamentos e sua vida será uma benção.

22 de janeiro de 2012

"A Música Segundo Tom Jobim" estreia nos cinemas

Documentário "A Música Segundo Tom Jobim" chega aos cinemas e ganha elogios da crítica; direção de Nelson Pereira
 
O documentário "A Música Segundo Tom Jobim" estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 20. "A Música Segundo Tom Jobim" conta a biografia de Antonio Carlos Jobim, o Tom Jobim, mestre da música brasileira. "O extraordinário universo da música de Tom Jobim não cabe em palavras". Foi com essa ideia em mente que o diretor Nelson Pereira dos Santos, ao lado de Dora Jobim, contou em filme a discografia completa do grande compositor brasileiro, autor de uma obra eterna e de alcance internacional. Tom Jobim é considerado, ao lado de Heitor Villa-Lobos, um dos maiores expoentes de todos os tempos da música brasileira. Nada mais justo, portanto, ganhar um documentário.

A Música Segundo Tom Jobim (Foto: Divulgação)
Estreia documentário "A Música Segundo Tom Jobim"

Com distribuição da Sony Pictures, "A Música Segundo Tom Jobim" usa imagens do acervo do Instituto Tom Jobim, além de imagens de canais de televisão do exterior e vídeos que caíram na Internet. São vídeos inéditos de Tom Jobim, e músicas cantadas por intérpretes dos mais variados. Sabe quem canta Tom Jobim no documentário de Nelson Pereira dos Santos? Gal Costa, Elizeth Cardoso, Diana Krall, o francês Jean Sablon, os americanos Ella Fitzgerald, Sammy Davis Jr. e Frank Sinatra, além de Toquinho, Elis Regina, Nara Leão, Maysa, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Chico Buarque e Gilberto Gil.

Chico Buarque e Tom Jobim aparecem cantando juntos no Festival da Canção de 1968, quando a dupla foi vaiada ao cantar a música "Sabiá". O crítico Alysson Oliveira, do Cineweb, falou sobre a estreia de "A Música Segundo Tom Jobim": "Com sua sensibilidade aguçada, 'A música segundo Tom Jobim' é uma viagem sensorial por um universo musical bastante rico. É também uma jornada por nossa cultura e a visão desta pelo mundo afora. 'Garota de Ipanema' é uma das músicas mais cantadas no mundo - e no documentário não é diferente, trazendo diversas versões dela, na interpretação de músicos como Errol Garner, Pat Hervey, Marcia e Lio - fora a versão original".

O documentário de Nelson Pereira dos Santos tem 88 minutos de duração. 88 minutos de Tom Jobim!

Espera ativa (Pão Diário 22/01/12)

Leitura Bíblica: Lucas 25-35
Havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem era justo e temente a Deus, esperando a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele.
E fora-lhe revelado, pelo Espírito Santo, que ele não morreria antes de ter visto o Cristo do Senhor.
E pelo Espírito foi ao templo e, quando os pais trouxeram o menino Jesus, para com ele procederem segundo o uso da lei,
Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse:
Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, Segundo a tua palavra;
Pois já os meus olhos viram a tua salvação,
A qual tu preparaste perante a face de todos os povos;
Luz para iluminar as nações, E para glória de teu povo Israel.
E José, e sua mãe, se maravilharam das coisas que dele se diziam.
E Simeão os abençoou, e disse a Maria, sua mãe: Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado
(E uma espada traspassará também a tua própria alma); para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.
Versículo em Destaque:
"Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus." (Rm 8.14)

Mensagem do Pão Diário
Sabemos pouco sobre Simeão, de quem lemos hoje - na verdade, apenas aquilo que está escrito aí. Essas informações, porém, são suficientes para desenhar um perfil muito instrutivo dele. Dois dos seus aspectos eram bem comuns: pertencia ao povo de Israel, como quase todos naquele lugar, e esperava a "consolação" de Israel, ou seja, a restauração da nação, naquela época oprimida pelo Império Romano. O fato de ter sito justo e piedoso já não é assim tão óbvio: justiça e piedade podem ser muito bem fingidas. Existiam grandes especialistas nesta arte. No caso de Simeão, porém, eram qualidades autênticas, porque lemos que o Espírito Santo estava sobre ele. De acordo com o versículo em destaque, isso demosntra que ele era filho de Deus.

Não sabemos como Simeão levava a vida. O texto não diz, mas sugere que ele já era idoso - ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor e, após tomar o pequeno Jesus nos braços, afirma que agora poderia partir em paz. Sua carreira estava completa. É fácil imaginar que uma pessoa assim não fizesse mais nada - era velho e esperava. Talvez passasse o dia cochilando. Entretanto, fica claro que não era assim. De qualquer forma, ele estava bem atento aos recados que Deus teria para ele por meio do seu Espírito - e quando este se manifestou, Simeão não perdeu tempo. Tratou de atender o aviso que recebeu e foi ao templo - o lugar lógico para encontrar com alguém que Deus tivesse enviado - e lá encontrou o que estava há tanto tempo.

Outros também esperavam a restauração de Israel: havia os zelotes, que tantavam resolver a questão da violência, e aqueles que se acomodavam e tratavam de tirar da situação o proveito possível. De Simeão quero aprender a me manter ao mesmo tempo paciente na espera e alerta para as instruções de Deus - e então agir sem demora.

(texto de RK)

Seguindo à distância (Pão Diário 21/01/12)

Leitura Bíblica: Lucas 22.54-62
Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.
E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles.
E como certa criada, vendo-o estar assentado ao fogo, pusesse os olhos nele, disse: Este também estava com ele.
Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço.
E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou.
E, passada quase uma hora, um outro afirmava, dizendo: Também este verdadeiramente estava com ele, pois também é galileu.
E Pedro disse: Homem, não sei o que dizes. E logo, estando ele ainda a falar, cantou o galo.
E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente.
Versículo em destaque:
"Pedro os seguia à distância." (Lc 22.54)

Mensagem do Pão Diário
No texto bíblico de hoje observamos a posição perigosa de Pedro na noite em que o Senhor Jesus Cristo foi traído. Aliás, Pedro estava sempre em posição perigosa quando se afastava de Jesus. Bem intencionado, mas instável e impulsivo, necessitava em especial da mão amiga do Senhor Jesus Cristo.

Foi por segui-lo de longe que ele fracassou vergonhosamente. Arrependeu-se quando Jesus o olhou e ele se deu conta do que havia feito.

Em outra ocasião, afastados um pouco de Jesus, seus discípulos começaram uma acalorada discussão sobre quem deles seria o maior. Quando estavam de novo em casa, o Senhor perguntou-lhes: "O que vocês estavam discutindo no caminho?". Pedro, sempre pronto a falar, daquela vez ficou em silêncio. Envergonhara-se do baixo nível da conversação quando distante do seu Mestre.

Não seria sempre assim? Quando o cristão sai da luz e do amor de Jesus, cai em armadilhas. É muito perigoso. Infelizmente é fácil ser como Pedro: segue-se Jesus à distância, não assumindo um compromisso sério com o Senhor. Falta-se aos cultos, fica-se distante dos outros cristãos, não se lê nem se estuda a Bíblia e também não se ora com regularidade. Nesta forma podemos chamar-nos de cristãos, mas de fato estar muito distantes do Senhor, fora da área de segurança de que necessitamos para não cair nas muitas armadilhas espirituais que existem por aí. Tal como foi com Pedro, o resultado será no mínimo um amargo remorso, com o risco de perder completamente o rumo da vida cristã. Por que arriscar-nos desta maneira quando podemos manter uma comunhão constante com Cristo, fortalecendo e orientando nossa vida tal como necessitamos? Afinal, ele prometeu estar conosco todos os dias.... (Mt 28.20).

(texto de MM)

20 de janeiro de 2012

Ampara-me (Pão Diário 20/01/12)

Leitura Bíblica: Deuteronômio 31.1-8
Depois foi Moisés, e falou estas palavras a todo o Israel,
E disse-lhes: Da idade de cento e vinte anos sou eu hoje; já não poderei mais sair e entrar; além disto o SENHOR me disse: Não passarás o Jordão.
O SENHOR teu Deus passará adiante de ti; ele destruirá estas nações de diante de ti, para que as possuas; Josué passará adiante de ti, como o SENHOR tem falado.
E o SENHOR lhes fará como fez a Siom e a Ogue, reis dos amorreus, e à sua terra, os quais destruiu.
Quando, pois, o SENHOR vo-los der diante de vós, então com eles fareis conforme a todo o mandamento que vos tenho ordenado.
Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o SENHOR teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará.
E chamou Moisés a Josué, e lhe disse aos olhos de todo o Israel: Esforça-te e anima-te; porque com este povo entrarás na terra que o SENHOR jurou a teus pais lhes dar; e tu os farás herdá-la.
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes.


============================
Versículo em destaque:
"Nunca o deixarei, numa o abandonarei." (Js 1.5)
============================

Mensagem do Pão Diário
Num determinado dia, Moisés foi chamado pelo Senhor Deus para liderar os hebreus, seu povo, quando saíssem do Egito, onde viviam escravizados, a fim de conduzi-los à terra que ele mesmo, Deus, designara para habitação perpétua deles. Todavia, Moisés mostrou insegurança, receio mesmo, julgando-se incapaz de enfrentar o faraó (o rei do Egito) para esse fim - e, de fato, sua tarefa foi bem árdua.

Ele tinha problemas com a fala, mas o Senhor o orientou a procurar duplo amparo e auxílio: primeiro de Deus mesmo, que o orientaria, e também de seu irmão Arão, que era bem fluente verbalmente e falaria com ele, conforme ocorreu nos primeiros encontros com o faraó.

Isso foi no início, mas depois ele se desincumbiu da tarefa contando apenas com a direção e o amparo de Deus, que lhe transmitia as palavras, além de lhe dar poderes especiais, o que era suficiente.

Por não desamparar e nem deixar Moisés sozinho, Deus fez crescer nele essa convicção de que o nosso Pai Celeste não nos abandona nuca.

Com a morte de Moisés, Deus repetiu a mesma promessa ao seu sucessor, Josué e, de fato, não o deixou e nem o desamparou quando agora teve de liderar o povo na conquista da terra prometida.

A garantia de Deus de não nos desamparar e nem nos deixar é tão forte, tão importante, e nos dá tanta segurança, que foi novamente lembrada no Novo Testamento (Hb 13.5).

Como Moisés e depois Josué, precisamos pedir a Deus, e tão somente a ele, que nos dirija, oriente e ampara sempre. Assim ele poderá realizar a sua vontade por meio da nossa vida e do que fizermos, para que todo este mundo venha a conhecer o seu amor e tenha oportunidade de reconciliar-se com ele.

(texto de ETA)

19 de janeiro de 2012

Tirar o pó (Pão Diário 19/01/12)

Leitura Bíblica: Isaías 1.16-18
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
===================
Versículo em destaque:
"Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons." (PV 15.3)
===================

Mensagem do Pão Diário
Estava fazendo a faxina em casa, e me chamou a atenção que quando se tira o pó dos móveis, principalmente de uma estante com livros, ninguém percebe a poeira se não removemos aquilo que o cobre. Somente quem faz a limpeza é que sabe o tanto de poeira que se esconde debaixo das coisas.

Algumas vezes agimos assim em relação à nós mesmos. Temos uma "poeira" dentro de nós que incomoda, dá alergia e faz espirrar, mas que permanece escondida. Um outro nome para ela é pecado. São aqueles pensamentos, sentimentos e atitudes que desagradam a Deus, embora ninguém mais saiba que existem. Podemos escondê-los das pessoas, mas para Deus nada passa despercebido. Ele conhece cada pensamento do nosso coração e tudo o que acontece em nosso íntimo.

Se não retirada totalmente, a poeira se impregna no móvel e vai criando crostas, e então cada vez fica mais difícil removê-la. Assim também é com o pecado: de tanto ficar acumulado, ele começa a fazer parte da nossa rotina e do nosso comportamento. As más atitudes passam a ser normais e nem percebemos mais que elas não agradam a Deus.

Na sua infinita sabedoria, Deus não criou nada empoeirado. Pelo contrário, ele até nos dá o "lustra-móveis" eficaz para podermos ficar limpos: é Jesus. Ele veio ao mundo para libertar as pessoas da escravidão ao pecado, carregando em suas costas a marca do castigo que deveria ser meu e seu, pagando dessa forma o alto preço na cruz: deua sua vida para que a nossa fosse limpa.

Somente por meio de Jesus é que somos purificados e recebemos o perdão de toda sujeira que quer nos impregnar. Hoje talvez seja a oportunidade de "tirar o pó" de sua vida, confessando e se arrependendo daquilo que está impedindo o seu relacionamento com Deus. Faça isso diariamente e experimente o alívio que Jesus proporciona àqueles que o seguem.

(texto de APS)

O que é mais fácil, vender ou produzir? (Logística)

A maioria dos empreendedores concorda que é mais fácil produzir. Também se observa que as indústrias, em quase sua totalidade, surgem da capacidade produtiva e não comercial de seus fundadores.
Se a empresa não vende o que produz, corre o risco de gerar excesso de produtos nos estoques e conseqüente desequilíbrio entre as receitas e despesas. Portanto, é fundamental a capacitação para vender produtos, serviços, imagem, confiança e credibilidade. Isto porque, para ter a oportunidade de fazer uma entrevista e ter chances para demonstrar e vender, o vendedor primeiramente precisa vender a sua imagem e a imagem da sua empresa.
Numa empresa nada acontece sem as vendas, elas são os motores que impulsionam os negócios. Grande parcela do sucesso das organizações se deve à capacidade dos profissionais de vendas, portanto precisamos desenvolvê-la continuamente.

A Pré-Venda

Nas vendas há espaço para o exercício da arte, da criatividade e principalmente de técnicas. Reconhecidamente, vender é um processo composto por três etapas bastante distintas, identificadas como a pré-venda, a venda propriamente dita, e o pós-venda. Destas, a fase mais negligenciada é a pré-venda. Tão importante quanto saber vender é saber para quem vender. Daí, a importância de escolher visitar as empresas e pessoas certas, ou seja, as pessoas que tomam as decisões de compra.

A Prospecção

Em vendas, a busca pelas empresas e pessoas certas, dá-se o nome de prospecção de mercado. A palavra prospecção tem origem na geologia. Denomina-se, por exemplo, de “prospecção de ouro” a ação de peneirar grande quantidade de areia para encontrar pequenos fragmentos de ouro. Semelhantemente, o vendedor analisa uma grande quantidade de possíveis clientes para concentrar seus esforços nos que apresentam o maior potencial.
Todas as atividades realizadas por um vendedor consomem tempo, e tempo é o seu maior patrimônio. Não é por acaso que a expressão inglesa “time is money”, cujo significado é “tempo é dinheiro”, aparece 224.000.000 vezes no Google.
Se o vendedor buscar clientes de forma aleatória e sem critérios, investirá muito tempo e dinheiro obtendo resultados ineficientes.  Já se o vendedor planejar suas prospecções a partir de bancos de dados organizados e focados, certamente seus resultados serão melhores.

Foque os Benefícios

Conhecer as características dos produtos e serviços que vendemos é fundamental, mas não se esqueça que os clientes não compram as características, mas sim o que os produtos e serviços fazem por elas. Portanto, foque nos benefícios!  Mostre sempre seus produtos levando em conta o que eles farão pelos seus clientes. Seja um tradutor de características em benefícios. Facilite as vendas! Após mencionar uma característica, diga em seguida o que ela significa para a pessoa ou para a empresa dela.

Vença o Medo das Objeções

Outro aspecto da venda que temos que encarar com seriedade é o manejo das objeções. Há especialistas que arriscam afirmar que oito em cada dez vendedores têm medo de objeções. Pois bem: “quem vive sob o domínio do medo jamais será livre”.  O medo freia, isto quando não paralisa o profissional! É preciso encará-lo como parte normal de uma venda. Quando começam a surgir as objeções é sinal de que o cliente está realmente interessado na compra e não o contrário, como parece ser!

Lembre-se

O verdadeiro profissional não está preocupado em vender uma só vez para o cliente. Ele acredita no valor vitalício do cliente. Para isso, precisa ter uma postura de solucionador de problemas, um indivíduo que alimente sistematicamente o cliente com novas informações e soluções, agregando valor aos produtos e serviços que comercializa, criando desta forma barreiras à entrada de novos concorrentes.

Por Soeli de Oliveira: Consultora e Palestrante do Instituto Tecnológico de Negócios, nas áreas de marketing varejo, atendimento e motivação- E-mail: soeli@sinos.net – Novo Hamburgo – RS.

18 de janeiro de 2012

Rivais (Pão Diário 18/01/12)

A partir de hoje, postarei também o texto da "Leitura Bíblica". E a mensagem do Pão Diário ficará mais abaixo.

Leitura Bíblica: Salmo 109.1-20
[Salmo de Davi para o músico-mor] O Deus do meu louvor, não te cales,
Pois a boca do ímpio e a boca do enganador estão abertas contra mim. Têm falado contra mim com uma língua mentirosa.
Eles me cercaram com palavras odiosas, e pelejaram contra mim sem causa.
Em recompensa do meu amor são meus adversários; mas eu faço oração.
E me deram mal pelo bem, e ódio pelo meu amor.
Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita.
Quando for julgado, saia condenado; e a sua oração se lhe torne em pecado.
Sejam poucos os seus dias, e outro tome o seu ofício.
Sejam órfãos os seus filhos, e viúva sua mulher.
Sejam vagabundos e pedintes os seus filhos, e busquem pão fora dos seus lugares desolados.
Lance o credor mão de tudo quanto tenha, e despojem os estranhos o seu trabalho.
Não haja ninguém que se compadeça dele, nem haja quem favoreça os seus órfãos.
Desapareça a sua posteridade, o seu nome seja apagado na seguinte geração.
Esteja na memória do SENHOR a iniqüidade de seus pais, e não se apague o pecado de sua mãe.
Antes estejam sempre perante o SENHOR, para que faça desaparecer a sua memória da terra.
Porquanto não se lembrou de fazer misericórdia; antes perseguiu ao homem aflito e ao necessitado, para que pudesse até matar o quebrantado de coração.
Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele.
Assim como se vestiu de maldição, como sua roupa, assim penetre ela nas suas entranhas, como água, e em seus ossos como azeite.
Seja para ele como a roupa que o cobre, e como cinto que o cinja sempre.
Seja este o galardão dos meus contrários, da parte do SENHOR, e dos que falam mal contra a minha alma.

================================
 Versículo em destaque:
"Amem os seus inimigos e façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam." (Lc 6.27-28)
================================

Mensagem do Pão Diário
O texto que lemos hoje assusta?
Mas não é assim que agimos muitas vezes?
Queremos que Deus nos vingue, castigando aqueles que nos prejudicaram. Davi chegou a pedir que a morte apanhasse seus inimigos de surpresa e eles descessem vivos à sepultura (Sl 55.15)!

Você pode argumentar que não tem inimigos declarados. Pense, então, naquelas pessoas que tornam sua vida mais difícil por meio de engano, desrespeito e até violência. Por exemplo, no estado onde moro a rivalidade entre os dois principais times de futebol é muito grande. Os comentaristas esportivos dizem que há uma "gangorra": se um dos times está bem, o outro não estará. Sendo assim, é muito difícil conviver pacificamente. Trocar de time, então, é considerado traição. A rivalidade é tão "normal" que um dia parabenizei um amigo por uma conquista do "time inimigo" e ele ficou surpreso!!

Jesus ensinou que devemos amar nossos inimigos. Como é difícil fazer isso! Pensamos que tais pessoas não merecem nosso amor - mas esquecemos que nós também não merecíamos o amor de Deus. Contudo, ele ama os bons e os maus. Cristo morreu para reconciliar com Deus até mesmo aqueles que o crucificaram.

Tenho de admitir: não sou capaz de amar assim. Preciso da ajuda de Deus a cada dia. Somente por amor a ele posso abandonar minhas restrições pessoais e retribuir o mal com o bem. É mais fácil amar apenas quem é agradável e confiável, e que me ama também - mas até as pessoas sem Deus fazem isso! Os cristãos têm de ir além e surpreender os outros fazendo aquilo que eles não esperam. Jesus disse que devemos orar por eles e também demonstrar em ações concretas nosso amor. Se eles não mudarem de atitude, problema deles - nós mudamos!! Não seremos mais motivados pelas ações dos outros, mas pelo desejo de obedecer a Deus.

(texto de VWR)



17 de janeiro de 2012

A Bíblia proíbe a comemoração de aniversários?

Embora algumas religiões não concordem com a celebração de aniversários e datas comemorativas afins tais como o Natal e outras mais, não encontramos na Bíblia nenhuma proibição contra a comemoração de aniversários.

Com o tempo os hábitos e costumes de uma sociedade mudam. E não podemos considerar tudo o que é novo como mau ou pecaminoso.

Por exemplo: ainda existem algumas pessoas que acham que a utilização de carros movidos à gasolina seja algo pecaminoso (não está escrito na Bíblia) e até hoje apenas usam cavalos e carroças. Podemos perceber que nem tudo que não está registrado na Bíblia é em si mesmo errado.

Daí a importância de entendermos e estudarmos a validade e as aplicações dos Dez Mandamentos da santa Lei de Deus. Esta é uma porção da Bíblia escrita pelo próprio dedo de Deus que resume o que Deus espera dos seres humanos em todas as épocas, em todos os lugares e em todos os tempos. Você pode conferir em Êxodo, capítulo 20. Ali está claro que os princípios contidos nesses mandamentos se aplicam a todas as circunstâncias de nosso viver. Eclesiastes 12:13 diz que ‘de tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.’

Quer um exemplo: a pessoa que abusa de sua saúde (fumando, bebendo, trabalhando demais etc…) está na verdade transgredindo o sexto mandamento: Não matarás!

As obrigações do homem para com Deus estão resumidas nos Dez Mandamentos. Devemos ter cuidado para não estarmos acrescentando às leis que Deus deixou, outras leis que apenas tornariam a nossa vida um fardo insuportável.

Nos dias de Jesus havia milhares de pequenas leis. Os fariseus se orgulhavam de as seguir todas. Mas Jesus os criticou por esta rigidez e hipocrisia! Mateus 23:23 relata: ‘Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!’

A comemoração de datas festivas não constitui uma transgressão de nenhum dos Dez Mandamentos.

Mas um cuidado precisa ser tomado ao ser celebrado o aniversário de um filho ou parente: a pessoa deve ser convidada a louvar a Deus por mais um ano de vida e não apenas pensar em receber presentes.

O fato da data do nascimento de Jesus não ter sido revelada, nos mostra que Deus está mais interessado que nós os seus filhos adoremos a Ele como o nosso criador e Salvador, do que estarmos celebrando dias e esquecendo o personagem principal das nossas vidas que é Deus.

Todos nós gostamos de receber presentes. Não há nenhum pecado nisso. O próprio Deus nos ofereceu o maior presente quando nos deu o seu filho Jesus Cristo. ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.’(João 3:16)

Será que nos tornaremos orgulhosos por aceitar o presente de Deus? Não necessariamente. Mas devemos pedir a Deus que nos ajude a sermos humildes e bondosos, mesmo quando estamos nos alegrando em uma comemoração de aniversário.

Nosso desafio maior talvez não seja deixar de realizar cerimônias de aniversário mas sim ajudar a nossos filhos a serem liberais para com o próximo e benevolentes para com os mais necessitados do que eles como aconselha Isaías 58:6.

Fonte: Rádio Novo Tempo

Barro (Pão Diário 17/01/12)

Leitura Bíblica: Jeremias 18.1-6
"Não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor." (Ef 5.17)

Deus tinha um plano para seu povo, por isso informou ao profeta Jeremias o que estava para fazer. Os israelitas desobedeceram a Deus e, em seu zelo pela nação, ele estava resolvido a enviá-los para o cativeiro como forma de purificação. Sendo assim, Deus manda Jeremais fazer uma visita à casa do oleiro. Chegando lá, ele começa a observar o trabalho, e assim vem a Palavra de Deus ao profeta: "Eu sou o oleiro, vocês são o barro". Da mesma forma que o oleiro estava concentrado em sua tarefa, Deus também concentrava sua ações para que as pessoas pudessem chegar cada vez mais perto dele. Mas, devido à sua desobediência, elas precisavam se purificar - isso fazia parte do projeto de Deus.

No texto de hoje, podemos notas que em um dado momento o vaso que o oleiro estava fazendo se estragou. Não sabemos por que razão isso aconteceu. Não sou oleiro, mas imagino que uma das causas pudesse ser o fato de que o barro ainda estivesse um pouco duro, precisando por isso ser amassado por mais tempo para atingir a textura necessária. O oleiro precisou destruir o que já havia feito para poder começar tudo de novo.

Quando isso acontece com as pessoas, Deus, como bom oleiro, também recomeça seu trabalho em nossa vida espiritual. O vaso, que somos nós, se quebra muitas vezes. Talvez isso se deva ao fato de que a matéria-prima (nossa vida) precisa ser amassada um pouco mais até atingir o ponto em que ela fique moldável, por assim dizer. Deus usou o cativeiro para moldar o povo de Israel. Do mesmo modo, Deus usa as mais diversas circunstâncias da vida para moldar a cada um de nós, até que nos tornemos um bom vaso segundo a sua vontade.

(texto de CMW)





16 de janeiro de 2012

Arrogância (Pão Diário 16/01/12)

Leitura Bíblica: Provérbio 3.1-7
"Não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer ao Senhor, fugindo do mal." (Pv 3.7)

O que se entende por arrogância?
Um dicionário diz tratar-se do orgulho ostensivo, altivez: arrogante é aquele que pretende ser mais elevado por suposta superioridade moral, social, intelectual ou de comportamento. Pode ser definida também pos insolência, atrevimento, ousadia.

Quem foi que teve tal procedimento? Na história da humanidade o assunto aparece lá no início. Satanás mostrou-se arrogante quando se rebelou contra Deus e conseguiu introduzir isso em Adão e Eva. Com todo o cortejo que o orgulho pode provocar, eles foram tentados a confiar mais em seu próprio conhecimento e a fazer as coisas a seu modo, e não como Deus ordenara. Isso gerou o que se passou a chamar de "pecado". De acordo com o conceito bíblico, pecado pode ser resumido como tudo que se afasta do normal prescrito pela ordem divina e como algo que se opõe à vida. É o que leva o homem a errar o alvo que Deus tinha para ele. É aqui que o poder da arrogância entra em ação. Ela convence o homem de que ele não precisa de Deus, e sugere que boas obras são suficientes para se viver satisfatoriamente. Fazer o bem tem o seu lugar, mas nunca como meio para obter a vida eterna e sim como consequência do amor a Deus e resposta ao que ele fez por nós. Então, as boas obras deixam de se mero produto de uma atitude arrogante e tornam-se fruto da gratidão de Deus.

O livro de Provérbio trata com muita seriedade o problema da arrogância: Deus a odeia (Pv 8.13) e afirma que ela é uma característica do ímpio, não do justo (Pv 21.29 e 22.8). Logo no começo do livro, Salomão aconselha: "Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas". Como diz o versículo em destaque, sábio é quem ama e obedece ao Senhor!

(texto de HM)



15 de janeiro de 2012

Inovação x Criatividade!!! (Logística)

A busca por novidades é condição ideal para a sobrevivência de uma empresa ou mesmo de um profissional
O termo inovação é um derivado do latim innovatio, que traduz a ideia de algo com padrões diferentes dos anteriores. E é assim que devemos encarar a inovação empresarial: uma novidade que revolucione, de certo modo, o mercado. “No mundo empresarial, a ideia de inovação está associada ao conceito de competitividade: a empresa só inova quando se torna mais competitiva, ou seja, quando encontra um novo nicho de mercado”, explica Alain Fares, diretor executivo do Centro para Inovação e Competitividade (CIC), no Rio de Janeiro (RJ).
inovação e competitividadePara Carla Virmond Mello, especialista em carreira e diretora das consultorias Acta e DBM do Brasil, o profissional também possui um papel fundamental no momento das inovações. “Inovar significa pensar sempre o que pode ser melhorado, facilitado e economizado”, comenta. “Cabe a cada um refletir e questionar como fazer mais em menos tempo e com menos recursos”, explica.

Como se diferenciar

A ideia de inovação deve fazer parte da estratégia de uma empresa. “Algumas instituições compreendem que seu caminho para o sucesso já está traçado e não há nada para ser modificado”, conta Fares. “Porém é a inovação que trará o diferencial competitivo para a empresa e também abrirá a possibilidade de atingir nichos de mercado que não estavam previstos anteriormente”, argumenta.
Para Carla, os inovadores saem na frente durante esse processo. “Um profissional inovador é aquele que sabe explorar habilidades como investigação, pensar fora da caixa, reflexão, curiosidade, o não comodismo e uma visão sistêmica, além da antecipação de tendências e da percepção de novos hábitos de vida e consumo”, explica. Ela também ressalta que a inovação pode ser feita a partir de pequenos atos. “Nem sempre são grandes invenções, que necessitam de grandes investimentos. Uma inovação pode ser uma reflexão, uma forma de agir diferente, sem medo e sem censura”, afirma.
Para Fares, a inovação também pode ser vista sob óticas diferentes. “Ela não passa, necessariamente, pela criação de um produto ou serviço totalmente novo. Muitas vezes é algo adaptado, criando uma nova oferta para um público diferente”, comenta. Uma inovação simples foi o surgimento do Post-it, que uniu um adesivo de fácil remoção a um bloco de notas. Criou-se uma nova necessidade, e os Post-its são utilizados no mundo inteiro até hoje.

Responsabilidade de quem?

Carla Mello acredita que a inovação é papel de cada um – seja empresa ou colaborador. “Os profissionais mais comprometidos fazem isso naturalmente, até mesmo por uma questão de consciência empreendedora”, afirma a especialista. E as empresas devem ir atrás de profissionais que busquem inovar. “Esse, sem dúvida, é um profissional preocupado e engajado não apenas com a sua empresa, mas com as suas atividades e a sustentação do negócio”, destaca.
Para ela, quanto mais inovador é o profissional, também é mais comprometido – e a questão da competitividade vem como consequência. “Um profissional comprometido verá com facilidade novas formas de desenvolver seu trabalho e naturalmente estará mais preparado diante dos demais”, explica.
Sob o ponto de vista empresarial, Fares acredita que a empresa deve incentivar e promover as inovações. “Escutar as ideias dos colaboradores é importante, porém não é isso que fará a organização ser inovadora”, comenta. “É necessário investir no treinamento e na capacitação dos funcionários, para que todos entendam o que é inovação e saibam colocar os processos em prática”, completa.
Para ele, o movimento pela inovação é semelhante ao movimento de busca pela qualidade nos processos e atividades de uma empresa, que aconteceu entre os anos 80 e 90. “Naquela época, as empresas só tiveram sucesso quando compreenderam a qualidade almejada e executaram os processos aprendidos, tudo através de investimentos e capacitações”, explica Fares. “Atualmente uma empresa que não investe em qualidade não irá sobreviver no mercado”, finaliza.

(texto extraído do site: www.logisticadescomplicada.com.br)

Alexandre: "O Grande" - últimos desejos

Um belo texto para você refletir.
Conta-se que quando estava à beira da morte, Alexandre, o Grande convocou os seus generais e relatou seus 3 últimos desejos:

1-) Que seu caixão fosse transportado pelas mãos dos médicos da época;
2-) Que fosse espalhado no caminho até seu túmulo os seus tesouros conquistados (prata, ouro, pedras preciosas);
3-) Que suas duas mãos fossem deixadas balançando no ar, fora do caixão: à vista de todos.

Um dos seus generais, admirado com esses desejos incomuns, perguntou a Alexandre quais as razões para tal desejo. Alexandre explicou:

1-) Quero que os mais iminentes médicos carreguem meu caixão para mostrar que eles NÃO têm poder de cura perante a morte;
2-) Quero que o chão seja coberto pelos meus tesouros para que as pessoas possam ver que os bens materiais aqui conquistados, aqui permanecem;
3-) Quero que minhas mãos balancem ao vento para que as pessoas possam ver que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partimos.

Escolhas (Pão Diário 15/01/12)

Leitura Bíblica: Gênesis 3.1-13
"Dirige os meus passos conforme a tua palavra; não permitas que nenhum pecado me domine." (Sl 119.133)

Em nossas escolha diárias, muitas vezes não temos uma orientação clara de Deus - e ela nem é necessária, como quanto ao que vamos vestir ou comer, por exemplo. Porém, em outras ocasiões bem mais importante, sabemoa exatamente o que Deus ordena. Adão e Eva também sabiam: deveriam cuidara do jardim e podiam comer os frutos de todas as árvores, exceto uma (Gn 2.15-17). Havia uma proibição bem clara, que na verdade era um teste. E eles falharam.

Assim como no caso deles, nossas escolhas (obedecer a Deus ou não) vão nos aproximar de Deus ou nos distanciar dele. A desobediência do primeiro casal trouxe uma consequência que afetou toda a humanidade: a separação de Deus, que só foi superada com a morte de Cristo em nosso lugar. Isso deveria nos fazer pensar mais nos resultados de nossas atitudes do que no prazer proporcionado por elas - aliás, o gosto da fruta não deve ter sido tão bom quanto parecia, não é mesmo?

É fácil condená-los, mas teríamos feito diferente em seu lugar? Quantas vezes sabemos exatamente o que Deus quer, mas escolhemos desobedecer-lhe? Somos testados diariamente e tentados a, como Eca, ouvir mais os outros do que Deus. Há vozes por todos os lados querendo nos convencer de que Deus não disse tal coisa, que sua Palavra é ultrapassada ou que não vale a pena segui-lo. Não podemos dar ouvidos a tais argumentos - temos de prestar atenção somente ao Espírito de Deus. Ele fala conosco pessoalmente e por meio da Bíblia. Aliás, é o conhecimento do que Deus disse em sua Palavra que nos protege contra as tentações. Quanto mais conhecermos Deus pessoalmente por meio das experiências com ele, mais teremos certeza de que ele tem o melhor para nós. Afinal, fomos criados por ele - quem melhor que o Criador para sabe o que precisamos e por qual caminhos devemos seguir?

(texto de VWR)

14 de janeiro de 2012

Proximidade (Pão Diário 14/01/12)

Leitura Bíblica: Êxodo 3.1-10
"O Senhor está perto de todos os que o invocam... com sinceridade." (Sl 145.18)

Matthew Henry é escritor de comentários da Bíblia. Certo dia, foi assaltado e fez a seguinte anotação em seu diário: "Estou agradecido; primeiro, porque nunca fui roubado antes; segundo, porque, apesar de terem levado minha carteira, não me tiraram a vida; terceiro, porque, apesar de terem levado tudo, não perdi muita coisa e, quarto, fui roubado; não fui eu que roubei".

Interessante a forma que ele encontrou para falar a respeito de um problema que estava enfrentando. Ele não esqueceu que podia ser grato, apesar de ter passado por um mau momento.

Temos muito mais motivos para agradecer do que para reclamar. O maior deles, com certeza, é o amor de Deus por nós. Ele conhece nossas dores e se aproxima com amor. É maravilhoso saber que o Criador se preocupa conosco, simples e miseráveis criaturas. Ele é quem nos dá força e paz.

Precisamos lembrar que Deus está próximo de nós e a cada dia demonstra seu cuidado conosco. Podemos nos esquecer disso, distraídos pelo vazio da decepção, pela dor de algum problema, pela angústia e pela tristeza que nos cercam. No texto de hoje, Deus disse que tinha escutado o clamor do seu povo e "desscido" até eles, ou seja, ia agir. Da mesma forma, ele nos diz: "Certamente vi sua aflição, ouvi o seu clamor, sei o quanto você está sofrendo" - e intervém em nossa vida.

Deus apareceu a Moisés numa sarça que, mesmo pegando fogo, n~so se consumia. Quando Moisés se aproximou, soube, que o Senhor estava ali e qua não poderia aproximar-se daquele lugar santo de qualquer maneira. Tirar as sandálias era um sinal de reverência e humildade. Hoje, é muito importante saber que só podemos chegar diante de Deus se nos humilharmos na sua presença e reconhecermos que precisamos dele.

Deus está perto e se importa conosco - eis um bom motivo para agradecer a Deus e consagrar a vida a ele!!!

(texto de HSG)

13 de janeiro de 2012

Entre nós!! (Pão Diário 13/01/12)

Leitura Bíblica: Oseias 11.1-9
"Não executarei a minha ira impetuosa, não tornarei a destruir Efraim. Pois sou Deus, e não homem, o santo no meio de vocês." (Os 11.9)

Um dia desses fui convidado para uma cerimônia de colação de grau de um amigo. Ele estava concluindo o seu curso de Direito. Na oportunidade concedida à oradora da turma, esta homenageou seus professora, colegas, familiares e a todos os presentes daquele auditório pela contribuição de cada um ao longo do curso. Fez também questão de homenagear sua avó, já falecida, por tê-la apoiado durante o período de seu curso, pois certamente estarei muito feliz de estar próxima de sua neta para viver aquele brilhante momento. Diferentemente da situação da oradora daquela turma, no texto de hoje, no versículo 9 mais precisamente, Deus enuncia por meio do profeta Oseias quatro palavras que nos chamam a atenção: "no meio de vocês". Aí desejo fazer algumas perguntas:

Você acredita nisso?
Você acredita que Deus está próximo?

Ele deseja que você acredite. Ele quer que você saiba que ele está inserido no seu mundo. Onde quer que você esteja, ele está presente: no seu escritório, em sua casa, no carro, no quarto, onde for , está próximo. Sabe porquê? Para cuidar de você. O profeta mostrou as várias maneiras de como Deus cuidou de Israel, provando estar próximo do seu povo. O que Deus foi outrora para Israel, é para nós hoje. Isso também ele faz por você, por mim, por todos que nele acreditam. Ele está conosco nas horas alegres e tristes. Preocupa-se com os nossos desejos e sentimentos, e jamais nos abandona em qualquer momento da nossa vida. Está conosco tanto no início como no fim de semana e vem ao seu encontro diariamente no lugar de que você mais gosta: sua casa. Ali ele está presente todos os dias. Bate à porta. Mas depende de você deixá-lo entrar e ficar com você.

(texto de KCB)

11 de janeiro de 2012

Exercícios (Pão Diário 12/01/12)

Leitura Bíblica: 1Timóteo 4.1-16
"Rejeite... as fábulas profanas e tolas, e exercite-se na piedade. O exercício físico é pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura." (1 Tm 4.7-8)

Muitos de nós vivem uma vida sedentária - parece que o único movimento que fazem é levantar o garfo até a boca. Como consequência da falta de exercícios físicos, aparece uma série de doenças, sem falar na obesidade, que também é um risco à saúde.

Quais as vantagens dos exercícios físicos? Não deve ser novidade: o exercício dá mais energia, ajuda a retardar o envelhecimento e renova os músculos. Exercitar-se previne a degeneração física. É como se prolongasse a juventude. Faz bem para a pele, aumentando o fluxo sanguíneo nela, provendo-a de nutrientes e retirando as toxinas. Também ajuda a perder peso. Pessoas ativas são menos sujeitas a ter problemas cardíacos. Percebemos no próprio corpo o resultado da falta dos exercícios físicos.

Quero, porém, falar agora de um outro tipo de exercício: o espiritual. Ele é tão necessário quanto o outro. Por quê? Porque o homem não é só corpo, também é espírito. O exercício espiritual consiste em diariamente meditar na Palavra de Deus, falar com ele em oração e proceder bem. Quando deixamos de fazer isso, ficamos sujeitos a obesidade espiritual. O que seria isso?

É alimentar o nosso espírito com tudo que é falso, abominável e ruim. A obesidade espiritual pesa e nos rouba as forças para vencer as lutas espirituais. Não conseguimos reagir.

Por isso, o apóstolo Paulo escreveu ao jovem Timóteo as recomendações da nossa leitura de hoje e, em particular, o que está no versículo em destaque.

Convido você a praticar esses exercícios espirituais para poder crescer espiritualmente. Para vencer as lutas diárias da vida é preciso ter vigor, e este só vem com a prática - espiritual e fisicamente.

(texto de CPV)

TER COM A FORMIGA Ó PREGUIÇOSO: O CAMINHO DA FORMIGA E A PRÁTICA LATENTE DA VIDA CRISTÃ.



Vai ter com a Formiga ó Preguiçoso”. ( Prov. 6.6)

Estamos acostumados a ficarmos impressionados com a criação de Deus. Quem já não teve o desejo de ir num zoológico para ver vários animais que não estamos habituados a vermos no nosso dia a dia como a “girafa, o elefante, o tigre branco, o urso, o leão, o macaco etc.

A Primeira vez que fui num zoológico quando criança, fiquei impressionados com aqueles animais, com as descobertas de animais que eu nunca tinha visto e que agora o guia nos explicava sua origem, alimentação, duração de vida etc. Nunca esqueci aquela viagem ao zoológico. Quando de volta a minha cidade pude me gabar com os meu amigos dos animais que eu vi e que eles nunca tinham visto 'coisa de criaça"...

Mesmo na ficção ficamos eletrizados em assistirmos Juracy Parck “ O parque dos Dinossauros”, ou “O Ataque dos Tubarões”. Por outro lado tem bichos e animais que não chamam muito a nossa atenção e nem devotamos dedicação por serem tão comuns para nós.

Uma dessas criações de Deus é a formiga. Vimos elas andando em fila pela nossa casa e o máximo que fizemos é tirar ela do nosso caminho ou acompanhar nostalgicamente o seu percurso estranho. Jamais alguém vai num zoológico ver formiga ou comprar um casal de formiga doméstica, não existe pet shop pra formiga e nem roupinhas decorativas. Há não ser a brincadeira infantil que diz: O que é um ponto azul no meio da grama? Resposta: “Uma formiga vestida de calça jeans".

Porém a Bíblia a Palavra de Deus, nos chama a atenção para olharmos para a formiga, para a sua atitude, determinação, foco, habilidade, perseverança e trabalho.

O escritor de provérbios que foi Salomão era um observador nato da criação de Deus e ele inspirado por Deus escreveu: “ Vai Ter com a Formiga ó Preguiçoso”.

Este versículo é uma reflexão ao trabalho em todos os seus níveis. O próprio Deus estabeleceu o trabalho e disse para o homem: “Do suor do seu trabalho Comerás”.

Quando vimos a história humana percebemos que ela foi construída e erguida pelos trabalhadores. Vimos Cidades, Nações, Torres, Pontes, Casas, Templos, Estradas etc sendo erguidas pela força do trabalho humano e pela disposição.

Já o preguiçoso nada faz, nada constrói, nada acrescenta, ele vê a vida passar como bolhas de sabão passa ano e entra ano e a vida é a mesma.. Salomão faz um contraste entre a pequena formiga e o preguiçoso. Preguiçoso - Preguiça do latin Pigrita significa “lentidão, Propensão para não trabalhar, devagar quase parando, ociosidade.”

A formiga mesmo pequena e sem nenhuma força “uma pesada de uma criança ela já morre”é um grande exemplo de garra, de trabalho, de fervor, de paciência, dedicação, perseverança e visão futurística, pois ela sabe que seu trabalho no verão garantirá um inverno farto e abundante.

Vimos essas adoráveis formigas andando pelos nossos quintais e casas carregando mantimento e todas focadas num só propósito: O Bem Estar Da Comunidade em que ela vive e convive.

Uma das orações mais comoventes da Bíblia saiu dos lábios de Jesus Cristo e esta registrado no livro de Mateus 9.37-38 Ele diz:

“A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

Assim como a formiga que trabalha em prol do seu reino, assim Deus nos chama para trabalharmos em prol de uma causa santa que é o Reino de Deus.

Os filhos das trevas estão trabalhando como formiga para disseminar o mal entre os homens. Deus nos chama para sairmos da nossa preguiça e comodismo espiritual e testemunhar para o mundo.

Jesus Cristo disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também ( Jo. 5.17).

Jesus Cristo como um modelo de formiga trabalhadora e não como um débil preguiçoso realizou a obra de Deus com fervor, zelo e dedicação.

Jesus andou de cidade em cidade a pé falando do amor de Deus, da Galiléia ate a Judéia ajudando pessoas. Ele curou, ressuscitou mortos, pregou, dormiu no relento, levantou o caído e introduziu sonhos nos desmotivados da vida.

Ele é um modelo de alguém que trabalhou em prol das pessoas e não comeu o pão da preguiça, da frieza e da lentidão.

A igreja primitiva de Atos dos Apóstolos também como formiga saiu da sua toca e foi um exemplo de trabalho de levar o evangelho de Deus para o mundo. Os discípulos trabalharam e muitos foram mortos como muitas formigas, muitos foram martirizados como Paulo e Pedro mais eles foram fiéis. Paulo mesmo disse:

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão". (I Cor.15.58)

O escritor de Provérbios esta certo em dizer que somos sábios em perceber que a formiga tão pequena, tão discreta é um gigante em modelo para nós.

Muitos hoje em dia não se envolvem mais na obra do Senhor. Não colocam seus dons talentos, força e energia em prol do Reino. Não colocam mais a Mao no arado de Cristo. Muitos estão na sonolência espiritual e vivem num triangulo de casa-trabalho e igreja. Mais Deus quer mais de nós Ele deseja que façamos algo na sua obra.

Varias parábolas de Jesus Cristo mostra que Deus esta convocando trabalhadores para realizar a sua vontade (Mt.20.1). Mais muitos acham que hoje na igreja quem tem que fazer tudo são os lideres, são uns poucos somente.

Alguns dizem que esses lideres como formiga tem que nos alimentar enquanto nós ficamos somente no banco da igreja assistindo tudo e depois vamos embora.
Vários crentes vivem sem foco, sem metas, sem sonhos, sem objetivos. Eles vivem somente para eles e não para o Reino de Deus e para o serviço do próximo. Muitos hoje vivem sob o pendão da falta de compromisso. Eles são:

1) Preguiçosos para Orar
2) Preguiçosos para evangelizar
3) Preguiçosos para visitar o irmãos
4) Preguiçosos para contribuir com a vida e com o dinheiro
5) Preguiçosos para ler a Bíblia
6) Preguiçosos para colocar seus dons na presença de Deus etc.

Muitos hoje querem somente receber mais melhor graça e Dar do que Receber diz a Bíblia. Quem sabe Deus esta chamando você para um novo compromisso com ele de promover em deus varios desdobramentos o Reino de Deus e sua santa vontade no mundo.

Quando Paulo chegou na ilha de Malta como náufrago os moradores ajudaram ele. Malta na língua fenícia significa refúgio. Os moradores da ilha fizeram uma fogueira para aquecer Paulo e os náufragos do barco.

Num dado momento quando o fogo estava apagando Paulo se levantou e trouxe mais gravetos para acender a fogueira. Ele não esperou a fogueira apagar, mais como um trabalhador de Deus ele acendeu mais e mais o fogo. ( Atos 28.1-6). O teólogo F.F. Bruce disse que Paulo não era somente um homem de letras ele também era um homem de ação.

Todavia quando queremos trabalhar para o Senhor os intepéries sempre vão se levantar em seus vários formatos. Paulo foi picado por uma víbora mais ele não foi atingido por ela por que Deus estava com ele. Assim somos nós que trabalhamos para o Senhor devemos sempre apanharmos os gravetos para acendermos o fogo do Espírito Santo no nosso meio ( I Tes.5.19).

Devemos trabalhar para o Senhor e glorificar seu nome em tudo ( I Cor. 10.31). A preguiça espiritual arruína a vida de qualquer jovem. Na idade média um dos sete pecados capitais era a preguiça.

A preguiça rouba nossos sonhos, nossa espiritualidade, nossa alegria, nossa certeza e convicção, nossa amizade, nossa comunhão.

Provérbios mesmo diz que o preguiçoso morre desejando, por que suas mãos recusam a trabalhar ( Prov.21.25). Provérbio afirma que a preguiça faz cair em profundo sono e o ocioso vem a padecer de fome (Prov.19.15.) E Afirma dizendo também: “Pela muita preguiça desaba o teto e pela frouxidão das mãos goteja a casa” (Prov.10.18). Quantas pessoas desabam espiritualmente por que não são como formigas na fé e sim como preguiçosos débeis.

E por fim Provérbios reafirma que o preguiçoso não assa a sua caça (12.27). Isso mostra que ele não completa o seu serviço. Ele começa mais não tem animo para ir ate o fim. Ele é diferente da formiga que mesmo tendo obstáculos e dificuldades não desiste, não desanima, continua e persevera em prol da causa maior.

Ele até deseja, tem sonhos, se programa, diz que vai mais na hora H ele é tragado pela falta de objetivos e foco. ( 13.4). Salomão esta certo temos que aprender com a formiga e trabalhar com diligencia para o Senhor que trabalha sempre por nós.

Pastor Carlos Augusto Lopes
Teólogo

(texto extraído do site: http://carlosalopes.blogspot.com/)

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...