31 de outubro de 2011

Reforma ( Pão Diário 31/10/11)

Leitura Bíblica: Romanos 1.16-17
"Está escrito: O justo viverá pela fé". (Rm 1.17b)

Um homem leu e estudou profundamente o texto de hoje e compreendeu que o único meio de obter paz com Deus e vida eterna é pela fé no sacrifício de Jesus - e esta descoberta teve tanto impacto em sua vida que mudou o curso da História. Para entendermos a mudança ocorrida na igreja cristã, temos de considerar sua situação na Europa no final da Idade Mèdia. A espiritualidade da igreja estava em declínio - imoralidade, venda de indulgências e relíquias. Alguns homens levantaram suas vozes conta tal situação, buscando o retorno aos princípios da Bíblia, e muitos deles foram perseguidos ou mortos. Se a nação de Israel teve seus profetas nos tempos de declínio espiritual, que clamavam por arrependimento, retorno a Deus e por uma reforma religiosa nacional, assim aconteceu com a Igreja medieval. Mas nem todos os cristãos procuravam conhecer mais a Deus e ter uma vida espiritual mais profunda.

Então, um monge chamado Martinho Lutero descobriu que somente pela fé em Cristo o homem se torna justo diante de Deus - não por obras, como ensinava a Igreja - e isto fez com que ele "renascesse". Ele estudou no mosteiro dos Agostinianos, no cento da atual Alemanha, e depois deu aulas em Wittenberg. No dia 31 de outubro de 1517, Lutero divulgou 95 teses na Igreja do Castelo em Wittenberg para promover uma discussão acadêmica contra aquilo que ele considerava serem erros e abusos da Igreja - em especial a questão da venda de indulgências. Por isso, hoje comemoramos o dia da Reforma. Este movimento foi um protesto contra os males doutrinários e práticos da Igreja e a busca do regresso ao cristianismo original, ou seja, baseado no Novo Testamento. Martinho Lutero e os demais reformadores abriram um livro antigo, a Bíblia, e anunciaram o que nele acharam. A eles devemos valiosas descobertas que modificaram nossa maneira de buscar e adorar a Deus.

(texto de Mario Miki, Curitiba, PR)

Oferecimento:

30 de outubro de 2011

Onde mora? (Pão Diário 30/10/11)

Leitura Bíblica: 1 Timóteo 6.15-16
" Será possível que Deus habite na terra com os homens? Os céus, mesmo os mais altos céus, não podem conter-te. Muito menos este templo que construí!! (2 Cr 6.18)

Porque será que temos o hábito de olhar para o céu quando pensamos em Deus? Dentro de aviões, as pessoas conseguem enxergar muito mais do céu do que vemos daqui de baixo - mas não encontram Deus. Onde ele mora? Nem mesmo os astronautas, quando viajam pelo espaço, conseguem ver Deus. Não adianta, o homem pode voar até o infinito e não encontrará a casa de Deus.

No texto de hoje, lemos que ele mora na luz, num lugar impossível de alcançar. Não é nos templos, como pensam alguns. Salomão construiu um dos mais belos de todos os tempos, mas tinha consciência de que nenhum edifício poderia "conter" Deus. Alguns chamam a igreja de "casa de Deus" - mas quantas casas ele teria! Moraria um pouquinho aqui, amanhã ali e depois em outro país. Deus não tem uma casa, porque ele não tem um corpo material como nós. Ele não precisa de quarto, sala, banheiro, cozinha.... Ele é onipresente - pode estar em todo lugar ao mesmo tempo, pois não é limitado pelo espaço. Aliás, não é limitado por nada!

Como não tem um corpo, também não pode ser visto. Moisés tinah uma amizade tão íntima com Deus que pediu para vê-lo, mas nem ele pôde. Deus permitiu que ele visse apenas uma parte de sua glória, explicando que ninguém pode vê-lo e continuar vivo (Êx 33.20). Que Deus tremendo é esse! Mas então, como faremos para chegar até ele? Não pode ser fisicamente, mas isso não significa que Deus seja inacessível. Ele se deixa, encontrar! E está mais próximo do que imaginamos. A única forma de conhecer Deus e chegar-se a ele é com nosso próprio coração. Ele ouve nosso chamado e nos atende, onde estivermos. Ele não tem casa, mas escolheu morar em nós, se entregarmos nossa vida a ele. Então, Deus já tem um lugar especial em sua vida? Aproxime-se de Deus e ele virá morar com você.

(texto de Vanessa W. Ribas, Ijuí, RS)

Oferecimento:

Músicas para Casamento

Abaixo segue algumas sugestões de músicas para casamento.

Entrada do Noivo, Pais e Padrinhos
- Como é grande o meu amor por você
- Endless love
- Fascinação
- Jesus Alegria dos homens
- Love Story
- Memory
- Nona Sinfonia de Beethoven
- Pela luz dos olhos teus
- Perhaps Love
- Romeo e Julieta
- Ghost
- Can´t help falling in love
- Conquista do Paraíso
- Bolero de Ravel
- Concerto para uma voz
- Deborah
- Fantasma da ópera
- She
- Tema de Dying Young
-------------------------------
Entrada das Damas e Pajens
- Canção da Primavera
- João e Maria
- Minueto de Bach
- Over the rainbow
- Pour Elise
- A bela e a fera
- Edelweiss
- Greensleeves
- O caderno
- When you wish upon a star
--------------------------------
Entrada da Noiva
- Marcha Nupcial de Mendelsson
- Marcha Nupcial de Wagner
--------------------------------
Bênção das Alianças
- Ave Maria de Gounod / Schubert / Faure
--------------------------------
Saída dos Noivos
- Amigos para siempre
- Bolero de Ravel
- Fascinação
- Jesus Alegria dos Homens
- Memory
- Nona Sinfonia de Beethoven
- Con te partiró
- I say a little prayer for you

Oferecimento:

29 de outubro de 2011

Um só ato (Pão Diário 29/10/11)

Leitura Bíblica: Romanos 5.12-21
" Assim como uma só trangressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz a vida a todos os homens". (Rm 5.18)

Quanta difereça um só ato pode fazer? Puxar o gatilho de uma arma mata ou fere gravemente uma pessoa. Um pulo na correnteza durante uma enxurrada salva uma vida. Consumir bebida alcoólica e depois dirigir causa uma grande tragédia - como infelizmente tem acontecido. Ser humilde e não revidar uma provocação evita uma briga e a destruição de um relacionamento. No texto de hoje, lemos que por um ato de Adão e Eva o pecado entrou no mund. isso resultou na morte e na separação entre o ser humando e Deus. Tam´bem, por um ato de Jesus Cristo, que ao morrer na cruz levou sobre sit todos os nossos erros, veio o perdão e o acesso a Deus a todos os que creem em seu Filho. Você ainda está separado de Deus por causa da sua desobediência? Só é necessário um ato seu para que você expermente a nova vida que Deus lhe dá! Com fé em Jesus, entregue sua vida a ele, confessando seus erros e pedindo pr eles perdão a Deus. Se você já foi reconciliado com Deus por meio de Jesus e se tornou um seguidor sério e comprometido de Cristo, anuncie aos outros que por meio de um ato, uma escolha, eles também podem ter umrelacionamento com Deus.

Além da decisão por Cristo, quero leva você a refletir sobre outros atos seus. Como escrevi acima, um só ato pode fazer grande diferença! Peça sabedoria a Deus diariamente para que os seus atos nunca venham a trazer prejuízos a você mesmo e muito menos a outros. É verdade que em nossa vida agitada muitas vezes não temos muito tempo para pensar como devemos agir. Por isso mesmo temos que entregar o nosso dia a cada manhã nãs mãos de Deus, pedindo que ele tenha misericórdia de nós e não permita que nossos atos tenham consequências negativas.

(Texto de Helmuth Scholl, Curitiba, PR)

Oferecimento:


28 de outubro de 2011

A Volta (Pão Diário 28/10/11)

Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 5.1-11
"Vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão à noite." (1 Ts 5.2)

O retorno de Jesus Cristo é certo e repentino: ou seja, súbito - e os que esperam por essa bendita e maravilhosa volta devem estar sempre preparados e alertas - mesmo que tneha sido retartada durante 21 séculos e continue a sê-lo por mais tempo ainda. "Mil anos para ti são como o dia de ontem que passou" diz o salmista (Sl 90.4), referindo-se a Deus. Poderíamos dizer que ela é iminente, mas não imediata. Isto pode ser ilustrado assim: de quando em quando, um vulcão entra subitamente em erupção e arrasa cidades inteiras. Os que vivem nas cercanias de um vulcão ativo sabem que ele pode entrar em erupção a qualquer instante (é iminente) mas também pode ficar adormecido durante anos (nada imediato). Portanto, quem é sábio deve viver preparado, precisa ter sempre o necessário, pronto para um momento de emergência e fuga rápida; deve ter o ouvido atento para o menor ruído estranho.

O que "estar pronto" significa para nós? Diz o apóstolo Paulo: "Sejamos sóbrios"; o que quer dizer evitar o excesso de entusiasmo. Alguns em Tessalônica não falavam ou pensavam em outra realidade. Mas nós temos de continuar nosso dia a dia, a rotina da vida com Cristo, e lembrar de todas as verdades do Evangelho, não apenas de uma delas. É preciso coloca a vida nas mãos de Jesus. O que de fato importa é a fé, nosso comprometimento de uns para com os outros, e a esperança. Não no sentido de olharmos para algo que pode acontecer, mas nos alegrando desde já com a certeza do que vai acontecer.

Há muitos fatos que não entendemos com relação à segunda vinda de Jesus, mas sabemos que ele mesmo é seu aspecto mais importante. Se permanecermos em contato com ele e formos fiéis, não teremos preocupações sobre o que vai acontecer exatamente. Mas podemos deixar tudo em suas mãos - e isso é muito bom.

(texto de Edson de Oliveira Lima, Araraquara, SP)

Oferecimento:


Faça Aula de Música (Morumbi)

Saxofone

Saxofone, também conhecido simplesmente como sax, é um instrumento de sopro inventado em 1840 e patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX.

Saxofone tenor em exposição
Ao contrário da maioria dos instrumentos populares hoje em dia, que para chegar ao seus formatos atuais foram evoluídos de instrumentos mais antigos, o saxofone foi um instrumento inventado. O pai do saxofone foi o belga Antonie Joseph Sax, mais conhecido pela alcunha de Adolphe Sax. Filho de um fabricante de instrumentos musicais, Adolphe Sax aos 25 anos foi morar em Paris, e começou a trabalhar no projeto de novos instrumentos. Ao adaptar uma boquilha semelhante à do clarinete a um oficleide, Sax teve a ideia de criar o saxofone. A data exata da criação do instrumento foi em 28 de junho de 1840. Mesmo tendo sido lançado há muitos anos, os modelos e formatos continuam semelhantes aos criados por Adolphe Sax , sendo utilizado e admirado o formato original.
Embora seja feito de metal, o saxofone pertence à família das madeiras, pois seu som é emitido a partir da vibração de uma palheta de madeira que fica fixada à boquilha.
Por ter um som único, com propriedades tanto dos instrumentos de madeira, quanto dos de metal, o saxofone logo foi adotado por muitos músicos. O sax tem a capacidade de ter o poder de execução de instrumentos como os clarinetes, ao mesmo tempo que tem uma potência sonora quase tão grande quanto à das cornetas. Além disso seu timbre é um dos que mais se assemelham ao da voz humana.
Os bocais desse instrumento são de vários tipos, por exemplo: bocal de som mais brilhante; bocal de som mais suave e bocal de som mais áspero, do tom do próprio sax. Também existem vários tipos de palhetas.

(para mais informações, clique aqui)

27 de outubro de 2011

Achados e Perdidos (Pão Diário 27/10/11)

Leitura Bíblica: Gênesis 19.12-26
"Lembrem-se da mulher de Ló! Quem tentar conservar a sua vida a perderá, e quem perder a sua vida a preservará". (Lc 17.32-33)

Sempre estranhei essas placas afixadas em locais públicos que dizem "Achados e Perdidos". Não seria o contrário? Primeiro se perde, depois se acha o que se perdeu, não é? Não sei por que costumam dizer assim, mas aquilo me lembra o que Jesus diz no versículo em destaque, também nesta ordem inversa: primeiro fala em achar (ou conservar), depois em perder. Não se trata de objetos perdidos e talvez reencontrados - mas é bom prestar atenção ao assunto, porque aqui se acha e se perde nada menos que a própria vida!

Agora, por que achar primeiro e depois perder? É porque se acha uma coisa e com isso se perde outra. As duas se chamam "vida" - só que uma é falsa e a outra é verdadeira.

E a mulher ne Ló? O que tem com isso?

Você leu a história dela: tentou achar a vida no lugar errado e por isso a perdeu. Teve de fugir de Sodoma, a cidade condenada, para ter vida, mas quis preservar a vida falsa de antes e olhou para trás. Deu no que deu.

Todos procuramos a felicidade ou o sentido da vida. Fazemos isso porque percebemos que falta algo, mas o que encontramos por aí é falso e perecível - perde-se. Não é a vida como deve ser. Jesus ensina que ao tentarmos achar a vida por nossa conta acabamos só enchendo as mãos de inutilidades, a ponto de não sobrar mais espaço para o que importa realmente - que então permanece perdido. Por isso, diz Jesus, é melhor perder a vida para então encontrar com ele a vida verdadeira - que proporciona paz e um bom relacionamento com Deus, sob a diração daquele que, como Criador, melhor que ninguém sabe do que necessitamos. Nossa busca certamente dará em algo. No quê, dependerá do que buscarmos e onde - em "Sodoma" ou com Jesus.

(texto de Roland Korber, São Paulo, SP)

Oferecimento:

26 de outubro de 2011

Entre !! (Pão Diário 26/10/11)

Leitura Bíblica: João 10.1-13
"[Jesus disse]: Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem". (Jo 10.9)

Quantas pessoas estão neste momento desanimadas e desacreditadas! Os problemas são tantos que não parece haver solução. Quando vamos atrás de uma saída, o espaço é tão imenso que nos perdemos. Tropeçamos, caímos, somos machucados e decepcionados e quando percebemos estamos à beira de um abismo. No desespero, muitos acabam buscando respostas consultando lobos disfarçados de ovelhas - ou ladrões e assaltantes, como diz o texto que lemos hoje. Solicitam conselhos e opiniões sem examinar e idoneidade moral de seu conselheiro. É preciso lembrar que o status social de uma pessoa não demosntra seu caráter. Feliz aquele que não busca conselhos de pessoas que não seguem a Deus. O rei Salomão nos dá uma grande lição de humildade, pois apesar de sua reconhecida sabedoria, buscava conselhos de outras pessoas. Em Provérbios aprendemos que os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros (Pv 15.22). Bons conselhos podem ajudar a encontrar a saída, mas temos de consultar pessoas capazes e sinceras.

Muitos querem encontrar uma saída quando na realidade deveriam procurar uma entrada... pela porta certa. Um exemplo disso são os usuários de drogas. Eles têm de buscas uma entrada, ou seja, um novo caminho, não apenas uma saída - para onde? Precisam de um caminho repleto de amizades sadias, de paz e de respeito entre as pessoas. Como encontrá-lo?

Jesus afirmou: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim" (Jo 14.6). Jesus é o único caminho; a única verdade e a vida verdadeira. Só por ele temos acesso ao Pai e a vida eterna na glória de Deus. Jesus não é a saída e sim a porta de entrada para a libertação que nos levará, certamente, a uma nova vida agora e eternamente.

(texto de ETS, São Bernardo do Campo, SP)

25 de outubro de 2011

Poder (Pão Diário 25/10/11)

Leitura Bíblica: Atos 13.4-12
"O reino de Deus não consiste de palavras, mas de poder". (1Co 4.20)

Em férias numa zona rural, eu e minha esposa presenciamos uma competição de tratoristas. Um bom número de tratores de diversos estilos entraram, dois a dois, perante seus torcedores. Um a um foram eliminados, até que dois finalistas tomaram suas posições. Novamente foram acorrentados traseira a traseira. Dado o sinal, as rodas cavavam cada vez mais fundo no chão, mas nem um nem outro parecia ganhar vantagem. A tensão aumentou quando um começou a arrastar seu oponente, o qual logo concedeu a vitória. Foi bem interessante. Todos nós gostamos de ver demonstrações de força ou poder, seja físico ou espiritual. Seguindo nosso texto, vemos que desde o início da divulgação do evangelho os mensageiros dependiam do poder prometido por Jesus. No caso em pauta, se não fosse o poder de Deus, as palavras do feiticeiro poderiam ter vencido, mas o poder de Deus trouxe cegueira ao falso profeta, convencendo o oficial romano de que a mensagem era realmente a verdade de Deus. Converteu-se ao evangelho, que "é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê" (Rm 1.16). Há quem se admire que um sermão de palavras bem-escolhidas e pregadas com eloquência às vezes produz menos resultados do que os testemunhos simples de cristãos. O segredo: o reino de Deus consiste em poder, segundo nosso versículo acima. Quer seja um testemunho, quer um sermão, este poder depende de um relacionamento íntimo com o Senhor do que fala. Implica você receber o poder de Deus para modificar continuamente a sua vida. Requer prontidão para aceitar o que a Bíblia ensina: que de natureza somos egoístas e que precisamos de uma nova atitude de humildade, resultado do aprendizado de Jesus: "Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas" (Mt 11.29). Tome o jugo da vontade de Cristo e conte com seu poder!

(texto de TL, Abbotsford, Canadá)

Oferecimento:

24 de outubro de 2011

Blog do Morumbi

Para os moradores do Morumbi e Região, é imprescindível visitar o BLOG DO MORUMBI, nele você encontrará informações, dicas, novidades relacionadas ao bairro.

O Blog é escrito pelo jornalista Joaquim de Carvalho.

Joaquim de Carvalho começou a trabalhar como jornalista aos 18 anos de idade, no Diário de Sorocaba, onde foi foi repórter e editor. Na mesma cidade, trabalhou como repórter e chefe de reportagem do jornal Cruzeiro do Sul. Formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1986), foi repórter e editor-assistente do jornal O Estado de S. Paulo, repórter especial do jornal O Globo, repórter e subeditor da revista Veja, diretor de jornalismo da praça de São Paulo do Jornal da Band (equipe de Paulo Henrique Amorim) e repórter de rede da TV Globo e do SBT. Foi também do SBT Repórter e integrou a equipe de reportagem do Jornal da Record (equipe de Boris Casoy).
(para saber mais sobre J. de Carvalho, clique aqui)

Oferecimento:

Quer ter um infarto? Leia.

DOZE CONSELHOS
PARA TER UM INFARTO !!!
Dr. Ernesto Artur - Cardiologista

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo.
As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes..

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!. .rs)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Repita para si: Eu não perco tempo com bobagens.

Duvido que voce não tenha um belo infarto se seguir os conselhos acima!!!

IMPORTANTE:

Uma nota importante sobre os ataques cardíacos..

Há outros sintomas de ataques cardíacos, além da dor no braço esquerdo. Há também, como sintomas vulgares, uma dor intensa no queixo, assim como náuseas e suores abundantes.
Pode-se não sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, não se levantaram... Mas a dor no peito, pode acordá-lo dum sono profundo.
Se assim for, dissolva imediatamente duas Aspirinas na boca e engula-as com um bocadinho de água. Ligue para Emergência (192, 193 ou 190) e diga ''ataque cardíaco'' e que tomou 2 Aspirinas. Sente-se numa cadeira ou sofá e force uma tosse, sim forçar a tosse pois ela fará o coração pegar no tranco; tussa de dois em dois segundos, até chegar o socorro.. NÃO SE DEITE !!!!
Um cardiologista disse que, se cada pessoa que receber este e-mail, o enviar a 10 pessoas, pode ter a certeza de que se salvará pelo menos uma vida !

REPASSE, NÃO DOI NADA!!!!!!!!

Oferecimento:


Busque a Paz (Pão Diário 24/10/11)

Leitura Bíblica: 1 Pedro 3.8-12
"Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança." (1 Pedro 3.11)

 Segundo um relatório, em 2007 a taxa de homicídios no Brasil foi de 25,2 a cada 100 mil habitantes. Você pode pensar que se apenas 0,02% da população morre desta forma, isso dificilmente acontecerá com você ou alguém de sua família. Porém, muitos assassinatos são resultados de pequenos conflitos que, aparentemente, não levariam à morte. Tudo pode começar com calúnias, palavrões ou xingamentos, que levam a brigas e a lesões corporais, estágio imediatamente anterior ao homicídio.

Quando eu estudava no ensino médio, um colega estragou meu caderno só para me provocar. Naquele momento eu deveria ter orado ao Senhor pedindo calma, mas não fiz isso. Na verdade, fiquei furioso e comecei a perguntar aos demais quem fizera tal provocação. O rapaz que tinha feito aquilo acusou outro colega, e eu acreditei. Cheio de raiva em meu coração, fiz o mesmo com o caderno daquele rapaz inocente. Ele ficou profundamente chateado comigo e ao final da aula partiu para cima de mim com socos. Só então percebi que não deveria ter revidado. Levou um tempo até que pude pedir perdão ao rapaz a quem prejudiquei indevidamente.

Na leitura de hoje, Pedro orienta os cristãos a ter amor fraternal e ser misericordiosos e humildes. Quem age desta forma consegue colocar-se no lugar do outro. Ao invés de simplesmente revidar uma agressão física ou verbal. tenta entender a situação do ponto de vista  da outra pessoa e até os motivos que ela possa ter para agir com violência. O verdadeiro cristão ama seu semelhante, e por isso não deveria revidar com raiva quando é agredido por outra pessoa. Deve buscar a paz em vez de vingança.

Deus nos chama para viver em paz, buscar agir de forma correta e leal, sem caluniar, mentir ou agredir o outro. A melhor forma de buscar a paz é por meio do amor demonstrado em ações concretas de bondade, amizade e justiça.

(texto de AS, Timbó, SC)

Oferecimento:

23 de outubro de 2011

As sem-razões do amor (C. Drummond)

As sem-razões do amor

Eu te amo porque te amo,
Não precisas ser amante,
e nem sempre sabes sê-lo.
Eu te amo porque te amo.
Amor é estado de graça
e com amor não se paga.

Amor é dado de graça,

é semeado no vento,
na cachoeira, no eclipse.
Amor foge a dicionários
e a regulamentos vários.

Eu te amo porque não amo

bastante ou demais a mim.
Porque amor não se troca,
não se conjuga nem se ama.
Porque amor é amor a nada,
feliz e forte em si mesmo.

Amor é primo da morte,

e da morte vencedor,
por mais que o matem (e matam)
a cada instante de amor.

Carlos Drummond de Andrade

Trapaça (Pão Diário 23/10/11)

Leitura Bíblica: Gênesis 27.19-29
" [Vocês] conhecerão a verdade, e a verdade os libertá". (Jo 8.32)

A história de Esaú e Jacó é bem conhecida, principalmente a "venda" do direito de primogenitura que pertencia a Esaú, "negociada" com seu irmão em troca de um delicioso prato de lentilha que lhe custou bem caro! (Gn 25.29-34). O que aconteceu no texto de hoje é um jogo de interesses e trapaças em família: Rebeca, mãe dos gêmeos, gostava mais de Jacó do que de Esaú e por isso incentivou o filho preferido a se passar pelo irmão "mais velho" e recber a bênção do pai, antes que este, já velho e cego morresse. Raquel colocou em Jacó as roupas de Esaú e disfarces para enganar Isaque, além de preparar a carne da suposta caça que ele daria ao pai, para, então, este abençoá-lo, ratificando seus direitos de primogênito. O plano deu certo, como você leu. Deu certo, mas foi certo?

Ao longo da conversa com Isaque, Jacó teve várias oportunidades de voltar atrás na trapaça, mas não o fez. Ele até citou a ajuda de Deus como a razão para ter encontrado uma caça tão rápido. Mentira atrás de mentira. E, junto com elas, oportunidade atrás de oportunidade para voltar atrás, mas ele não quis e prosseguiu enganando o próprio pai e roubando a oportunidade do irmão.

Na vida, somos contantemente convidados a mentir, enganar, trapacear, tirar proveito da fraqueza do outro - tal como Jacó tirou proveito da fome de seu irmão ou a própria Rebeca, que tirou proveito da limitação do marido. A mentira nos compromete e nos aprisiona. Tal como uma rede que vai sendo tecida, para sustentar uma mentira é preciso contar outra, e mais outra e mais outra..... Até quando? A verdade, porém, liberta - Cristo afirmou isso no versículo em destaque. ele viveu baseando-se na verdade e autenticidade. Hoje é um bom dia para jogar mentiras no lixo e trazer para dentro da sua história de vida e verdade que liberta a alma do engano e a enche com a paz e a graça de Jesus.

(texto de WMJ, São Paulo, SP)

Oferecimento:

22 de outubro de 2011

Choro que faz feliz (Pão Diário 22/10/11)

Leitura Bíblica: Isaías 57. 14-21
"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados". (Mt 5.4)

A "bem-aventurança" é a felicidade do ponto de vista de Deus. Segundo Jesus, bem-aventurados (são) os que choram, porque serão consolados.

Entretanto, vivemos em um mundo que a todo custo não quer que choremos. Milhões em dinheiro são investidos em filmes, programas, shows, músicas e revistas para nos fazer rir e esquecer a miséria, os problemas e o pecado. Mesmo acontecimentos trágicos como a violência e os desastres naturais que arrasam povoados e até cidades inteiras são tratados na mídia como mais um espetáculo. E a tendência é que assistamos a tudo isso sem que brote uma só lágrima.

Contudo, Jesus nos ensina que a verdadeira felicidade só vem depois do pranto. Isso não significa que ele queria ver os seus seguidores depressivos ou sempre abatidos. Ele quer, sim, que tenhamos um profundo senso da desgraça que é nossa rebelião contra Deus, a fim de que, reconhecendo e deplorando isso, possamos ser curados.

Quem chora assim reconhece que a alegria e a felicidade não vêm de circunstâncias e situações, como trocar de carro, participar de muitas festas, ou adquirir uma TV nova. Esta é a alegria produzida pelo mundo. Pelo contrário, quem chora por ter uma convicção forte de seu pecado é vivificado por Deus. Por isso o choro não é necessariamente uma experiência triste. E mais: o bem-aventurador não chora só pela sua condição, mas também pela condição de toda a humanidade, de seu pais, de sua cidade, de seus vizinhos e de seua família frente a Deus. Um exemplo clássico de alguém que chorou e jejuou pelos cidadãos de sua cidade arruinada é Neemias. Este foi o primeiro passo para a reconstrução.

(texto de André Luís Selent, Taió, SC)

Oferecimento:

21 de outubro de 2011

Imagens de Lisboa (que maravilha)

Pessoal clique no link abaixo e façam o download de uma apresentação com imagens de Lisboa.
Fiquei fascinado. Confiram.

http://www.4shared.com/document/zacw7yac/Nostalgia.html

Música ao Vivo No Shopp. Portal do Morumbi

HOJE, DIA 21/10 ESTAREI NO TOSTARE CAFÉ.


E TODOS OS SÁBADOS ESTOU TOCANDO NO ALMOÇO DO NAANA BUFFET.


Visite o site e consulte o link agenda.

Vida Abençoada (Pão Diário 21/10/11)

Leitura Bíblica: Deuteronômio 28.1-14
"O Senhor lembra-se de nós e nos abençoará... abençoará os que temem ao Senhor, do menor ao maior". (Sl 115.12-13)

No texto de hoje, vimos que as bênçãos de Deus para o povo de Israel estavam sempre ligadas à obediência. Deus faria deles, o seu povo santo, conforme havia prometido no passado, se obedecessem aos seua mandamentos e andassem nos caminhos dele. Porém, mesmo consciente da lista de benefícios que teria, mais tarde o povo desobedeceu ao Senhor, quebrando o pacto que tinha feito com ele e perdendo as bênçãos prometidas.

Hoje somos convidados a um relacionamento constante com o Senhor Jesus Cristo e, se formos obedientes a ele, seremos bem-sucedidos. Qualquer que seja o trabalho em que o cristão estiver envolvido, receberá as bênçãos do Senhor na medida em que depender dele na sua atividade diária. O seu lar será feliz, pois nele estará presente o estudo da Palavra, a oração diária e a prática dos seus ensinaos, de modo que conduzirá sua vida da melhor maneira possível em meio ao mundo em que vivemos.

O segredo de todas essas bênçãos e de tantas outras está intimamente ligado à obediência aos mandamentos do Senhor. Será uma vivência diária e requer de cada cristão um tanto de sacrifício. Infelizmente, em nossos dias todos estão sempre correndo! Sacrificar-se não faz parte da vida! Quando estudarem o nosso tempo, os historiadores do futuro certamente notarão que foram anos caracterizados pela pressa e por soluções rápidas. Vivemos apressados e queremos tudo muito rápido e, quando se trata de ler e estudar a Palavra, parece que sempre temos a desculpa que não há tempo. Mas é em separar um período para conhecer os princípios bíblicos e em observá-los que cada cristão será ricamente abençoado. Faça um pouco de sacrifício para estudar e viver o que Deus quer para sua vida, e você verá os bons resultados - as bênçãos dadas por Deus.

(texto de João Garcia, Oakville, Canadá)

Oferecimento:

20 de outubro de 2011

My Lady (novo capítulo / Salão Moda Brasil 2011)

SUAVE SUSTENTAÇÃO INAUGURA UM NOVO CAPÍTULO
DA SUA HISTÓRIA NO SALÃO MODA BRASIL 2011

Empresa apresenta coleção da My Lady com alma poética e essência de modernidade e o que há de mais inovador no conceito ‘new’ shapewear, além de uma nova marca, para as mulheres de atitude
Mulheres têm medidas diferentes, mas um único desejo: sentirem-se mais bonitas, confiantes e sensuais no seu dia a dia. E a My Lady – marca da empresa Suave Sustentação que se dedica a valorizar a intimidade feminina há quase 30 anos – tem trabalhado justamente para atingir em cheio às expectativas das mulheres em relação à sua lingerie, criando peças confortáveis, funcionais e belas. E tem conseguido com maestria. Afinal, conhece como ninguém os segredos do corpo feminino!

(veja mais....)

Festival de música universitária!!!

O Fun Music, maior festival de música universitária do Brasil, realiza a quinta eliminatória da edição 2011 do evento na cidade de São Paulo. A festa acontece nesta quinta-feira (20), e será encerrada com um show da banda Pedra Letícia. Na parte competitiva, seis bandas concorrem a uma vaga na semi-final.

As músicas escolhidas para apresentação na eliminatória de São Paulo são “Ela não gosta de samba”, da banda mineira Vinho Vinil (vencedora da edição 2009 do Fun Music); “Souvenir”, de Marcos Biesek e banda Ressaca Moral; “Quando o amor chegar”, do cantor e compositor paraense Robson Luiz; “Estação Blues”, dos Chimpanzés de Gaveta, banda de Goiânia; “São Pedro”, da banda Bambaê de Saia; e “O Jogo”, da banda Mundo Sapiens

No total, doze cidades sediam as etapas classificatórias do festival, que conta com os jurados Juca Novaes, Kid Vinil, Sonekka e Carlos Rennó como responsáveis pela seleção dos classificados para. As músicas escolhidas para apresentação na eliminatória de São Paulo foram selecionadas entre as 54 classificadas, escolhidas entre mais de 1200 inscritas. Dessa etapa, apenas uma canção segue na competição. As demais concorrem a três vagas de repescagem para a semifinal.

As três melhores canções de todo o Festival serão premiadas, respectivamente, com R$ 15 mil e uma viagem para Londres, R$ 8mil e R$ 5 mil.

O Fun Music 2011 já passou pelas cidades de Bauru, Pindamonhangaba e Marília, localizadas no interior do estado de São Paulo, e pela cidade de Maringá, no Paraná. Os próximos destinos são Jaguariúna, também no interior de São Paulo, Itajubá, cidade localizada no sul de Minas Gerais, Rio Claro, interior paulista, e Salvador, capital baiana.

Serviço:
Local do show: A Seringueira
Av. Francisco Matarazzo, 694 – Água Branca
Dia 20/10, a partir das 22h


(matéria extraída do site: http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2011/10/festival-de-musica-universitaria-quer-revelar-novos-talentos.html)

Oferecimento:

A primeira floresta vertical do mundo


Está sendo construída em Milão, na Itália, a “primeira floresta vertical do mundo”, o prédio Bosco Verticale (literalmente “Floresta Vertical”). Na prática, são duas torres residenciais de 110 e 70 metros cada com as fachadas cobertas com 900 árvores e diversas outras plantas. O conceito, do arquiteto Stefano Boeri, é construir em uma das cidades mais poluídas do mundo um prédio que produz oxigênio, absorve gás carbônico e protege os moradores da radiação solar.
A invenção de Boeri foi destaque de uma reportagem do jornal inglês Financial Times, ao lado de outras construções “verdes” pelo mundo. Prédios com árvores e plantas são tendência na arquitetura, uma forma de trazer o verde de volta às grandes metrópoles de concreto. Para se ter uma idéia, a vegetação do Bosco Verticale ocuparia uma área de 10 mil metros quadrados, o equivalente a um campo de futebol de floresta.

A cortina de poluição da ilustração acima é familiar para quem conhece São Paulo, certo? Pois não estamos muito atrás nessa tendência. A reportagem elenca como o “prédio verde mais cultuado do momento” o Harmonia 57, já construído na capital paulista pela Triptyque.



Oferecimento:

Filho por José Saramago

Definição de filho por José Saramago:       

    "Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como?  Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".

Oferecimento:

Teia de aranha (Pão Diário 20/10/11)

Leitura Bíblica: Jó 8.11-22
"Os olhos dos ímpios fenecerão, e em vão procurarão refúgio; o suspiro da morte será a esperança que terão". (Jó 11.20)

Quem cuida de uma casa já sabe: de vez em quando vai encontrar nos cantos das paredes e móveis uma teia de aranha, quase invisível. Para a aranha, ela é segura e firme, mas basta que alguém a toque com a vassoura para que se desfaça. Lá se foi a segurança da aranha -  ela terá de construir outra teia para capturar seu alimento.

No texto de hoje, vemos que as pessoas sem Deus confiam em algo tão frágil e se apóiam em algo tão firme como uma teia de aranha. Os cientistas descobriram que as teias das aranhas são muito fortes, mas na prática percebemos que não são indestrutíveis. Não são uma boa base para apoiar a vida!

Em que se agarra uma pessoa que vive como se Deus não existisse? Onde está sua segurança? A "teia de aranha" são suas próprias convicções, uma religiosidade vazia, o "eu" no cento que não admite ordens de ninguém... Sua vida não tem sentido nem esperança - ou melhor, esperam pela morte, como diz o versículo em destaque. Pessoas que vivem assim parecem um exército sem comando marchando para o abismo, por vontade própria ou ignorância de seu destino. Não sabem que seu caminho leva à destruição. Quando uma pessoa sem Deus cai no abismo, não faz falta ao lugar em que habitava -  até este o rejeita!

Deus, entretanto, não rejeita ninguém. Continuamente busca atrair as pessoas por meio de Jesus. Quer ser seu refúgio seguro, assim como é para o íntegro. Onde você apóia a sua vida - em Deus ou numa teia de aranha? Se a segunda opção é sua realidade, volte-se para o Senhor e encontre nele o refúgio, o sentido, a esperança. Quem confia em Deus pode ter certeza de que a base é fote e nunca será destruída.

(texto de Vanessa Weiler Ribas, Ijuí, RS)

Oferecimento:

19 de outubro de 2011

Cultos ao vivo no seu computador!!!


Acessem o link: www.ibptv.com.br/onlive.asp e assista aos cultos.

Oferecimento:
=============================================



Batalhas (Pão Diário 19/10/11)

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 20.1-17
"Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus". (2 Cr 20.15c)

Quem já não passou por momentos de angústia e de ansiedade diante de uma situação que não sabia como resolver ou enfrentar? Quem de nós já  não se viu impotente diante dos problemas da vida e das investidas do nosso maior inimigo, Santanás?

O rei Josafá passou por um momento difícil quando soube que um grande exército inimigo se aproximava de Judá. Então, numa reunião no templo do Senhor, ele se levantou e orou a Deus. Nessa oração exaltou a grandeza e soberania de Deus, bem como os seus grandes feitos no passado. Por outro lado, reconheceu a sua própria incapacidade e fragilidade, dizendo: "Não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar. Não sabemos o que fazer".

Não é assim que nos encontramos muitas vezes? Os problemas parecem ser gigantes; as dificuldades não acabam mais; as lutas são sempre maiores e mais difíceis e o inimigo está cada vez mais próximo...
O que nos resta senão clamar a Deus, reconhecer que não temos o que fazer? Se restar somente isso, então é exatamente assim que você deve agir.

Depois que Josafá orou a Deus e admitiu sua necessidade de livramento, o Senhor mandou sua resposta por meio de Jaaziel, dizendo que o povo não precisava ter medo porque o Senhor lutaria por eles. A sequência da história mostra como Deus os livrou dos inimigos de uma forma maravilhosa, totalmente fora das possibilidades e condições de Josafá e de seu povo. A lição que fica para todos nós é que diante de qualquer luta ou dificuldade devemos clamar a Deus reconhecendo sua soberania e também nossa dependência Dele. Ele nos ajudará a vencer as batalhas que enfentamos diariamente.

(texto de Claiton Andrá Kunz, Ijuí, RS)

Oferecimento:

18 de outubro de 2011

Parabéns a todos os MÉDICOS !!!

Obrigado, Doutor!

Pela sua sapiência e pela paciência também.
Obrigado pelas palavras de conforto que pronuncia nos momentos de incertezas.
Obrigado pela disponibilidade e amabilidade. Pelas vezes que, angustiado, bati à sua porta e ela se abriu para mim, como por milagre.

Obrigado por ser atencioso, cortês e realista diante dos fatos. Por cuidar com destreza desta coisa tão frágil que carrego comigo - a vida! Pelas vezes que o despertei no meio da noite, para mitigar um problema inesperado.

Obrigado quando dominando o seu cansaço domina também a minha dor e angústia, no desespero por uma ajuda. Pelo seu olhar magnânimo e pela vontade de ajudar e transpor obstáculos. Quando nos últimos recursos encontro suas mãos imantadas pelo calor humano.

Obrigado pela sua coragem que contagia minha fraqueza. Obrigado por ontem, por hoje e pelo amanhã. E por sua amizade sincera, sem fronteiras.

Deus, Vós que sois o médico dos médicos, daí a todos os médicos e médicas a sabedoria que cura, a dignidade que encoraja e o amor que é a luz da vida!!!

Amém...

Oferecimento:

Traição e crime (Pão Diário 18/10/11)

Leitura Bíblica: Provérbios 6.23-35
"O Senhor vê os caminhos do homem e examina todos os seus passos." (Pv 5.21)

Muitas vezes vejo as notícias de crimes passionais relacionados ao adultério que resultam na morte da parte que foi infiel ou do amante. Também vi em um programa de televisão que existem detetives especializados em investigar e mostrar provas de adultério para quem os contratou. Parace-me que a traição conjungal virou moda para algumas pessoas, sem falar nas trocas de casais que existem em certas reuniões. Tais práticas são abomináveis aos olhos de Deus, que preza a fidelidade. Mesmo quando o adultério não é descoberto, ele está vendo.

Quem tira a vida de seu cônjuge ou do amante talvez consiga aplacar o ciúme, mas não resolve o problema. Matar não é a solução, é uma loucura!! E se a vítima ou o assassino tiverem filhos, pior ainda, pois quem vai cuidar deles quando alguém morre ou é preso? Se tivesse refletido nas consequências, não optaria pelo assassinato. Talvez procurasse a ajuda dos pais ou dos líderes da igreja e a situação teria tomado outro rumo. Mesmo que uma das partes ficasse machucada, haveria conforto e apoio.

Para evitar o perigo, é preciso conhecer e praticar a Palavra de Deus. Nela Deus deixou claro que não admite a infidelidade. Além disso, os casais precisam conversar mais sobre seu relacionamento, expressando com delicadeza suas necessidades e mostrando quais áreas estão sendo afetadas, para que estas sejam curadas e preenchidas. Sei que falho como marido, mas minha esposa tem o cuidado de não me criticar na frente de nossos filhos. Quando estamos a sós, ela mostra no que estou errando e procuro me corrigir. Confesso que muitas coisas que ela me pede são difíceis, mas também mostro a ela suas falhas - isso tudo em uma discussão sadia. Muitas vezes até rimos das situações! Examine seu coração e opte por ser fiel em seu relacionamento conjugal.

(texto de Elias Torres da Silva, São Bernardo do Campo, SP)

Oferecimento:

Faça Aula de Música !!!!!


17 de outubro de 2011

Piano, espaço Kids e biblioteca!!!!


No cardápio de profissionais que atuam no Celebrité, inaugurado há dois meses no bairro das Perdizes, há um time de músicos que se revezam no piano instalado num canto do salão. Os shows para entreter as clientes ocorrem aos sábados, a partir do começo da tarde. "Toco muito Tom Jobim e Flavio Venturini", conta Francisco Benício Junior, um dos artistas da casa. As diferenças são notadas também em outros detalhes do ambiente. Quem quer se distrair enquanto espera o atendimento das cabelereiras, manicures e pedicures tem uma biblioteca à disposição, com cerca de cinquenta títulos de autores como Machado de Assis, Pablo Neruda e Clarice Lispector. Existe ainda um espaço para a exposição e a compra de quadros. "Quisemos aliar beleza e cultura", afirma a proprietária Gabriela da Matta. Há ainda uma área destinada às crianças, com games, brinquedos e monitora.

Celebrité - Rua Diana, 695 - Perdizes
(11) 3675-3596. Terça a sábado, 9h às 21h.

Oferecimento:



O poder da oração (Pão Diário 17/10/11)

Leitura Bíblica: Atos 16.11-15
"Agradeço a meu Deus todas as vezes que me lembro de vocês. Em todas as minhas orações em favor de vocês, sempre oro com alegria por causa da cooperação que vocês têm dado ao evangelho, desde o primeiro dia até agora." (Fp 1.3-5)

Com tristeza temos que admitir uma tendência de negligenciar a prática da oração nas igrejas. A despeito de uma boa teoria, na prática deixamos muito a desejar neste aspecto. Se fizéssemos uma pesquisa sobre a importância da oração e seus efeitos, creio que só teríamos respostas satisfatórias. Muitos, inclusive, dariam testemunho de bênçãos obtidas.

No entanto, se fosse pesquisado o tempo que cada cristão gasta com oração, receio que as respostas seriam deprimentes. De igual modo, a frequência aos cultos de oração tem sido bastante fraca.

No texto lido vemos o relato de Paulo e seus companheiros na cidade de Filipos procurando um local onde se praticasse a oração. Na reunião resultante, Lídia se converte a Cristo. Ela teve sua vida transformada pelo poder do evangelho e se dedica à obra do Senhor.

Alguns anos mais tarde Paulo escreve aos filipenses o que lemos no versículo em destaque, elogiando aqueles cristãos. Observe que a igreja de Filipos, uma boa igreja, começou a partir de um encontro destinado à oração. Isso é realmente extraordinário!! Além da oportunidade de compartilharmos nossos desafios e vitórias, pessoas também encontram uma nova vida com Jesus, criam-se projetos e nascem igrejas -  e tudo isso pela ação do Espírito Santo em resposta às nossas orações.

E você? Como anda sua vida devocional? Você tem o hábito de orar ou é do tipo que fala bem da oração, mas sempre deixa para depois? Você tem-se lembrado de orar pelos outros? Qua tal começar uma vida de maior intimidade com Deus por meio da oração? E ainda, o que acha de um pequeno esforço extra para também participar de reuniões de oração?

(texto de Reginaldo Pereira de Morais, Curitiba, PR)

Oferecimento:

16 de outubro de 2011

De joelhos (Pão Diário 16/10/11)

Leitura Bíblica: Gênesis 25.19-21
"[O Senhor disse:] Por mim mesmo eu jurei, a minha boca pronunciou com toda a integridade uma palavra que não será revogada: Diante de mim todo joelho se dobrará; junto a mim toda língua jurará." (Is 45.23)

Quando alguém se coloca de joelhos para orar ao Senhor, esta pessoa está se humilhando e se prostrando perante ele. Dobrar os joelhos é uma demonstração externa daquilo que deve acontecer em nosso íntimo. Representa como a oração deve ser piedosa, feita com fé e humildade - mesmo quando não nos ajoelhamos fisicamente. Mais importante que os joelhos dobrados é que o nosso coração se humilhe diante de Deus. Alguém pode criar o hábito de orar ajoelhado, o que não significa que sua oração é melhor por isso - pode até dobrar os joelhos, mas não "dobrar" o coração.

Quando nos curvamos diante de Deus e buscamos a sua vontade, ele ouve e atende à nossa oração. Nossa confiança é fortalecida em meio às dificuldades. Quando os ventos contrários começam a soprar e as angústias e dúvidas sacodem nossa vida, é preciso orar. No texto de hoje lemos que Rebeca não podia ter filhos. Então Isaque, seu esposo, buscou ao Senhor e ele respondeu à sua oração. Ela ficou grávida e teve filhos gêmeos! Este texto mostra que podemos apresentar a Deus todos os nossos problemas e desejos - até mesmo os que parecem sem importância. Conforme sua soberana vontade, ele nos atenderá.

Dobrar os joelhos não é muito fácil. O homem quer ser autossuficiente, por isso se esquece de buscar a Deus por meio da oração. Mas, na verdade, todos nós somos dependentes de Deus e precisamos orar sempre. Como um pássaro que encontra firmeza dobrando os joelhos para descansar em um pequeno galho, nós também podemos alcançar a paz quando dobramos nossos joelhos e nosso coração em oração, pedindo a Deus pela nossa vida e pelos problemas que afligem os outros. Ele nos dará a orientação certa.

(texto de Hebert dos Satos Gonçalves, Ceres, GO)

Oferecimento:

15 de outubro de 2011

Parabéns Professor!!

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento.
É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela. Já Platão, na sua obra A República, alertava para a importância do papel do professor na formação do cidadão.

PARABÉNS A TODOS OS PROFESSORES!!!

Educar (Pão Diário 15/10/11)

Leitura Bíblica: Deuteronômio 6.4-8
"O ensino que lhe ofereço e bom; por isso não abandonem a minha instrução". (Pv 4.2)

Lembro-me de quando ganhei do meu pai a camiseta do clube do coração dele. Foi um momento muito feliz da minha vida. Eu sempre ganhava canetas, chaveiros e brindes com o símbolo de seu time, passando a admirá-lo e a torcer por ele. Porque?

Quando ensinamos e incentivamos as crianças desde cedo, elas começam a sentir interesse por aquilo que recebem com carinho. Se começarmos a transmitir às crianças os esinamentos de Jesus, com perseverança e sem anatismo, elas começarão a gostar de Deus. Confira o exemplo da mãe e da avó de Timóteo. Quando criança, ele teve contato com a Bíblia e aprendeu no Antigo Testamento o que mais tarde o apóstolo Paulo reconheceu. No entanto, é preciso saber dividir as horas de nossas crianças entre atividades diversas. Elas necessitam de tempo para brincar, estudar e também para conhecer a Palavra. Um dia, uma senhora me disse que nunca levou seus filhos a uma igreja e que nunca falou da Bíblia para elas, mas que hoje são homens de bom caráter, pois sempre soubr educá0los. Pode ser: tenho amigos de bom carater que nunca foram a uma igreja, mas que vivem tristes porque as alegrias que encontram por aí se restringem apenas ao momento. Não tiveram a oportunidade de crescer conhecendo Jesus e o amor de Deus, para encontrarem a verdadeira felicidade e serem cidadãos da terra e do céu. É claro que o simples fato de alguém ter tomado conhecimento do Evangelho na infância não garantem esse resultado - cada um precisará decidir por conta própria o que fará com o que aprendeu - mas a oportunidade é preciosa demais para ser negligenciada e deveria ser aproveitada com o carinho e a sabedoria que torne a instrução atraente.

(texto de Elias Torres da Silva, São Bernardo do Campo)

Oferecimento:

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...