30 de setembro de 2011

Música e desenvolvimento infantil

Pesquisas desenvolvidas em várias partes do mundo confirmam que a música tem influência no desenvolvimento da criança. Alguns estudos comprovam, inclusive, que o bebê, ainda no útero materno, desenvolve reações a estímulos sonoros.

A linguagem musical vem sendo apontada, por um número cada vez maior de especialistas em todo o mundo, como uma das áreas do conhecimento mais importantes a serem estudadas no desenvolvimento da criança, isso desde o útero materno. Um trabalho realizado por cientistas da Universidade de Toronto, no Canadá, comprovou que os recém-nascidos expostos a uma melodia serena permanecem tranquilos. Essa comprovação científica vem ao encontro do que pais e mães fazem rotineiramente quando cantam melodiosas cantigas de ninar para o bebê dormir.

O psicopedagogo, arte-educador e mestre em educação João Beauclair afirma que “a música não é só uma questão de interferência na educação da criança, é uma necessidade, que deve ter espaço consagrado e rotineiro, por possibilitar a melhoria da sensibilidade, beneficiar os processos de aquisição da leitura e da escrita e auxiliar na melhoria da capacidade de memorização e de raciocínio”.

A opinião dele é semelhante à do psiquiatra canadense Thomas Verny, autor do livro A vida secreta da criança antes de nascer, que indica a música clássica como a melhor para ser oferecida aos bebês, porque esse tipo de som tem batida semelhante ao ritmo cardíaco em repouso, despertando na criança sensação semelhante à que ela tem quando colocada próximo ao coração materno. O contrário também é verdade. O som de um rock, por exemplo, tende a deixar a criança mais agitada.

Mas a influência da música vai muito além de acalmar ou agitar bebês e crianças. O potencial da inteligência humana é determinado pelos genes de cada pessoa, no entanto são necessários estímulos para colocar essa inteligência em prática, e é justamente aí que entra a música. O estímulo sonoro aumenta as conexões entre os neurônios e, de acordo com cientistas de todo o mundo, quanto maior a conexão entre os neurônios, mais brilhante será o ser humano.

Os sons que estimulam os neurônios dos bebês, mesmo quando ainda estão no útero materno, são muitos, incluindo as conversas que a gestante mantém com o filho, os cantos que ela entoa quando acaricia a barriga, além de outros, incluindo a música propriamente dita. Tudo o que o bebê experimenta desde sua concepção contribui na construção de seu cérebro.

O psicopedagogo João Beauclair conclui dizendo que “a linguagem musical é herança cultural de toda a história da humanidade e deve ser aproveitada, cada vez mais, na escola de educação infantil e na educação como um todo. Além de auxiliar na melhoria de nossas capacidades de memorização e de raciocínio, vários profissionais da área de Psicopedagogia Clínica utilizam recursos musicais para trabalharem com crianças que estejam apresentando dificuldades de aprendizagem”.

Mas, como tudo na vida, o uso da música na educação da criança também deve ser feito com discernimento. Beauclair adverte: “aos pais cabe a tarefa de usar o bom senso. Fugir dos modismos musicais talvez seja uma boa saída, oferecendo a seu filho cantigas de ninar, músicas folclóricas, música sacra, jazz, música popular brasileira, tudo o que tem qualidade é válido”, conclui.
Esta matéria também está no meu site:

Seja Uma Bênção (Pão Diário - 30/9/11)

Leitura Bíblica:Números 6.22-27
"O Senho faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça." (Nm 6.25)

Você já reparou quantas vezes a Bíblia trata do tema "bênção"?

Esta palavra, nas suas mais variadas formas (abençoar, ser abençoado, etc) ocorre mais de cem vezes na Bíblia. É o mes que "bendizer" - dizer bem sobre alguém. Desde o princípío Deus expressou seu desejo de abençoar. Na criação o Senhor abençoou os animais para que fossem fecundos, e de igual forma concedeu a bênção ao primeiro casal para que se multiplicasse e governasse a Terra.

Mesmo após a queda no pecado, Deus continuou expressando seu desejo de nos abençoar. Noé e sua família receberam a mesma bênção dada a Adão e Eva. Abraão, todavia, recebeu algo a mais. Sua bênção foi concedida para que ele mesmo fosse uma bênção para as outras pessoas. O pai da fé não seria somente alguém com muitos filhos, mas aquele por meio de quem todas as famílias da terra seriam benditas.

No texto que lemos hoje, Deus ensina ao sacerdote Arão algumas palavras de bênção. Vale a pena perceber como é rica a promessa de Deus neste texto. O Senhor se compromete conosco em nos guardar, isto é, conceder sua proteção, seu cuidado em todos os momentos. Quando nos sentirmos sozinhos e desamparados em meio à escuridão da vida no pecado, nosso Pai nos promete que fará resplandecer o seu rosto sobre nós.

Na lingua hebraica, resplandecer é o mesmo que fazer luz. Assim como Deus ordenou na criação que houvesse luz em meio às trevas, agora ele quer fazer com que haja luz em nossa vida. Essa luz nos leva à sua maravilhosa graça que foi prometida já a Abraão e concedida por meio do Filho de Deus e descendentes de Abraão, o Senhor Jesus Cristo.

A graça por sua vez, nos habilita a olhar para frente de rosto erguido, confiantes de que Deus está conosco. E se sabemos que ele não nos abandona, podemos seguir nosso caminho em paz.

(texto de Alexandre Stahlhoefer, Timbó, SC)

Oferecimento:

Matéria no BLOG DO MORUMBI

Acessem o link abaixo e vejam a matéria que saiu no BLOG DO MORUMBI.

www.blogdomorumbi.com.br

29 de setembro de 2011

Acusação (Pão Diário 29/9/11)

Leitura Bíblica: Jó 23.1-6
"Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica." (Rm 8.33)

Lembro-me de que, quando criança, um colega meu pegou escondido um brinquedo do filho de nossa vizinha. Passados alguns dias, a mãe do menino veio até a nossa casa para saber de minha mãe se por acaso eu não havia levado aquele brinquedo comigo. Para minha surpresa, o colega que cometeu tal ato me acusou, quando isso não era verdade. Para quem sempre recebeu o ensino dos pais com base nos princípios cristãos, senti o mundo desabar até as coisas se esclarecerem.

Quantas vezes você já sofreu acusações por coisas que não fez, que não falou? Foi acusado injustamente? Como se sentiu? O que desejou fazer naquele momento? Para algumas dessas acusações pode ter havido esclarecimento. E quando isso não se deu? O texto de hoje nos mostra que Jó também sofreu acusações, mas ele não se sentiu intimidado diante disso, antes desejou apresentar-se diante de Deus porque sabia que o Senhor conhece os que nele se refugiam. Ao mesmo tempo Jó nos ensina o que fazer quando sofremos acusações.

Primeiro: deseja encontrar-se com Deus. Jó sabia que Deus é o justo juiz e tem seus olhos abertos sobre tudo, além de conhecer os segredos do coração. Jó acreditava firmemente que, se pudesse encontrá-lo, Deus cuidaria dele. Esse mesmo anseio por Deus deve determinar a sua vida e a de todos os cristãos.

Segundo: desejar falar com Deus. Ninguém melhor do que ele para nos ouvir nessas horas, visto que os seus ouvidos estão atentos ao nosso clamor.

Terceiro: confiar em seu amor. Deus nos amou com amor verdadeiro, eterno e leal, por isso podemos confiar nele. É ele quem nos justifica.

E você, o que tem feito? Como reage ou tem reagido diante de acusações? Quando ocorrerem, recorde-se desta lição de Jó. Procure encontrar-se com Deus. Fale com ele e confie no seu amor.

(texto de Kalley Gean Costa Brito, Brasília, DF)

Oferecimento:

28 de setembro de 2011

Tostare Café (30/9/11 - 17:30h as 19h)

Olá, Pessoal. Estarei no Tostare Café aqui do Shopping Portal do Morumbi, nesta sexta, dia 30/9 das 17:30h às 19h, tocando MPB e Standards.


Espero vocês lá. Segue abaixo link com mapa do TOSTARE (clique aqui)

Espero vocês lá.

Prof. Carlos Martins
www.professorcarlosmartins.com.br

Informativo: Greves que afetam o pais inteiro!!!

Esta época do ano é típica de greves. Bancários negociam seus aumentos salariais com os banqueiros, CORREIOS deixam de nos entregar as correspondências, universidades estavam paradas há várias semanas…
Não vamos discutir a legalidade ou o direito à greve das diversas categorias, mas vamos abordar como estas paralisações afetam a vida de pessoas e empresas.
greve brasil: correios, bancos, universidadesOs CORREIOS tem monopólio na entrega de correspondências no Brasil. Este é um monopólio assegurado na constituição, assim como acontece na maioria dos países. Ele é em parte justo pois ajuda o governo a oferecer o serviço em regiões remotas, onde poucas empresas privadas teriam interesse e lucro nas operações.
Mas por obterem este monopólio, afetam a vida de muitos brasileiros quando fazem suas reinvidicações na forma de paralisação das atividades com greve. Os Correios tem hoje cerca de 115 mil funcionários e seu slogan “soluções que aproximam” não condiz com esta opção grevista. A empresa disse que, apesar da greve, cerca de 9,4 milhões de correspondências foram entregues no fim de semana passado, por meio de mutirão. A paralisação dos funcionários já completa 2 semanas, com adesão de 18% dos funcionários e 35% das entregas atrasadas. Estima-se que o prejuízo diário com esta greve chegue a R$ 20 milhões. Por dia, 14 milhões de objetos deixam de ser entregues. Contas são atrasadas, empresas perdem negócios, aguardam documentos e as pessoas tem muitas comunicações atrasadas, mesmo em tempos de internet e email.
Por falar em contas que não chegarão aos seus destinos, como poderão ser pagas se os bancários também anunciaram a paralisação de suas atividades? Os bancários pedem reajuste de 12,8% e maior participação nos lucros enquanto os bancos oferecem 8%. Como já é comum no calendário brasileiro, agências bancárias paradas, casas lotéricas superlotadas e muitos transtornos nas contas correntes e pagamento de contas.
Não se pode esperar que todos tenham acesso à internet para quitar suas obrigações quando o governo ainda briga para oferecer banda larga para a população (e convenhamos que esta banda não é tão larga assim).
Como se não bastassem esses dois serviços essenciais à população, às vezes ainda encontramos o transporte público parado (o que já era ruim fica ainda pior!) e até universidades entram em greve. Estas atrasam os planos de seus alunos de se formarem, entrarem no mercado de trabalho, iniciarem um estágio ou terminarem seu curso.

(matéria extraída do site: http://www.logisticadescomplicada.com

Oferecimento:

Sabão em Pó? (Pão Diário 28/9/11)

Leitura Bíblica: Salmo 51.1-19
"Lava-me de toda a culpa e purifica-me do meu pecado." (Sl 51.2)

A tarefa doméstica de lavar as roupas tem-se tornado cada vez mais fácil graças ao sabão em pó. As propagandas deste produto são muito convincentes: prometem limpar todas as fibras da roupa com o mínimo de esforço. Mas o que o sabão em pó tem a ver com a leitura de hoje?

Pois bem, este salmo foi escrito pelo rei Davi em um momento de grande angústia. Ele havia acabado de ser repreendido pelo profeta Natã (2Sm 12.1-14) e sua consciência estava pesada. Sentindo-se culpado e não tendo mais como esconder seu pecado, Davi resolve confessá-lo e clama a Deus, pedindo que seja misericordioso. Após a confissão e o arrependimento, expressa a Deus o seu desejo de ser lavado e de se tornar puro novamente. Alguns versículos adiante ele repete: LAVE-ME!. O que deve ser levado em consideração aqui não é apenas a necessidade de limpeza, mas o modo como teria de ser feita.

Davi está pedindo que Deus o lave como se lava uma roupa, isto é, com profundidade, e não superficialmente como se lava um prato. nos tempos bíblicos não havia sabão em pó para limpar todas as fibras. A sujeira era removida pela água ou esfregando muitas vezes as roupas nas pedras até ficarem limpas. Davi precisava de uma lavagem intensa: Deus tinha de trabalhar nova e profundamente na vida do rei para que este fosse purificado.

Além de desejaar a remoção da sujeira - seus erros e sua culpa - Davi também pede a Deus uma mente pura e um espírito inabalável e pronto a obedecer. Somente então o Senhor se agradariaa novamente dos sacrifícios sobre o altar, ou seja, dos atos de adoração de Davi. Deus está sempre pronto a nos perdoar e nos purificar. quando demonstramos arrependimento e confessamos nossos erros a ele, o "sabão em pó divino" entra em ação. Então, seja qual for o seu pecado, peça perdão e acerte sua vida com o Criador.

(texto de Cristhian M. Wondracek, Sen. Salgado Filho, RS)

Oferecimento:

27 de setembro de 2011

Chuchu (Pão Diário - 27/9/11)

Leitura Bíblica: Números 11.1-9;31-34
"Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus." (1 Ts 5.18)

Imagine se por alguns anos você tivesse de comer basicamente chuchu, a hortaliça "sem gosto". Com certeza eu me sentiria enjoado com o tempo, mas comeria para não passar fome.

O povo de Deus teve de comer o maná, que Deus mandava a cada dia do céu para alimentar a multidão que vagava pelo deserto. Este alimento era semelhante a uma pequena semente com gosto adocicado que os israelitas moíam e assavam como bolos. Parece justa a reclamação do povo de que comer a mesma coisa todos os dias e muito ruim. Seria tão bom ter novamente alguns temperos, alguma variedade no cardápio... O povo pôs-se então a reclamar com seu líder e também diante de Deus, pois desejava algo mais gostoso, algo que lembrasse um pouco os "bons tempos no Egito".

Interessante é que alguns capitulos antes deste episódio percebemos que o povo tinha animais para sacrificar a Deus na Páscoa. Quando Deus libertou Israel da escravidão no Egito, foi permitido que levassem consigo seus rebanhos. Era verdade que não havia carne em abundância, mas também era mentira que não havia nenhuma carne. O maná era o pão diário, mesmo sem muito luxo, sem variedade de temperos. Deus sustentava seu povo a cada dia, como também nos tem sustentado. E o que fazemos? Estamos reclamando com a boca cheia? Agindo assim nos desviamos da verdade. Quando reclamamos, passamos a olhar para o que não temos e esquecemos o que Deus tem nos dado diariamente. Exigimos, então, o que não é nossa necessidade.

Devemos ser gratos a Deus por todas as boas dádivas que ele nos dá. Quando insistimos em reclamar, o resultado não será o recebimento do pedido, mas pode ser a manifestação da ira de Deus sobre nós.

Até mesmo o "chuchu" de cada dia é um presente do Senhor para nos alimentar. Então, seja grato por todas as coisas que Deus lhe dá, sem reclamar.

(texto de Alexandre Stahlhoefer, Timbó, SC)

Oferecimento:

26 de setembro de 2011

Nova Vida (Pão Diário - 26/9/11)

Leitura Bíblica: Marcos 5.1-20
"Quando se aproximaram de Jesus, viram ali o homem que fora possesso da legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juizo." (Mc 5.15a)

O versículo em destaque faz parte do texto que acabamos de ler sobre um homem controlado por espíritos malignos. Ele vivia perambulando pelo cemitério e pelos montes, gritando e se ferindo com pedras. Ninguém podia dominá-lo: era "o terror" daquele povoado. Esse é um exemplo de até onde um ser humano pode chegar quando subjulgado pelos poderes das trevas. Podemos ver o que Satanás e seus demônios são capazes de fazer com um homem que foi criado por Deus à sua imagem e semelhança e com o propósito de glorificá-lo por meio de sua vida. Porém, o objetivo de Satanás é destruir a vida das pessoas. Por mais atraentes e promissoras que possam ser suas propostas, a verdade é que ele jamais pretende nos fazer qualquer bem. Ele é traiçoeiro, trapaçeiro, falso e enganador. Jesus disse que ele é o pai da mentira (Jo 8.44). Portanto, não nos deixemos iludir com suas promessas de vida fácil, prosperidade, saúde ou seja lá o que for. Ele só quer ver as pessoas sofrendo.

Jesus Cristo, o Filho de Deus, tem um propósito bem diferente. Ele veio para nos dar vida plena (Jo 10.10b). O homem do nosso texto bíblico é um exemplo disso. Aquele a quem o diavo havia torturado e escravizado recebeu uma nova vida e um novo sentido para ela ao ser libertado pelo Filho de Deus. Ele passou a anunciar a todos o que Jesus tinha feito por ele, e muitos ficaram admirados com a transformação ocorrida.

Talvez você esteja passando por lutas ou dificuldades, mas seja qual for a circunstância lembre-se que Jesus Cristo veio para nos dar a vida de verdade e liberdade completa. Ele disse: "Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres" (Jo 8.36). Passe o comando de sua vida a ele e você experimentará quanta diferença isso fará no dia a dia.

(texto de Helmuth Scholl, Curitiba, PR)

Oferecimento:




25 de setembro de 2011

Um i-1/2 (Pão Diário - 25/9/11)

Leitura Bíblica: I Pedro 1.1-2
"Não se perturbe o seu coração, nem tenha medo." (Jo 14.27)

Anos atrás, quando a internet ainda era novidade, alguém me disse: "Me manda aquele número pela internet..." E eu fiquei pensando sobre que "número" seria esse, quando surgiu uma luz e eu respondi: "Você quer que eu mande um e-mail?". Isso! Me manda um-1-1/2!!

Depois que inventaram o "i-1/2". Quase ninguém mais recebe carta de verdade, só correio eletrônico!!

Quando Pedro escreveu sua carta, havia uma expectativa crescente no coração daqueles primeiros cristãos que estavam sendo perseguidos por causa da sua fé. Eles aguardavam ansiosos por palavras de consolo e encorajamento. Tiveram de deixar seu lugar de origem por causa de sua fé em Jesus. Estavam dispersos por várias regiões. Certamente enfrentavam tempos difíceis. Quando Pedro se dirige a eles, ele os lembra de que eram "escolhidos" por deus para serem dia a dia transformados em pessoas melhores e mais parecidas com Cristo (santificados) pela ação do Espírito Santo, a fim de andar como ele andou (obediência) por causa do perdão (aspersão do seu sangue). Ele os está lembrando do quanto valia a pena permanecerem firmes no meio das dificuldades por causa de tudo o que Deus havia feito por eles por meio de Cristo. Esta e tantas outras cartas que lemos num contexto tão diferente, eram palavras profundamente inspiradoras para eles. Então, Pedro lhes deseja algo simples, porém profundo: de que a graça e a paz lhes fossem multiplicadas!

Em meio à perseguição, Pedro não pede a Deus que os livre dela, mas que lhes faça aumentar ainda mais a graça e a paz. Neste dia, desejo que você sinta como se Deus estivesse lotando a caixa de entrada do seu computador com centenas de e-mails pessoalmente dirigidos a você, dizendo: "Que a minha graça e a minha paz em Cristo se multipliquem e encham a sua vida de esperança".

(texto de Wanderley de Mattos Junior, São Paulo, SP)

Oferecimento:

Salmo 128.1

Vendo acordeon Italiano (80 baixos)

ACORDEON GENTILLI - MACERATA
80 baixos - Revisada, com case e corrêias novas.
R$ 800,00
Preço para vender!!!!

Entre em contato: cferreiramartins@gmail.com




24 de setembro de 2011

Porque razão é a música tão importante?

Existe uma indesmentível e forte correlação entre a educação da música e o desenvolvimento das habilitações que as crianças necessitam para se tornarem bem sucedidas na vida. Autodisciplina, paciência, sensibilidade, coordenação, e a capacidade de memorização e de concentração são valorizadas com o estudo da música.

Estas qualidades acompanharão os seus filhos ou filhas em qualquer caminho que escolham para a sua vida. A aprendizagem da música pode ter uma influência na formação das crianças que é apenas secundada pelo amor dos pais. Se procura de uma forma de proporcionar aos seus filhos e filhas uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal, a aprendizagem de música para bebés e crianças é um excelente primeiro passo.

Os estudantes de música aprendem a ser artesãos: aprendem como detalhes são cuidadosamente colocados em conjunto para criar belas, não meramente medíocres, sonoridades. Através do estudo da música os alunos aprendem o valor do esforço sustentado para atingir a excelência e os resultados concretos do trabalho árduo.

O estudo da música também valoriza o trabalho em equipe. Para que uma orquestra tenha sucesso, todos os seus elementos têm que trabalhar em conjunto harmoniosamente com um único objetivo, o desempenho, e têm que se comprometer a aprender a música, participar em ensaios, e praticar música em conjunto. A música proporciona um importante modo de expressão pessoal. Todos sentimos a necessidade de estar em contato com os nossos parceiros e amigos. A auto-estima é um subproduto desta expressividade.

A prática da música ensina aos alunos a ultrapassar o medo e a assumir riscos. Um pouco de ansiedade é algo positivo, e que ocorre frequentemente ao longo da vida. Aprender como lidar com a ansiedade mais cedo e com frequência faz com que seja um problema menor mais tarde. O estudo da música encoraja a autodisciplina e a diligência, características que se repercutirão nas atividades intelectuais sob a forma de estudo efetivo e hábitos de trabalho.

A associação entre a música e a matemática é explícita, pois ambas desenvolvem o raciocínio lógio. Crianças que praticam música desde de pequenas tem mais facilidade no aprendizado da matéria (matemática). Praticar música promove a expressão pessoal e proporciona auto gratificação ao mesmo tempo que dá prazer aos outros. A sua filha ou filho vai aprender a gostar de ouvir música, adquirir uma nova disciplina mental e uma competência física, adquirir comportamentos e autoconfiança.

As lições de música também melhoram o desenvolvimento da capacidade da criança para pensar logicamente e analiticamente, aumentar a sua concentração, a cognição e desenvolvimento motor. Com uma orientação correta, a música pode ajudar ao crescimento pessoal da criança, assim como à sua expressão individual e autoconfiança, não somente na sua mente, mas também na alma e espírito.

Faça Aula de Música !!!!! (Região Portal do Morumbi)

Oferecimento:

Nada difícil (Pão Diário 24/9/11)

Leitura Bíblica: Jeremias 32.17-23
"Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?" (Jr 32.27)

Deus chamou Jeremias para profetizar num tempo muito difícil para a nação de Israel. Rodeada de inimigos, o povo não sabia o que fazer. Deixou de obedecer aos mandamentos do Senhor e procurou deuses estranhos em busca de ajuda. E naturalmente não foi socorrido por eles. Jeremias chama o povo ao arrependimento porque estava para acontecer um triste julgamento como resultado de suas ações: seria levado cativo para a Babilonia. Nesse momento dramático, o profeta ora ao Senhor reconhecendo que nada é dificil para Deus, pois ele é poderoso. Se ele é o criador de todas as coisas, então é poderoso para ainda realizar maravilhas e sinais como fizera no Egito. Ele está atento aos acontecimentos na nação. Seus olhos veem tudo o que se passa no mundo, pois ele é Deus de toda a humanidade.

O salmista perguntara no passado:"Será que quem formou o olho não ve?" (Sl 94.9) Ele não está alheio aos dramas pelos quais passam as vítimas de catástrofes, como terremotos e outras. Nesse contexto, uma revista de notícias no Canadá publicou em sua capa a foto de uma jovem com os braços levantados para o céu, louvando a Deus.

Apesar de todo o sofrimento, esta deve ser a atitude de todos aqueles que creem que nada é difícil para o Senhor. Cremos que ele está no controle e continua bondoso como sempre, não somente por alguns momentos. Por isso, mesmo em calamidades e dificuldades insuportáveis para o homem, o cristão pode levantar suas mãos para os céus e agradecer a bondade de Deus, pois nada é dificil para ele. Era isto que Jeremias estava tentando fazer o povo de Deus compreender. Ele está presente com poder, atento, realizando maravilhas e demonstrando a sua bondade mesmo em meio às adversidades da vida - e nunca se esqueceu da humanidade.

(texto de João Garcia, Oakville, Canadá)

Oferecimento:

23 de setembro de 2011

Faça Aula Particular de Música no Morumbi


Aulas Piano | Teclado | Acordeon
Saxofone | Flauta Transversal | Bateria
Entre em contato: cferreiramartins@gmail.com

Passo a Passo (Pão Diário 23/9/11)

Leitura Bíblica: Eclesiastes 11.1-6
"Nós não cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos." (Gl 6.9)

Bom seria se tudo de que gostamos pudesse ser realizado como num passe de mágica, instantaneamente. Mas isso não acontece. Só podemos conquistar algo quando aprendemos a dar um passo de cada vez. É por meio de pequenos passos, firmes e repetidos, que vamos alcançar grandes realizações e vencer desafios.

Para isso é preciso tomar a decisão de dar o primeiro passo sem aguardar condições ideais, sem desistir no meio do caminho. Sabemos que existem riscos por toda parte, mas é preciso começar a andar. É melhor sofrer uma derrota no caminho do empreendimento do que na paralisia da acomodação. "Lance o seu pão sobre as águas", comece a dar seus passos mesmo não sabendo até onde você conseguirá chegar. Caminhando você pode ter certeza que irá mais longo do que se ficar parado no mesmo lugar, olhando o tempo, tentando imaginar se vai ou não cair uma tempestade. Quem fica olhando o tempo e o vento não chega a lugar nenhum, "não colherá". Imagine se um agricultor deixasse de plantar porque suspeita que a chuva não irá cair? Isso não acontece, ele planta, mesmo sabendo que as adversidades em algum momento vão chegar. Ele semeia, mesmo sabendo que nem todas as sementes vão sobreviver. Ele sabe que quanto mais semear, maior será a possibilidade de uma grande colheita.

Precisamos aproveitar as possibilidades que estão diante de nós confiando em Deus, sabendo que ele é o dono do tempo, que ama cada um de seus filhos e os auxilia em tempos de crise.

São muitas coisas que podemos semear passo a passo (uma realização profissional, um tratamento de saúde), mas a mais importante semente é a palavra de Deus. Ela precisa estar plantada em nosso coração e precisa ser lançada nos corações das pessoas deste mundo.

(texto de Hebert dos Santos Gonçalves, Ceres, GO)

Oferecimento:

22 de setembro de 2011

Aniversário (Pão Diário - 22/9/11)

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5.1-5
"No tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus". (1Pe 4.2)

Festejar "mais uma primavera" é registrar um ano a mais em nosso corpo, a temporário habitação terrena, e um ano a menos neste planeta, caminhando para a eternidade. Infelizmente muitos não gostam de refletir sobre essas coisas, pois se sentem incomodados.

Achamos que não existe maior presente em nossa comemoração por mais um ano de vida que estarmos unidos a família, desfrutarmos de saúde e vivermos na presença do Senhor.

Há, porém, um presente ainda melhor que só Jesus Cristo pode dar: a vida eterna. Este não é passageiro nem pode ser roubado ou estragado pela ação do tempo. Nem mesmo todas as riquezas do mundo poderiam comprá-lo, e assim mesmo Jesus nos oferece seu presente de graça. Além da vida eterna, Deus nos dá outros belos presentes. Quando reparei no céu com seu azul tão bonito, enfeitando o infinito, e no sol e na lua que não posso tocar, mas que brilham para mim, passei a questionar quem tinha feito tudo isso de modo tão perfeito. Foi Deus, que também criou minha nova maneira de ser, de refletir e de agir com prudência. Essas informações foram obtidas no maior e melhor manual que existe - a Bíblia, escrita por homens inspirados por seu Espírito Santo. Ela é mais um presente dado por Deus.

Comemorar o aniversário com festa, mas sem Deus, é o mesmo que encenar uma peça de teatro e a plateia aplaudir por apenas alguns segundos. Recebemos "aplausos", alguns abraços e presentes e nada mais. A realidade volta depois que a festa acaba e os convidados vão embora. Esta vida é temporária - você está preparado para o dia em que sua habitação terrena for destruída? Onde você passará a eternidade - na habitação celestial, com Deus, ou eternamente longe dele? Convide Deus não apenas para a festa de seu aniversário, mas para ficar com você para sempre!!!!

(texto de Elias Torres da Silva, São Bernardo do Campo, SP)

Oferecimento:

21 de setembro de 2011

Cooperar (Pão Diário 21/9/11)

Leitura Bíblica: Neemias 3.1-32
"O sumo sacerdote Eliasibe e os seus colegas sacerdotes começaram o seu trabalho e reconstruíram a porta das Ovelhas. Eles a consagraram e colocaram as portas no lugar. Depois construíram o muro até a torre dos Cem, que consagraram, e até a Torre de Hananeel." (Ne 3.1)

Reparos são uma atividade constante na vida do cristão. Deus repara a vida dos seus filhos, e estes têm a percorrer ao longo de sua vida todo um caminho de reparos constantes. A vida é repleta deles. Desde a desobediência a Deus no Jardim do Éden (Gn 3.6), quando o ser humano tinha uma vida maravilhosa à sua disposiçõa e a perdeu por causa do que fez, o reparo se tornou uma necessidade constante.

Precisamos inicialmente ter reparada a nossa relação com o Criador da vida, indispensável para escapar dos caminhos da morte e para adotar os preceitos que geram vida. Reparados devemos ser para vivermos para sempre ao lado de Deus.

Mas é importante compreender ainda que o reparo exige cooperação. Esta verdade está presente no terceiro capítulo do livro de Neemias que, apesar de parecer uma mera descrição informativa acerca do contexto histórico e da reconstrução de uma fortaleza, contém, na verdade, uma importante mensagem para nós. Perceba a cooperação dos homens da cidade em torno da reconstrução dos muros de Jerusalém. Muitos participaram. Evidentemente, no árduo e urgente trabalho havia ferreiros, marceneiros e pedreiros, homens acostumados com a tarefa de construção. Mas havia também sacerdotes, perfumistas, ourives, mercadores e simples moradores da cidade. Todos desejavam participar da reconstrução dos muros e dos reparos das portas. Todos estavam dispostos a reparar, pois percebiam que aquele era o tempo de Deus para restaurar não apenas muros e portas, mas também a dignidade da cidade amada.

Cooperar é estar próximo da necessidade no momento da crise na certeza de estar próximo da paz no momento da consolação.

(texto de Cleison Mlanarczyki, Ijuí, SC)

Oferecimento:

20 de setembro de 2011

Rio da Vida (Pão Diário 20/9/11)

Leitura Bíblica: Apocalipse: 22.1-6
"O rio da água da vida....., claro como cristal, fluía do trono de Deus." (Ap 22.1)

As terras próximas dos rios permanecem verdes, as flores desabrocham, as sementes nascem, crescem e frutificam exuberantes. Os pássaros descem fatigados do seu vôo e banham-se nas águas límpidas e frescas; animais abrem suas tocas nas margens férteis e passeiam aqui e ali, satisfeitos com a amenidade das paragens. Ao redor de um rio existe vida abundante, rica dádiva que desponta da nascente e escoa pelo seu leito, engrossando mais e mais, até a embocadura.

A vida de Deus que existe nos cristãos autênticos deve ser como um rio que nasce nas montanhas e escoa para o mar: onde ele passa, vai transformando tudo em bênçãos e vitalidade. Será verdade? Seríamos você e eu esse canal de bênçãos em meio aos desertos desta vida? Permita que o Espírito Santo de Deus encha a sua vida de águas vivas a fim de saciar a sede febril da humanidade sem  Deus, espalhando à mão cheia, bençãos incoparáveis.

Se a sua vida estiver completamente cheia da graça e do poder do Espírito de Deus, ela transbordará para o seu ambiente. O Senhor Jesus Cristo, exclamou: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva" (Jo 7.37-38).

O plano de Deus é transformar em canais aqueles cuja vida é dirigida por Cristo - verdadeiras correntes invisíveis através dos quais o seu Espirito - o Divino Consolador - opera erguendo o mundo perdido. O cristão é apenas um instrumento nas mãos de Deus, e somente por meio dele sua obra misericordiosa é comunicada ao coração e à vida dos homens. A vida baseada em Cristo, a fonte de água viva, torna-se tão poderosa que, em toda parte onde ela passe, acabará deixando um rastro de vida e de bençãos - uma amostra do grande Rio da Vida que Deus nos promete na passagem bíblica que lemos hoje.

(texto de Mário Miki, Curitiba, PR)

Oferecimento:

19 de setembro de 2011

Construa com Sabedoria !!!

Construa com Sabedoria!!
Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar. Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família. Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.

A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.

O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia. Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.

Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira. Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa. E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse: "Essa é sua casa. Ela é o meu presente para você".

O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena! Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.

O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo menos que o melhor possível na construção. Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos.

Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente. Mas não podemos voltar atrás.

Você é o carpinteiro. Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes. Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói". Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.

Construa com Sabedoria!!!

Oferecimento:

O professor (Pão Diário - 19/9/11)

Leitura Bíblica: Gálatas 3.23-29
"A Lei foi o nosso tutor até Cristo, para que fôssemos justificados pela fé." (Gl 3.24)

Lembro me de quando eu e meu irmão pegávamos ônibus para ir à escola. Ele estudava na segunda série primária e eu já estava na primeira série do ensino médio. O ônibus nos deixava perto de casa e tínhamos de seguir a pé. Eu estava com fome e cansado, meu irmão também. Eu dizia a ele: "Ande mais ligeiro, quero chegar logo em casa". Ele então jogava a mochila no chão e se eu não carregasse, ficaria por lá mesmo. Outras vezes sentava-se à beira do caminho e recisava a caminhar.

É comum agirmos assim diante de Deus. Deus nos mostra o caminho, ensina, mas nós somos teimosos. Somo como estudantes. Deus nos manda para a escola para aprendermos a viver a vida de forma correta neste mundo. O professor dessa escola é a lei de Deus. O professor nos ensina, mas ele mesmo não faz nada no nosso lugar, apenas nos diz para onde deveríamos ir. Cada um faz o que quer com o que aprendeu na escola. Alguns acham aquilo tudo uma bobagem inútil para a vida. Outros consideram o conhecimento adquirido muito importante e o praticam. Porém, nosso professor não é Deus. Ele quer levar-nos ao conhecimento de Deus. Quer que conheçamos Jesus Cristo, pois ninguém ganhará a vida eterna apenas obedecendo às regras dadas pelo professor. São apenas regras, não são a própria vida. Esta está em Jesus. Relembre a orientação da lei de Deus e deixe que ela o guie ao arrependimento e a uma nova vida por meio de Jesus. A lei é boa, pois quer nos conduzir ao Senhor Jesus Cristo. Só ele pode nos livrar da teimosia e nos transformar em filhos de Deus. Com Jesus na sua vida você terá garantia da vida eterna e crteza de que nada poderá separá-lo do amor de Deus, pois você se tornará livre de toda a lei, livre de toda condeção e um filho amado e querido por Deus.

(texto de Alexandre Stahlhoefer, Timbó, SC)

Oferecimento:

18 de setembro de 2011

Grandes Coisas (Pão Diário - 18/9/11)

Leitura Bíblica: Salmo 66.1-12,20

"Coisas grandiosas fez o Senhor por nós, pos isso estamos alegres." (Sl 126.3)

Imagine-se em rota de fuga. Você não tem muito tempo e um exército poderoso está prestes a alcançá-lo. Junto com você há outras centenas de pessoas, igualmente aflitas. Alguns se desesperam, outros reclamam. Logo todos parecem estar num beco sem saída, quando um escape aparece, salvando a todos e acabando de uma vez por todas com o exército que vinha tentando pegar você. Ufa!!! Você está livre e agora pode gozar de tranquilidade e paz num lugar fresco e farto.

Essa é a história da fuga do povo de Israel do Egito, atravessando o Mar Vermelho e estando diante da conquista da nova terra onde iria morar. O salmista que compôs o salmo da leitura de hoje relata a ação de Deus. Está feliz, por isso canta para adorar a Deus! Chega a ficar assombrado com a grandeza das ações dele. Louvá-lo só é pouco, é preciso que a terra toda também cante com ele em adoração. E ainda convida outros para virem e verem o que Deus tem feito.

Como é importante parar um pouco para reconhecer o quanto Deus já fez em nossa história de vida. Cada um tem a sua. Alguns com mais dificuldades, outros com poucas, mas sobre todos Deus faz sair sol e cair chuva. A todo Deus deseja abençoar e cuidar. Porque não reconhecer isso, então, e ficar maravilhado com as pequenas e grandes coisas que ele faz?

Deus nos conhece muito bem e sabe que, muitas vezes, em vez de louvor e do sentimento de encantamento diante das maravilhas que ele faz nós sentimos mesmo é tédio e irritação diante da vida, o que gera reclamação e mau humor, não é verdade? Apesar disso tudo, Deus é bendito e continua atento à nossa voz. Por isso, vale a pena viver em comunhão diária com ele, deixando-se surpreender sempre, diante dos seus maravilhosos feitos.

(texto de Wanderley de Mattos Junior, São Paulo, SP)

17 de setembro de 2011

Consolo (Pão Diário - 17/9/11)

Leitura Bíblica: Jó 2.11-13
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericódias e Deus de toda consolação." (2Co 1.3)

Muitas tragédias têm acontecido nestes últimos tempos - toda hora ouvimos de algum novo acidente ou desastre natural. Elas atingem igualmente ricos e pobres, doutores e analfabetos, cristãos e pessoas sem Deus.

Só consegue entender a dor daquele momento e da vida subsequente quem já passou por algo semelhante - ou apenas Deus. Alguns acham que precisam falar alguma coisa e pronunciam palavras bonitas, óbvias ou acusadoras, ditas apenas para não deixar aquele momento "passar em branco". Porém, isso só aumenta a dor da pessoa que já está sofrendo. Se quisermos consolar de verdade, precisamos pedir a Deus que nos dê as palavras certas, pois ele é o Deus de toda consolação. Hoje lemos sobre os amigos de Jó, que vieram consolá-lo depois que souberam da tragédia que se abateu sobre sua vida. A melhor atitude que tiveram foi quando ficaram sete dias sofrendo com ele, sem dizer nada. Quando começaram a falar, em vez de consolar e confortar, só causaram mais dor e perturbação.

Quem sofre precisa ter alguém junto de si para ter amparo e ser fortalecido. Há, também, outro propósito em ser consolado. Leia novamente o versículo em destaque. Em sua sequência, Paulo escreve que Deus "nos consola em todas as tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por atribulações" (2 Co 1.4). Este texto ensina que a pessoa que está passando por algum problema ou circunstância adversa será consolada por Deus para também consolar outras pessoas que estão passando por situação semelhante.

O Senhor é Deus de toda consolação, não só de alguma; por isso, se você está passando por um momento difícil em sua vida, busque consolo em Deus. Exponha o que está sentindo e ele responderá com as palavras que você precisa ouvir - ou usará outra pessoa para isso.

(texto de Hans Kellert, Curitiba, PR)

16 de setembro de 2011

Música ao Vivo

(clique na imagem e entre no meu site)
Contrate MÚSICA AO VIVO e valorize ainda mais seu evento!!!

Prof. Carlos Martins
(11) 9476 4330

Não seja idólatra (16/9/11)

Leitura Bíblica: deuteronômio 5.1-10
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa." (Dt 5.8)

A Bíblia é clara e taxativa ao condenar cultos a ídolos - a idolatria.

A idolatria é um sistema de valores em que damos mais importancia a qualquer coisa que a Deus. Alguns exemplos de possíveis ídolos nossos são: poder, prestígio, estudos, dinheiro, negócios, religião, popularidade, o ego, a pornografia, etc. Alguns adoram seu trabalho; outros os esportes ou o lazer. Ainda outros se curvam diante da conta bancária. Há até pastores que transformam seu ministério em ídolo. Devotam-se tanto a ele que não tem tempo para adorar a Deus, para ouvi-lo e ter comunhão com ele. E existem aqueles cujo ídolo é o seu televisor. Nossa imaginação e nossas fantasias também podem ocupar o lugar de Deus.

É interessante destacar ainda outro tipo de idolatria, que consistem em criar uma imagem mental acerca de Deus e passar a adorar essa imagem em vez de adorar o Deus vivo e verdadeiro. Passa-se assim a adorar aquilo que a própria ente imaginou, e isso também é idolatria. Há os que não perdem nenhum dia de aula na sua escola, mas qualquer motivo lhes serve para faltar aos cultos na igreja; há os que gastam muito em roupas, alimentação, calçados e outros bens, mas não têm recursos disponíveis para Deus e sua obra.

Tudo isso são sinais de que Deus não é muito importante para tal pessoa, e tudo que assume uma importância maior que Deus é idolatria.

Diante de tudo isso, o que é mais importante para você?

Se você tem dado mais atenção e importância a coisas, vocação, trabalho ou lazer do que a Deus, então está vivendo em idolatria. Se quiser libertar-se dessa inversão de valores, arrependa-se de não ter dado a Deus o devido lugar na sua vida, fale com ele sobre isso e assuma o compromisso de fazer de Deus o que mais importa para você.

(texto de Mario Miki, Curitiba, PR)

15 de setembro de 2011

Relacionamentos (Pão Diário - 15/9/11)

Leitura Bíblica: Tito 2.1-8
"Não repreenda o homem idoso, mas exorte-se como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos, as mulheres idosas como a mães, e as moças como a irmãs, com toda pureza." ( 1Tm 5.1-2)

No texto de hoje, Paulo dá várias instruções a Tito sobre o que ensinar às pessoas com as quais ele se relacionava. Primeiro lembra como deve ser o cristão - de acordo com a doutrina correta, sem acréscimos de opiniões pessoais, falsas interpretações ou novas revelações. Depois lista as faixas etárias e dá opiniões sobre cada uma delas. É interessante ver o que Deus requer dos jovens e idosos e quais as necessidades dessas pessoas a levar em conta quando nos relacionamos com elas.

No versículo em destaque aprendemos que devemos considerar aqueles com quem temos de nos relacionar como se fossem de nossa família. Isso muda tudo! Por exemplo, ao perceber um senhor fazendo algo errado, vou aconselhá-lo como faria com meu próprio pai - com todo respeito e carinho. Não vou ser rude, pois não faria isso com um parente. Aliás, esse texto faz pensar como estamos tratando nossos familiares. Se não tivermos bons relacionamentos em nossa casa, como vamos lidar com desconhecidos ou com pessoas com as quais não temos muita proximidade?

Como, então, ter bons relacionamentos? Considerando as necessidades das pessoas e também aquilo que Deus espera de cada um de nós nas diversas fases da vida. Tratar as pessoas como se fossom nossos familiares significa demonstrar amor. Paulo acrescenta que é preciso que tenhamos um procedimento exemplar - não importa qual seja nossa idade. Se praticarmos boas obras e nosso ensino for baseado na Palavra de Deus, ninguém terá como fazer qualquer acusação contra nós. E será só com uma vida dedicada a Deus e coerente com nosso ensino que as pessoas ouvirão o que dissermos.

(texto de Vanessa Weiler Ribas, Ijuí, RS)

14 de setembro de 2011

Planos (Pão Diário 14/9/11)

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 28.1-7
"Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua." (Pv 16.1)

Você faz planos constantemente? O que sonha para o futuro? Alguns de seus planos não foram concretizados? Pois bem, qual foi sua reação quando isso aconteceu?

O texto de hoje mostra que Davi tinha grandes e bons planos: queria construir um templo para o Senhor em Jerusalém. Entretanto, ele teve que aceitar a vontade do Senhor, que não lhe permitiu que levasse seu projeto aprovado por Deus, não seria Davi que executaria.

Em muitos momentos da vida precisamos abandonar alguns de nossos planos para obedecer ao que Deus quer. Não é fácil - também não deve ter sido para Davi. Ele já tinha sonhado com a construção do templo, planejado os detalhes e até feito um esboço de seu projeto. Porém, Deus lhe disse: "Não, o meu plano é outro". Talvez Davi tenha ficado triste, mas me alegro em ver que ele aceitou a vontade de Deus para aquele tão belo propósito e entregou a Salomão todos os seus projetos. Deus deu a Davi o privilégio de deixar o caminho pronto para aquele que executaria a construção do templo.

Também deu a ele a tão grande alegria de que essa pessoa fosse alguém chegado, seu próprio filho e sucessor. Creio que Davi ficou muito orgulhoso porque seu descendente foi a pessoa usada por Deus para levar adiante aquilo que ele havia idealizado.

Talvez nunca compreendamos completamente qual o sentimento de Davi com a situação. Mas, quando aos nossos planos, o texto deixa grandes lições e a maior delas é que os planos de Deus sempre devem estar acima dos nossos. Precisamos ter a ousadia de entregá-los ao Senhor e esperar que ele os aprove ou mostre que o caminho é outro. Por outro lado, tenha a coragem de Salomão e abrace os planos que Deus confiar às suas mãos.

(texto de Marivete Zanoni Kunz, Ijuí, RS)

13 de setembro de 2011

Salmo 91

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.

Pai Nosso (oração)

Pai Nosso, que estais no Céu
Santificado seja o Vosso Nome
Venha a nós o Vosso Reino
Seja feita a Vossa Vontade,
Assim na Terra como no Céu
O Pão-Nosso de cada dia nos daí hoje
Perdoai-nos as nossas ofensas
Assim como nós perdoamos a
Quem nos tem ofendido
E não nos deixeis cair em tentação
Mas livrai-nos do Mal.

Amém

Tesouros no céu (Pão Diário - 13/9/11)

Leitura Bíblica: Mateus 6.19-21
"Insenstato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?" (Lc 12.20b)

Dizem que Alexandre o Grande teria expressado assim seus três últimos desejos antes de morrer:

1. Que seu caixão fosse transportado pelos melhores médicos da época;
2. Que seus tesouros conquistados (prata, ouro e pedras preciosas) fossem espalhados no caminho até o seu túmulo;
3. Que suas mãos fossem deixadas fora do caixão, à vista de todos.


Um dos seus generais, admirado com esses estranhos desejos, teria perguntado o motivo de tais pedidos, explicados a seguir por Alexandre:

"Quero mostrar que os médicos não têm poder de cura perante a morte; que as pessoas vejam que os bens materiais que conquistamos aqui permanecem e também que entendam que de mãos vazias viemos e de mãos vazias partiremos".

A vida de Alexandre - mesmo se ele for de fato o autor dessas palavras - não foi um bom exemplo. No entanto, ele foi um grande líder e herói. Se o fato for verídico, deixou-nos três lições preciosas que deveriam nortear nossa vida. Infelizmente muitos vivem como se nunca fossem morrer. Ajuntam para si tesouros na terra, como se aqui fosse o céu. Outros trabalham tanto durante a vida toda que nem lhes sobra tempo para aproveitar. Há quem invista todos os seus esforços no trabalho, comprometende sua saúde, e depois tem de gastar todo o dinheiro que guardou com tratamentos médicos e remédios, tentando adiar um pouco a morte.

A vida terrena é uma só e é curta. Alexandre o Grande morreu aos trinta e três anos. Provavelmente você viva mais que ele; talvez já passou dos trinta faz tempo. No entanto, todos partiremos deste mundo mais cedo do que gostaríamos e vamos nos encontrar com Deus. E o que será depois? Jesus disse que devemos acumular tesouros no céu, pois estes são os que realmente têm valor para Deus. Onde você está investindo o seu tesouro?

(texto de Helmuth Scholl, Curitiba, PR)

12 de setembro de 2011

Adultério (Pão Diário 12/9/11)

Leitura Bíblica: Oseias 1.1-2.1
"Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam." (1Pe 2.10)

Já no início do livro de Oseias é apresentada a situação dos israelitas: adultério espiritual. Eles foram infiéis ao Senhor e quebraram a aliança que tinham feito com ele, "traíram" o amor de Deus com deuses falsos e não cumpriam os mandamentos divinos.

Nossa situação não é muito diferente. Desde a desobediência de Adão e Eva no início da história da humanidade (Gn 3), todos somos adúlteros em potencial - e, muitas vezes, na prática. Trocamos Deus por nossa própria vontade, por coisas ou pessoas que estabelecemos como prioridade; preferimos teorias e práticas religiosas a buscar a verdade em sua Palavra (que é a Bíblia). Negamos nossa necessidade de um relacionamento com Deus e preenchemos nosso tempo com coisas que nos agradam e interessam, ou seja, colocamos o "eu" no centro da vida e isso parece bastar. Não podemos fazer nada para merecer o amor de Deus e de fato não somos parte de seu povo, já que negamos qualquer identificação com ele. Parece que não há esperança para pessoas tão infiéis. Mas há!!

A partir do versículo 10, não lemos mais sobre castigo e abandono. Deus passa a falar da possibilidade de um relacionamento amoroso. Israel se desviou dos propósitos divinos, mas Deus manteria a promessa que fizera a Abraão (Gn 22.17) de um povo numeroso e especial. Era necessário, para isso, que os israelitas se arrependessem de seus erros e voltassem a Deus, que perdoaria sua infidelidade.

Conosco também é assim. Somo infiéis e praticamos uma porção de coisas que não agradam a Deus. Se desejarmos ter um relacionamento com ele e fazer parte de seu povo, precisamos pedir perdão a Deus, abandonar aquilo que não lhe agrada e buscar a reconciliação por meio de Jesus Cristo, que derramou seu sangue em nosso lugar.

Se você ainda não fez isso, não espere mais. Reconheça sua infidelidade, busque o Senhor e faça parte de seu povo.

(texto de Vanessa Weiler Ribas, Ijuí, RS)

11 de setembro de 2011

Acusação (Pão Diário 11/9/11)

Leitura Bíblica: João 8.1-11
"Como você pode dizer ao seu irmão: Deixe-me tirar o cisco do seu olho, quando há uma viga no seu? (Mt 7.4)

O ser humano sabe exatamento o que está errado - na vida dos outros, não na sua. Facilmente julgamos e acusamos os outros - se alguém agiu errado, merece punição. Não foi assim no episódio narrado no texto de hoje?

Alguns homens muitos respeitados trouxeram a Cristo uma mulher adúltera - para eles, uma "pecadora" que merecia a morte. Eles queriam mesmo era pôr Jesus à prova: será que ele era amigos dos "pecadores" ou dos que levavam a sério os mandamentos de Deus?

Conhecendo sua intenções, Jesus permite o apedrejamento, mas com a condição de que aquele que iniciasse a punição fosse uma pessoa sem falhas. Ninguém poderia executar a Lei, a não ser o próprio Cristo. Todos foram desmascarados, e um a um foram embora conscientes de sua condiação - eram tão pecadores quanto ela.

Frequentemente esquecemos que todos somos pecadores (Rm 3.23). Acusamos os outros por seus erros, mas também cometemos os nossos. Quando Deus nos mostra a verdade, temos de deixar nossa postura arrogante e pedir perdão ao Senhor por nossos erros. Aquela mulher foi perdoada por Cristo e recebeu uma nova chance: a possibilidade de uma vida diferente.

Assim também é conosco. Quando paramos de julgar os outros e passamos a olhar para nossa própria ivda, descobrimos que ainda há tanta coisa que desagrada a Deus e precisa ser abandonada. Precisamos entregar tudo ao único Juiz, confessar nossos erros e pedir seu perdão. Aos poucos, Deus vai transformando nossa vida -  não para que sejamos melhores que os outros, mas para que possamos viver pela graça, conscientes de nossas falhas. À medida que isso acontece, paramos de julgar os outros, tão pecadores quanto nós.

A partir de hoje, antes de acusar alguém, lembre-se de que você também erra e é tão dependente da graça divina quanto qualquer outra pessoa. Dê uma nova chance aos outros, assim como Deus nos dá também.


(texto de Vanessa Welie Ribas, Ijui, RS)

10 de setembro de 2011

Vara (Pão Diário 10/9/11)

Leitura Bíblica: Êxodo 4.1-5
"Moisés, extendeu a mão, pegou a serpene e esta se transformou numa vara em sua mão." (Ex 4.4)

Leu o texto de hoje? Moisés, tendo em mãos uma vara, teme aceitar a incumbência que Deus lhe deu de libertar seu povo, pois acha que não crerão que foi enviado por ele. Recebe então a ordem de lançar a vara ao solo, e esta se transforma em uma serpente da qual Moisés foge. "Estenda a mão e pegue-a pela cauda" é a ordem, e ela volta a ser vara.

Imagino que essa vara servia a um pastor de ovelha como apoio ao caminhar, extensão do braço para alcançar ovelhas teimosas e de arma para se defender de predadores. Enfim, era uma ferramenta útil.

Agora, pense comigo. Moisés estava na presença de Deus, conversando com ele (o que costumamos chamar de oração), e não é que a tal ferramenta se transformou num problema sério? O texto não conta, mas imagino que a reação de Moisés deve ter sido gritar enquanto corria: ok Senhor, mas agora faça-a voltar a ser vara! Mas não foi assim tão fácil. Primeiro ele precisou decidir se confiaria na diração divina e, confiando, parar de fugir e obrigar-se a encarar a ameaça, analisá-la, escolher a forma de aproximar-se e agir. Quem de nós nunca teve a experiência de algo que tinha tudo para ser útil torna-se um grande problema do qual dá vontade de fugir? A comunhão com Deus e o serviço para ele não são salvocondutos contra esses tipos de adversidade - aliás, como no caso de Moisés, podem até ser instrumentos divinos para instrução, mas outras tantas vezes são mesmo apenas dificulades próprias deste mundo. Em qualquer dos casos não resolve. O que se requer é confiança em Deus para nele foralecer-se e obter sabedoria e coragem para enfrentar as adversidades (e não para que simplesmente remova a dificuldade) - e de luta dura para ganhar experiência com Deus, formando homens e mulheres preparados para viver com dignidade, venha o que vier.

(texto de Miguel Herrera Jr., São Paulo, SP)

9 de setembro de 2011

Que perda! (Pão diário - 09/9/11)

Leitura Bíblica: Juízes 16.4-20
"Não apaguem o Espírito". (1 Ts 5.19)

Na minha atividade como pastor já vi muitas pessoas aflitas que afirmavam: Deus se retirou de mim; me deu as costas ou me esqueceu. Mesmo sem concordar com o que diziam, podia entender seus sentimentos e depois refletia: será mesmo possível Deus se retirar de alguém que o tem em seu coração? Já era lamentável um cristão que habita o Espírito de Deus poder entristecê-lo ou apagá-lo, mas imaginar que pudesse afastá-lo era realmente difícil. Lembrei-me então de Sansão, um jovem escolhido por Deus desde o ventre materno, cujo nome se tornou sinônimo de força. É muito lindo ler na Biblia, de Juizes 13 em diante, como o Senhor percebe um casal de fiéis no povo de Israel (que vivia procedendo mal) e lhes promete um fiho apesar da esterelidade da mulher. Esse filho - Sansão - é gerado sob três princípios divinos: ele não deveria cortar o cabelo, desde o início seria "narizeu", ou seja, consagrado a Deus, e começaria a livrar Israel do poder dos filisteus, que oprimiam o povo há 40 anos.

Foi um menino educado pela cartilha de Deus. Embora sabendo de toda a responsabilidade assumida por seus pais perante o Senhor, Sansão deu vazão à sua rebeldia de adolescente a partir do momento em que passou a ter exercer atração entre as moças. Nisso se apaixonou por mais de uma, mas por nenhuma que partilhasse o temor a Deus. Com Dalila se entrega apaixonadamente, revelando-lhe seu comprometimento com o Deus de Israel e o segredo da sua força ao perder a paciência quando sua mulher o importunou e molestou. Afastou com isso a ação poderosa de Deus, que habitava nele e agia por meio dele. Que triste fim o de Sansão! Deus não nos abandona, nem abandonou Sansão, mas este desprezou a presença de Deus e com isso perdeu a chance de uma vida de grande valor que Deus lhe oferecera. É preciso levar Deus a sério, não brincar com ele e depender totalmente dele até o fim. sendo-lhe fiel.

(texto de Eliezer de Araújo, Feira de Santana, BA)

8 de setembro de 2011

Vestes Brancas (Pão Diário 08/9/11)

Leitura Bíblica: Apocalipse 3.1-6
"Quem me confessar diante dos homens, eu também o confessarei diante do meu Pai que está nos céus." (Mt 10.32)

No texto de hoje, Jesus disse que aqueles cristãos de Sardes que não contaminaram as suas vestes (com o pecado) andariam com ele vestidos de branco, pois eram dignos. A promessa estende-se a toda a Igreja de Cristo, em todos os tempos. Em Apocalipse 19, lemos novamente sobre uma roupa branca como presente divino. O texto fala de um banquete especial, cujos convidados são os que têm o seu nome escrito no Livro da Vida e estão vestidos de branco - uma roupa de linho, resplandescente e pura (Ap 19.8).

A cor da roupa, branco, representa pureza e, assim, a vitória sobre o pecado - condição para a participação no banquete. Jesus afirmou que os puros de coração verão a Deus (Mt 5.8), ou seja, aqueles que decidiram não se contaminar com o que lhe desagrada. São pessoas fiéis, que escolheram seguir Jesus e permanecem neste caminho até o fim. Por isso, seus nomes constam no Livro que registra quem passará a eternidade com Deus. Quando chegaram ao céu, vitoriosos, serão reconhecidos por Jesus, vestidos de branco e reunidos a todos os que foram libertados pelo Senhor da escravidão ao pecado. Juntos comemorarão sua vitória, obtida por meio de Cristo.

Então, sabendo que apenas os cristãos autênticos e fiéis serão assim honrados, o que podemos fazer para ter vitória na vida cristã? Precisamos lembrar o que lemos e ouvimos da Palavra de Deus, permitindo que Deus tranforme nossa vida por meio dela, e também das maravilhas que Deus tem feito - o esquecimento pode se tornar um grande obstáculo na vida cristã.  Cristo chamou a atenção da igreja de Sardes para que lembrasse o que tinha recebido e então demonstrasse arrependimento e obediência. Precisamos fazer o mesmo. Quem permanecer fiel por toda a vida receberá sua recompensa no céu: passará a eternidade na presença de Deus.

(texto de João Garcia, Oakville, Canadá)

7 de setembro de 2011

10 coisas que levei anos para aprender (Luis F. Veríssimo)

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira
com o garçom ou empregado, não pode ser
uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões
religiosas delas com você, quase nunca querem
que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e
dance. (Na maioria das vezes quem está te olhando também
não sabe! Tá valendo!).

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um
remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra,
a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu
(e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa
palavra seria ‘reuniões’.

8. Há uma linha muito tênue entre ‘hobby’ e ‘doença
mental’.

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer
jeito.



10. Lembre-se: nem sempre os profissionais são os melhores.

Um amador construiu a Arca. (Aqui temos que considerar que Deus estava "por tras" deste projeto)

Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

Que país seria este? (Pão Diário 07/09/11)

Leitura Bíblica: Provérbios 2.1-11
"Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento". (Pv 23.23)

Treze de junho de 2006. Pela manhá eu estava num consultório médico. Enquanto esperava, li uma entrevista de uma famosa artista da televisão. O repórter a interrogava sobre a situação política de nosso país. Em síntese ela respondeu dizendo que é muito difícil administrar bem o nosso país. A sociedade, dizia ela, de modo geral vive de forma desleal. Encontramos infidelidade em todas as camadas de nossa gente. Vícios enraizados já fazem parte da cultura. Os corruptos e corruptores são incontáveis. A educação deixa muito a desejar. A artista deixa a indagação: "Que país é esse?"

À tarde desse dia teve então início o campeonato mundio de futebol na Alemanha. Não era dia de jogo para a equipe do Brasil. Mesmo assim o comércio e a indústria fecharam as portas. A imprensa noticiava tudo com tal estardalhaço e com tal penetração que quem não desse apoio irrestrito ao evento nem poderia ser considerado patriota. O jeito foi eu também parar e ligar a televisão. Enquanto assistia, meus pensamentos andaram pelo livro de Provérbios. E fiquei a imaginar o texto acima. O versículo 4 poderia ser escrito assim: "se procurar a sabedoria como se procura a eficiência no jogo de futebol e se buscar a integridade como os jogadores de um time de futebol perseguem seu sucesso pessoal, haveríamos de enteder o que é temer o Senhor e acharíamos o conhecimento de Deus."

Ora, se o entusiasmo pela verdade, pela lealdade, a fidelidade e a moralidade fosse tal, entenderíamos o temor do Senhor e viveríamos o conhecimento do Altíssimo. Desta forma certamente já não seríamos mais um país de terceiro mundo, nem uma nação contaminada de vícios e falcatruas. Nem seríamos apenas um país do primeiro mundo, mas a nação mais justa e feliz da Terra.

(texto de Helmuth Matschulat, Curitiba, PR)

5 de setembro de 2011

O custo da maldade (Pão Diário - 06/9/11)

Leitura Bíblica: Isaías 59.1-21
"Só se veem maldição, mentira e assassinatos, roubo e mais roubo, adultério e mais adultério; ultrapassam todos os limites! E o derramamento de sangue é constante". (Os 4.2)

Os países gastam bilhões nas guerras que declaram, e depois outra fortuna na reconstrução das nações que destruíram; no desenvolvimento de armas e também em sua conservação ou destruição. Daí me vem a pergunta: Por que o ser humano inventa engenhos tão nocivos à vida? E por que continua criando outras armas ainda mais mortíferas? É que o homem traz em si a tendência para o mal, que é como um vírus ou um veneno que desenvolve em sua vida todo tipo de impureza, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, inveja, orgias, orgulho, vaidade e coisas semelhantes. Sua maldade faz com que ele cultive em si esta mania de grandeza e superioridade e o impele a fazer de tudo para se manter no topo da vaidade e do orgulho. Para isso ele "precisa das armas, desde a espada até os mais sofisticados engenhos de morte. E nessa ganância pelo poder o homem agride, com os mais variados tóxicos, a própria natureza.

Mas o custo da maldade humana não é apenas financeiramente ou visto nos resultados de suas ações. Ela também tem um custo espiritual - a separação de Deus, como lemos hoje. Para restaurar o relacionamento com o Senhor, é preciso anular o poder desta tendência ao mal na vida do ser humano. Por isso Deus enviou seu único Filho para, por meio de sua morte na cruz, possibilitar o perdão e o acesso a Deus. Para obtê-los, é preciso reconhecer sua própria maldade, abandonar seu mau caminho e voltar a Deus. Para muitos isso não é muito fácil, porque Satanás, "o deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" (2 Co 4.4). Se a maldade o domina, busque o Senhor e ele abrirá seus olhos!!

(texto de Helmuth Matschulat, Curitiba, PR)

Projeto "Aulas de Música no Seu Condomínio"

Estou desenvolvendo na região do Morumbi o Projeto "Música no Seu Condomínio".

Tem como objetivo proporcionar aulas particulares de música aos moradores dos condomínios na região do Morumbi. Fazendo com que o aluno/condômino não precisa se deslocar para ter a aula de música, apenas será necessário ele se dirigir ao local pré determinado e cuidadosamente preparado para que possamos ministrar as aulas.

Para maiores informações entre em contato no e-mail: cferreiramartins@gmail.com

Obediência (Pão Diário - -5/9/11)

Leitura Bíblica: Neemias 5.1-13
"Sacudi a dobra do meu manto e disse: Deus assim sacuda de sua casa e de seus bens todo aquele que não mantiver a sua promessa. Tal homem seja sacudido e esvaziado! Toda a assembleia disse: "Amém!", e louvou o Senhor. E o povo cumpriu o que prometeu." (Ne 5.13)

A situação do povo de Jerusalém após o retorno do exílio babilônico não era fácil. Além da destruição, a injustiça e a exploração habitavam as ruas da cidade. As péssimas condições sociais geravam um verdadeiro caos, e por todo lugar crescia a desigualdade entre os próprios judeus. Algumas pessoas aproveitaram a desorganização social para oprimir os mais pobres, com alta cobrança de juros e penhora de bens e até de pessoas. Viver em Jerusalém nos dias de Neemias não era agradável: uns poucos enriqueciam explorando pessoas cada vez mais miseráveis. A vida era limitada pela ganância.

Mas um dia Deus mostrou uma oportunidade para abrir o coração e deixar ecoar a voz do sofrimento.  Alguns que não suportaram mais a exploração foram até Neemias e apresentaram toda a sua indignação com a violência e os maus tratos. Ele era um homem de Deus, responsável pela reconstrução física, espiritual, emocional e social de Jerusalém. Neemias não ficou calado diante de tanta injustiça. Agiu como um servo de Deus deve agir e encontrou forças no Senhor para mostrar que somente o verdadeiro temos a Deus e aos seus mandamentos possibilita a reconstrução de uma sociedade.

Teve coragem de trazer à tona as práticas contrárias à Lei do Senhor e tornar evidente a tristeza de Deus. Enfrentou os opressores, desmascarou a ganância e mostrou que a obediência a Deus deve ser o principal objetivo de um povo. Deus é o justo juizo sobre a vida de todos, e somente a ele cabe abençoar ou "sacudir e despojar" aquele que, ao invés de fazer o bem, usa sua vida para amaldiçoar os que estão próximos.

Viva para Deus, obedecendo seus mandamentos, e faça parte do seu povo!!

(Texto de Cleison Mlanarczyki, Ijuí, SC)

4 de setembro de 2011

Formação de Acordes (Tríades Maiores)


FORMAÇÃO DE ACORDES
Acorde é uma combinação de 3 ou mais notas. Quando for combinação de 3 notas, chamamos de tríades, é utilizado na formação dos acordes maiores, menores, aumentados e diminutos. Quando for combinação de 4 notas, chamamos de tétrade, utilizado na formação dos acordes com 7 (acordes com sétima), com 6 (acordes com sexta), com 9 (acordes com nona), etc....
A seqüência Dó, Dó#, Ré, Ré#, Mi, Fá, Fá#, Sol, Sol#, Lá, Lá#, Si e Dó chamamos de “escala cromática” e a seqüência Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si (sem os acidentes), chama-se “escala de Dó” ou “escala natural”. Esta “escala natural” usaremos como base/exemplo para demonstrar a formação das TRÍADES MAIORES.
Para que você entenda melhor sobre a formação dos acordes, você tem que entender sobre a formação da escala maior. Pois ela é a base. Os intervalos são simbolizados com os algarismos romanos. Veja:
Vamos formar o acorde maior ou tríade maior.
Vamos formar o acorde maior. A regra é pegar-mos a “I”(primeira nota), “III”(terceira nota) e a “V”(quinta nota) da escala maior. A “I” será a nota tônica, a “III” indicará se o acorde é maior ou menor e a “V” indicará se é aumentado ou diminuto(combinando com a terceira).Veja a formação do acorde “C“(dó maior):


Essa combinação tem que ter o intervalo de 2 tons da “I”(primeira) para a “III“(terceira) e 1 tom e meio da “III“(terceira) para a “V“(quinta).
Teremos que repetir os intervalos, sempre iniciando na tônica (I grau). Isso se repetirá em todas as notas. Assim conseguiremos formar todos os acordes maiores.

Obedecer (Pão Diário 04/9/11)

Leitura Bíblica: 1 Samuel 15.1-11
"Transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". (Rm 12.2b)

Saul ligou o seu "achômetro" e fez o que lhe parecia bom, contrariando a ordem expressa de Deus. Ele fez isso reiteradamente, sendo o texto bíblico de hoje a narrativa de uma dessas ocasiões.

Este conflito entre a vontade divina e a humana não é recente. Aliás, a raiz do episódio da desobediência do homem no Jardim do Éden não é outra coisa senão o nosso velho conhecido "Deus diz assim mas eu acho que...."

Confesso que o versículo em destaque sempre me incomodou, pois mais frequentemente do que seria aceitável minha vontade me parecia muito mais agradável do que aquilo que Deus quer e deixou registrado em sua Palavra. Meu coração gritava lá no fundo: Agradável para quem? Perfeita para quem? Tentei diversas acomodações e racionalizações, até entender que a única forma de não apenas saber e crer que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita, mas experimentá-la (isto é, sentir e ver seu resultado), seria tendo em mente transformada por Deus.

É preciso mudar minha mente arrogante, que pensa saber melhor que Deus o que é bom; egocêntrica, pois pensa que todas as coisas têm de visar o meu bem-estar pessoal e instantâneo, além de incrédula, que se esquece constantemente de quem Deus é. Minha mente precisa expandir-se para entender o caráter divino e aprender a confiar no Senhor, pois afinial estamos falando daquele que tudo sabe e pode, absoluto em todas as suas perfeições, que é bom e sabe amar.

Em sua teimosia, Saul deixou de ocedecer porque achou que sua vontade era melhor que a divina. Provavelmente nem se deu conta do que estava fazendo, assim como nós frequentemente fazemos. É preciso um contante submeter-se ao Senhor, dia após dia, até que confiar e obedecer se tornem hábitos, para então aprender a degustar a vontade de Deus.

(texto de Miguel Herrera Jr., São Paulo, SP)


3 de setembro de 2011

Caminhos (Pão Diário - 03/9/11)

Leitura Bíblica: Salmo 1
"Feliz é aquele que confia no Senhor". (Pv 16.20b)

A coletânea dos Salmos é o maior livro da Bíblia: são 150 louvores e orações a Deus sobre vários assuntos.

O texto de hoje já foi considerado " o salmo dos salmos". Ele apresenta os dois caminhos que um homem pode seguir e, implícita, a necessidade de escolha. O salmista fala da felicidade de quem segue a Deus - "Como é feliz" é semelhante à expressão "bem-aventurado".

Para alcançar tal felicidade, que ultrapassa definições em palavras, é preciso escolher o caminho certo e não fazer o que as pessoas sem Deus fazem - no v1, há três expressões negativas que fazem parte da vida de quem prefere seguir seu próprio caminho sem a interferência de Deus. No início do salmo os dois caminhos já estão claros.

O que importa para Deus é "aquele" - o homem. Ele deseja intensamente que evitemos o caminho errado e sigamos sua orientação por meio de sua Palavra (v2). Quem escolhe este caminho tem uma vida realmente feliz e frutífera, porque permanece à beira da fonte divina (v3). Assim é a vida do justo.

Já o ímpio (pessoa sem Deus) é como "palha" levada por qualquer vento. Sua vida, guiada por dua própria vontade e conceitos, não será aprovada por Deus no julgamento final. Quem escolhe este caminho já está condenado porque não crê em Jesus Cristo, o Redentor prometido e enciado ao mundo para restaurar o relacionamento entre Deus e o homem, rompido com a desobediência (Gn 3).

Os dois caminhos são descritos no salmo - agora nos resta uma escolha. Precisamos decidir se vamos seguir nossos próprios pensamentos ou os ensinos registrados pelo Senhor na Bíblia; escolher a vidasem Deus e centrada em nós mesmos ou a vida orientada por Deus e dedicada a Ele. Se ainda não tem a vida dirigida por Deus, escolha o caminho de Cristo, lembrando que feliz é aquele que confia no Senhor e pratica o que está registrado em sua Palavra.

(texto de Teodoro Laskowski, Abbotsford, Canadá)

obs.: Nossas atitudes no dia-a-dia demonstram qual caminho estamos seguindo. Portanto, observe suas atitudes.

2 de setembro de 2011

As três atitudes (Metáfora)


1 - A do vaso, que retém e não dá nada.
2 - A do canal, que dá e não retém.
3 - A da fonte, que produz, dá e retém.



Existem seres humanos-vaso, cuja única meta é armazenar conhecimentos, objetos e dinheiro. São aqueles que acreditam saber tudo que há para saber: ter tudo o que há para ter e consideram sua tarefa terminada quando concluíram o armazenamento. Não podem compartilhar sua alegria nem por a serviço dos demais os seus talentos, nem sequer repartir conhecimento. São extraordinariamente estéreis, servidores do seu egoísmo, carcereiros de seu próprio potencial humano.


Por otro lado existem os seres humanos-canal, são aqueles que passam a vida fazendo e fazendo coisas. Seu lema é: "produzir, produzir e produzir". Não estão felizes se não realizam muitas atividades e todas com pressa, sem perder um minuto. Acreditam estar a serviço dos demais, fruto de sua neurose produtiva, quando, na verdade, agir sem parar é o único modo que têm de acalmar suas carências; dão, dão e dão; mas não retêm. Seguem dando e se sentem vazios.

Mas também podemos encontrar seres humanos-fonte, que são verdadeiros mananciais de vida. Capazes de dar sem se esvaziar, de oferecer sua água sem terminarem secos. São aqueles que nos salpicam "gotinhas" de amor, confiança e otimismo, iluminando com seu reflexo nossa própria vida.


Com qual você se identifica?

Att.
Carlos Martins

Música ativa região do cérebro ligada ao raciocínio e concentração

A música acompanha a humanidade desde seus primórdios como elemento que envolve e emociona as pessoas. Nos últimos anos, estudos cient...